O mito do guaraná
Plano de Aula
Plano de aula: A preservação do meio ambiente: um retorno aos princípios dos povos indígenas
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor, computador, material impresso (texto complementar e livro), folha A4, lápis de cor.
Material complementar:
- O mito do guaraná, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RaJsKTBHPxVFeJmJCJSmyBsbprFMZTWtmhxuyaXvJWGaqcdaynAuxSEvsAgW/his5-09und10-o-mito-do-guarana.pdf
Para você saber mais:
- Redação Pensamento Verde. Como os índios convivem com a natureza e suas lições para uma vida sustentável. 30 de outubro de 2013. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/indios-convivem-natureza-licoes-vida-sustentavel/. Acesso em 23 de abril de 2019.
- Guaraná - lendas e mitos. Só história. Disponível em: https://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/guarana/. Acesso em 23 de abril de 2019.
- Povos indígenas mantém relação afetuosa com a natureza. Gazeta Digital. Disponível em: http://www.gazetadigital.com.br/suplementos/natureza/povos-indigenas-mantem-relacao-afetuosa-com-a-natureza/271977. Acesso em 23 de abril de 2019.
- Quem é Chico Mendes? Carta Educação. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/carta-explica/quem-e-chico-mendes/. Acesso em 23 de abril de 2019.
- OLIVEIRA, Flávia Fagundes Carvalho de. Chico Mendes - 30 anos depois: protetor da Floresta Amazônica e dos povos indígenas. Dom Total. 08 de novembro de 2018. Disponivel em: http://domtotal.com/noticia/1307160/2018/11/chico-mendes-30-anos-depois-protetor-da-floresta-amazonica-e-dos-povos-indigenas/. Acesso em 23 de abril de 2019.
- MENDES, Elenira (idealização) et al. A história de Chiquinho. Instituto Chico Mendes. fevereiro de 2009. Disponível em: http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/wps/wcm/connect/f275bb8040cbe896baa0fa9f690f3b4c/Livro+-+A+historia+de+Chiquinho.pdf?MOD=AJPERES. Acesso em 23 de abril de 2019.
- LIMA, Elane Andrade Correa. Diálogos com a natureza, saberes dos povos da floresta Amazônica. IV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura 28 a 30 de maio de 2008 Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14454.pdf. Acesso em 23 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos, ou faça a leitura do objetivo. Se for necessário leia mais uma vez. A proposta aqui é causar um desconforto no aluno sobre a questão ambiental. Questiona os alunos se eles concordam com a afirmação.
Muitos alunos vão relutar e dizer que as questões ambientais de conservação da Amazônia, por exemplo, só envolvem os povos indígenas porque eles moram lá. Ou ainda, que muitos povos indígenas sequer sabem o que cuidar da natureza, pois exploram tudo que ela produz.
De outro lado, haverá alunos que dirão que realmente a questão de preservação da natureza está voltada muito para a questão do indígena.
Para você saber mais:
- Redação Pensamento Verde. Como os índios convivem com a natureza e suas lições para uma vida sustentável. 30 de outubro de 2013. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/indios-convivem-natureza-licoes-vida-sustentavel/. Acesso em 23 de abril de 2019.
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