Roteiro Alternativo
Plano de Aula
Plano de aula: Eleições no Brasil: é importante participar
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cotidiano no tempo presente
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: cola branca, revistas para recorte, tinta guache, caneta hidrográfica, papel A3 ou cartolina, projetor, computador.
Material complementar:
- Roteiro Alternativo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PPGVUK3D66D89wQWESwRET2JJPK7uqVGvUf5wRTZTdbrunxtPFYJVYmSsQfd/his5-09und08-roteiro-alternativo.pdf
- O voto no Brasil, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83CnYunrER9bkkmMk8cFNUFRKD9en7eUaPzVsavJv4S69gz2GpNk4VEWH6Yn/his5-09und08-o-voto-no-brasil.pdf
Para você saber mais:
- DIAS, Renata Lívia Arruda de Bessa. Voto consciente: um forte instrumento de mudança política e social. Tribunal Superior Eleitoral. Disponível em: http://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-ano-ii-no-5/voto-consciente-um-forte-instrumento-de-mudanca-politica-e-social. Acesso em 20 de abril de 2019.
- GUAGLIANONE, Diego, e CAMPOS, Aline. Você conhece a história do voto no Brasil? Veja nossa linha do tempo. UBES. Disponível em: http://ubes.org.br/2018/voce-conhece-a-historia-do-voto-no-brasil-veja-nossa-linha-do-tempo/. Acesso em 20 de abril de 2019.
- GEREMIAS, Allan Albuquerque. A história do voto no Brasil. Site Politize. Disponível em: https://www.politize.com.br/historia-do-voto-no-brasil/. Acesso em 20 de abril de 2019.
- Entenda a diferença entre votos válidos, brancos e nulos. TRE-RO. Disponível em: https://tre-ro.jusbrasil.com.br/noticias/2395908/entenda-qual-a-diferenca-entre-votos-validos-nulos-e-brancos. Acesso em 21 de abril de 2019.
- Infográfico - é uma espécie de gráfico com elementos visuais e dados para informar, muito usado como complemento do texto em matérias jornalísticas e sites.
- ROCHA, Hugo. Infográfico: o que é, como fazer os mais criativos e exemplos. Disponível em: https://klickpages.com.br/blog/infografico-o-que-e/. Acesso em 21 de abril de 2019.
- A importância do voto consciente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9_aU1j1MwVs. Acesso em 23 de maio de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: projete o slide e peça para que um aluno faça a leitura para toda a turma. Após esse momento, levante alguns questionamentos:
- Por que devemos votar?
- O que é uma eleição?
- Quem são os representantes do povo eleitos pelo voto?
- O que você acha sobre o voto obrigatório?
Para você saber mais:
- DIAS, Renata Lívia Arruda de Bessa. Voto consciente: um forte instrumento de mudança política e social. Tribunal Superior Eleitoral. Disponível em: http://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-ano-ii-no-5/voto-consciente-um-forte-instrumento-de-mudanca-politica-e-social. Acesso em 20 de abril de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS