A sociedade de consumo
Plano de Aula
Plano de aula: Sociedade e consumo: da necessidade ao consumismo
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cotidiano no tempo presente
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor, computador, folhas de papel branco, canetas hidrográficas, lápis de cor.
Material complementar:
A sociedade de consumo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8kRwkGHr8bU8MaxwtqsaAF4T2ttJvMTU7G63rSYrH7RCDVSv5DT5Xwgf82h9/his5-09und02-a-sociedade-de-consumo.pdf
Para você saber mais:
- Consumismo e materialismo. Effecta Coaching. Disponível em: http://effectacoaching.com.br/coaching-financeiro/consumismo-e-materialismo/. Acesso em 25 de março de 2019.
- Consumismo e suas consequências. Disponível em: https://economia.culturamix.com/dinheiro-2/consumismo-e-suas-consequencias. Acesso em 26 de março de 2019.
- FABER, Marcos Emílio E. O ENTRE GUERRAS: O AMERICAN WAY OF LIFE E A CRISE DE 1929. História livre. Disponível em: http://www.historialivre.com/contemporanea/entreguerras.htm. Acesso em 26 de março de 2019.
- RAMOS, Vilma Rosa. Sociedade de consumo. Disponível em: http://sociologiacienciaevida.com.br/sociedade-de-consumo/. Acesso em 25 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: leia esse slide para os alunos de forma que os levem a refletir sobre o consumo no seu cotidiano. Fazer os seguintes questionamentos:
- O que é consumo?
- Por que precisamos consumir?
- Temos a necessidade de estar sempre consumindo?
Para você saber mais: É importante saber diferenciar consumismo de materialismo. Para isso sugiro a leitura de:
- Consumismo e materialismo. Effecta Coaching. Disponível em: http://effectacoaching.com.br/coaching-financeiro/consumismo-e-materialismo/. Acesso em 25 de março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Projete esse slide para os alunos e faça uma leitura de imagens com a turma.
- Celular ou smartphone - o celular hoje se torna um produto de desejo da maioria das pessoas, sejam elas adultos, crianças ou idosos, é algo que foi incorporado ao cotidiano e não há vislumbre de vida social sem ele. Imagem disponível em: Banco de imagens.
- Coleção de relógios - a imagem reflete uma noção exagerada do consumo, um mesmo modelo de relógio mas com cores variadas, o que chamamos de coleção. O que de fato leva uma pessoa a possuir tanto objetos “iguais”? Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/89564. Acesso em 21 de março de 2019.
- Cupom fiscal - a imagem representa um cupom fiscal de compra de vários produtos, e mostra que a compra foi extensa. Seria possível definir quais os motivos dessa compra? Disponível em: https://pxhere.com/es/photo/704023. Acesso em 21 de março de 2019.
- Homem pulando de alegria com sacolas - o ato de consumir hoje constitui mais do que uma necessidade, mas também uma realização emocional, muitas pessoas conseguem aliar a sua felicidade ao seu poder de compra. Disponível em: https://www.publicdomainpictures.net/pt/view-image.php?image=246385&picture=homem-presente-felicidade. Acesso em 21 de março de 2019.
- Mulher com várias sacolas - na sociedade moderna a mulher é considerada um símbolo do consumo exagerado, porque as mulheres têm muitos sapatos, coleções de acessórios e maquiagens. E a imagem reflete mais uma vez a alegria em estar comprando. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/mulher-fazer-compras-compras-feliz-169286/. Acesso em 21 de março de 2019.
É possível optar por trazer objetos que representam desejos de consumo dos alunos de sua turma. Ou ainda propor aos alunos uma exposição de objetos que eles gostem de comprar.
Para você saber mais:
- Consumismo e materialismo. Effecta Coaching. Disponível em: http://effectacoaching.com.br/coaching-financeiro/consumismo-e-materialismo/. Acesso em 25 de março de 2019.
- RAMOS, Vilma Rosa. Sociedade de consumo. Disponível em: http://sociologiacienciaevida.com.br/sociedade-de-consumo/. Acesso em 25 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos e entregue o material complementar impresso.
A sociedade de consumo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8kRwkGHr8bU8MaxwtqsaAF4T2ttJvMTU7G63rSYrH7RCDVSv5DT5Xwgf82h9/his5-09und02-a-sociedade-de-consumo.pdf
A proposta dessa atividade é fazer uma leitura crítica sobre como acontecimentos do início do século XX afetaram a forma de consumir das sociedades modernas. O aluno deverá perceber qual o motivo do crescimento exagerado do consumo.
Para você saber mais:
- FABER, Marcos Emílio E. O ENTRE GUERRAS: O AMERICAN WAY OF LIFE E A CRISE DE 1929. História livre. Disponível em: http://www.historialivre.com/contemporanea/entreguerras.htm. Acesso em 26 de março de 2019.
- Consumismo e materialismo. Effecta Coaching. Disponível em: http://effectacoaching.com.br/coaching-financeiro/consumismo-e-materialismo/. Acesso em 25 de março de 2019.
- RAMOS, Vilma Rosa. Sociedade de consumo. Disponível em: http://sociologiacienciaevida.com.br/sociedade-de-consumo/. Acesso em 25 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: essa atividade terá dois momentos:
- Primeiro momento (10 minutos) - Discussão em forma de debate - divida a turma em dois grandes grupos, um grupo vai defender a forma de consumo do mercado capitalista e o segundo grupo vai defender um consumo consciente. Orienta os alunos a levantarem argumentos consistentes para o debate.
- Segundo momento (10 minutos) - Elaboração de um painel sobre o consumo consciente - a elaboração desse painel terá como base a imagem do lixo gerado pelo consumismo exagerado, e os alunos devem pensar numa forma de como trabalhar o consumo consciente.
Para a elaboração do painel os alunos podem acessar a internet para pesquisarem sobre campanhas já publicadas sobre o consumo consciente.
Para você saber mais:
- Consumismo e suas consequências. Disponível em: https://economia.culturamix.com/dinheiro-2/consumismo-e-suas-consequencias. Acesso em 26 de março de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre o consumismo das sociedades no decorrer do século XX.
Agende uma videoconferência e, antes de mostrar os slides ou fazer os questionamentos propostos no Objetivo, abra uma discussão com a turma sobre o que eles gostam de consumir, o que desejam comprar e ter. Em seguida, faça as perguntas do Objeto e conduza a aula com as orientações definidas.
Problematização
Envie, antecipadamente, todo o material (texto e as orientações para que os alunos manipulem o material e tenham embasamento para facilitar o momento de discussão).
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa.
Caso ache interessante, envie os links a seguir que mostram como as pessoas reagem quando o consumismo toma conta - link 1 (disponível aqui) e link 2 (disponível aqui). Você pode substituir estes links por situações que aconteceram/acontecem em sua cidade.
Sistematização
A atividade proposta nesta etapa deverá ser divida em três momentos para a execução:
- Em um momento assíncrono, defina os grupos e envie a cada grupo o material necessário para análise e para os alunos se prepararem para o momento do debate.
- Em um momento síncrono, onde os acontecerá o debate, agende uma videoconferência.
- Em um último momento, de forma assíncrona, os alunos construirão o painel proposto nesta etapa.
Você pode indicar aos alunos que façam a atividade com os recursos que possuem, ou indicar digitais, como Word, PowerPoint e Padlet. Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem os painéis e conversem um pouco sobre o que aprenderam com esse tema. Neste momento, seja mediador e norteador para um aprendizado efetivo.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, fazendo uma análise crítica sobre como é a forma de consumo que praticam e se é possível fazer adaptações para atingir um consumo consciente.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memóriaO surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
Palavras-Chave: Consumismo; Sociedade de consumo.