O mito do guaraná
Plano de Aula
Plano de aula: A preservação do meio ambiente: um retorno aos princípios dos povos indígenas
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cotidiano no tempo presente
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor, computador, material impresso (texto complementar e livro), folha A4, lápis de cor.
Material complementar:
- O mito do guaraná, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RaJsKTBHPxVFeJmJCJSmyBsbprFMZTWtmhxuyaXvJWGaqcdaynAuxSEvsAgW/his5-09und10-o-mito-do-guarana.pdf
Para você saber mais:
- Redação Pensamento Verde. Como os índios convivem com a natureza e suas lições para uma vida sustentável. 30 de outubro de 2013. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/indios-convivem-natureza-licoes-vida-sustentavel/. Acesso em 23 de abril de 2019.
- Guaraná - lendas e mitos. Só história. Disponível em: https://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/guarana/. Acesso em 23 de abril de 2019.
- Povos indígenas mantém relação afetuosa com a natureza. Gazeta Digital. Disponível em: http://www.gazetadigital.com.br/suplementos/natureza/povos-indigenas-mantem-relacao-afetuosa-com-a-natureza/271977. Acesso em 23 de abril de 2019.
- Quem é Chico Mendes? Carta Educação. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/carta-explica/quem-e-chico-mendes/. Acesso em 23 de abril de 2019.
- OLIVEIRA, Flávia Fagundes Carvalho de. Chico Mendes - 30 anos depois: protetor da Floresta Amazônica e dos povos indígenas. Dom Total. 08 de novembro de 2018. Disponivel em: http://domtotal.com/noticia/1307160/2018/11/chico-mendes-30-anos-depois-protetor-da-floresta-amazonica-e-dos-povos-indigenas/. Acesso em 23 de abril de 2019.
- MENDES, Elenira (idealização) et al. A história de Chiquinho. Instituto Chico Mendes. fevereiro de 2009. Disponível em: http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/wps/wcm/connect/f275bb8040cbe896baa0fa9f690f3b4c/Livro+-+A+historia+de+Chiquinho.pdf?MOD=AJPERES. Acesso em 23 de abril de 2019.
- LIMA, Elane Andrade Correa. Diálogos com a natureza, saberes dos povos da floresta Amazônica. IV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura 28 a 30 de maio de 2008 Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14454.pdf. Acesso em 23 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos, ou faça a leitura do objetivo. Se for necessário leia mais uma vez. A proposta aqui é causar um desconforto no aluno sobre a questão ambiental. Questiona os alunos se eles concordam com a afirmação.
Muitos alunos vão relutar e dizer que as questões ambientais de conservação da Amazônia, por exemplo, só envolvem os povos indígenas porque eles moram lá. Ou ainda, que muitos povos indígenas sequer sabem o que cuidar da natureza, pois exploram tudo que ela produz.
De outro lado, haverá alunos que dirão que realmente a questão de preservação da natureza está voltada muito para a questão do indígena.
Para você saber mais:
- Redação Pensamento Verde. Como os índios convivem com a natureza e suas lições para uma vida sustentável. 30 de outubro de 2013. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/indios-convivem-natureza-licoes-vida-sustentavel/. Acesso em 23 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete as imagens para os alunos, e peça que eles façam uma leitura de imagens. A proposta aqui é o aluno compreender a forma de relação entre as imagens.
- Imagem 1: mostra a devastação de uma mata ciliar onde as margens do rio ficam sem a vegetação original
- Imagem 2: uma moça de origem indígena, que está de certa forma brincando na chuva.
- Imagem 3: Chico Mendes, brasileiro nascido no Acre e que viveu da extração da borracha, foi morto por ser contra a devastação comercial da floresta Amazônica.
- Imagem 4: mostra o trabalho de corte de árvores feita por motosserras.
Inicialmente, os alunos poderão fazer uma reflexão simplista que a indígena e Chico Mendes são contra a devastação da natureza, e que isso os afetaria de alguma forma. Porém, a ideia aqui é ir além, é retomar que as ideias contrárias a devastação do meio ambiente são defendidas a séculos pelos povos indígenas, e que Chico Mendes também defendia o uso consciente dos recursos naturais. Para isso levanta alguns questionamentos:
- Como seria possível preservar o ambiente desmatado na Imagem 1?
- A imagem 4 mostra uma prática que interfere na natureza de que forma?
- De forma os ensinamentos indígenas podem contribuir para a conscientização da necessidade de preservar o meio ambiente?
- Assim como Chico Mendes, você já ouviu falar de outras pessoas que defendem o uso consciente da natureza?
Como adequar à sua realidade: é possível levar os alunos ao laboratório de informática para que eles pesquisem sobre como se dá a preservação ambiental e a destruição dos recursos naturais na região onde a escola se localiza. A questão é levar o aluno a refletir que a preservação não é apenas uma questão da Amazônia, mas também do Cerrado, Mata Atlântica, Campos, Mata dos cocais, mangues, e outros.
Problematização - parte 1
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: projete esse slide para os alunos. Peça que alguns alunos façam a leitura dos tópicos.
- Explore a questão da desvalorização dos saberes indígenas ancestrais sobre como viver daquilo que a natureza proporciona sem afetar o ciclo de renovação das plantas, solo e água.
- Levanta a questão da observação das condições climáticas e da época da floração de cada espécie vegetal para assim determinar seus rituais e modos de vida.
- Outra questão que deve ser considerada é a desvalorização das tradições. Uma forma de demonstrar essa desvalorização é chamar as tradições de lendas, pois significa que são histórias fantásticas produzidas pelos indígenas. O aluno deve refletir que essas histórias são chamadas de mito, pois se tratam de uma narrativa tradicional que tem a função de explicar algo. Para ilustrar isso melhor, imprima o texto complementar - O mito do guaraná, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RaJsKTBHPxVFeJmJCJSmyBsbprFMZTWtmhxuyaXvJWGaqcdaynAuxSEvsAgW/his5-09und10-o-mito-do-guarana.pdf. Durante a leitura do texto busque elementos que reforcem o respeito à natureza e como os indígenas revelam os detalhes naturais.
Como adequar à sua realidade: há uma grande quantidade de mitos indígenas que explicam bem a sua relação com a natureza. É possível disponibilizar um tempo para consulta em sites da internet, ou ainda, levar os alunos a buscarem essas informações com familiares ou pessoas mais velhas da comunidade.
Para você saber mais:
- Guaraná - lendas e mitos. Só história. Disponível em: https://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/guarana/. Acesso em 23 de abril de 2019.
- Povos indígenas mantém relação afetuosa com a natureza. Gazeta Digital. Disponível em: http://www.gazetadigital.com.br/suplementos/natureza/povos-indigenas-mantem-relacao-afetuosa-com-a-natureza/271977. Acesso em 23 de abril de 2019.
Problematização - parte 2
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: projete esse slide para os alunos, peça que alguns alunos façam a leitura dos tópicos.
- O primeiro tópico é uma fala de Chico Mendes questionando sobre a divisão das terras indígenas para grande agropecuaristas, e para a construção de hidrelétricas. Essa frase enfatiza que esses povos vivem em harmonia com a floresta, e devem ser respeitados.
- Na floresta Amazônica, principalmente na região do Acre, há a denominação dos chamados povos da floresta, que são os seringueiros (vivem da extração da seiva da seringueira, o látex); os castanheiros (vivem da extração de castanhas e outros frutos da floresta) e os ribeirinhos (vivem da pesca nos rios da região). Esses povos por dependerem economicamente da floresta tiveram que aprender a observar seu ritmo, e isso veio muito com o convívio com povos indígenas da região. Houve aí um intercâmbio cultural que rendeu frutos importantes na questão de conservação do meio ambiente.
- Chico Mendes foi um importante líder seringalista do Acre, ganhou repercussão nacional ao questionar o governo sobre as questões de conservação da Floresta Amazônica. Após sua morte em 1988, a luta ainda continua. O Instituto Chico Mendes fundado em sua homenagem desenvolve projetos de conservação ambiental entre os povos da floresta. Em 2009, foi lançado um livro sobre o início da história de Chico Mendes, com ilustrações de Ziraldo, Chico vira Chiquinho um garoto esperto que escuta a natureza.
O livro pode ser baixado em vários sites da internet. Mas pode ser acessado com esse link: http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/wps/wcm/connect/f275bb8040cbe896baa0fa9f690f3b4c/Livro+-+A+historia+de+Chiquinho.pdf?MOD=AJPERES. Acesso em 23 de abril de 2019.
Para complementar a aula é possível o site baixar o livro e fazer uma leitura coletiva com ele projetado em sala de aula, ou ainda providenciar sua impressão para que os alunos possam ler toda a história. Será muito divertido!
Para você saber mais:
- Quem é Chico Mendes? Carta Educação. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/carta-explica/quem-e-chico-mendes/. Acesso em 23 de abril de 2019.
- OLIVEIRA, Flávia Fagundes Carvalho de. Chico Mendes - 30 anos depois: protetor da Floresta Amazônica e dos povos indígenas. Dom Total. 08 de novembro de 2018. Disponivel em: http://domtotal.com/noticia/1307160/2018/11/chico-mendes-30-anos-depois-protetor-da-floresta-amazonica-e-dos-povos-indigenas/. Acesso em 23 de abril de 2019.
- MENDES, Elenira (idealização) et al. A história de Chiquinho. Instituto Chico Mendes. fevereiro de 2009. Disponível em: http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/wps/wcm/connect/f275bb8040cbe896baa0fa9f690f3b4c/Livro+-+A+historia+de+Chiquinho.pdf?MOD=AJPERES. Acesso em 23 de abril de 2019.
- LIMA, Elane Andrade Correa. Diálogos com a natureza, saberes dos povos da floresta Amazônica. IV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura 28 a 30 de maio de 2008 Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14454.pdf. Acesso em 23 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Tome como ideia o livro da história de Chico Mendes, e outros personagens criados para charges. Os alunos irão construir pequenas histórias em quadrinhos, podem ser tirinhas, onde o personagem principal tem essa consciência de viver respeitando o tempo da natureza e preservando costumes locais.
Para desenvolver essa pequena história o aluno irá levar em consideração o bioma da localidade onde vive: cerrado, mata atlântica, pampas, campos, mata de cocais, manguezais, entre outros.
As tirinhas podem ser produzidas por grupos de até 4 alunos.
É importante que o personagem principal seja uma criança!
Para você saber mais:
- MENDES, Elenira (idealização) et al. A história de Chiquinho. Instituto Chico Mendes. fevereiro de 2009. Disponível em: http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/wps/wcm/connect/f275bb8040cbe896baa0fa9f690f3b4c/Livro+-+A+historia+de+Chiquinho.pdf?MOD=AJPERES. Acesso em 23 de abril de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre a preservação ambiental e o resgate das culturas indígenas.
Para que os alunos tenham base de informações para discutir o tema desta aula, peça a eles, antecipadamente, que pesquisem sobre a preservação ambiental no Brasil.
Agende uma videoconferência, compartilhe com os alunos o slide definido para esse momento e faça os questionamentos propostos no Objetivo e nesta etapa. Peça aos alunos que compartilhem as observações e reflexões da pesquisa feita.
Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos os slides definidos para esse momento e discorra sobre o tema à medida que leem os tópicos. Deixe que todos os alunos participem com reflexões e análises.
Caso ache interessante, envie os links que constam no "Para você saber mais", para que os alunos conheçam um pouco mais da relação dos indígenas com a natureza.
Sistematização
A atividade proposta nesta etapa deve ser pensada de forma assíncrona. Informe aos alunos que eles podem executar a tarefa com os recursos que possuem, ou recursos digitais, como Paint, Jamboard e PowerPoint. Esta atividade pode ser feita individualmente ou no formato original do Plano.
Defina uma data para que os alunos publiquem as tirinhas no grupo de Whatsapp da turma ou enviem para o seu e-mail. Crie uma revistinha com este material, depois poste nas redes sociais da escola e no próprio grupo. Faça a impressão da revistinha e deixe na biblioteca da escola, para que outros alunos possam ter acesso à essa forma divertida de aprender.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
- Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo e criar tirinhas sobre o tema para compor a revistinha proposta neste Plano.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memóriaO surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
Palavras-Chave: conservação da natureza; povos indígenas; povos da floresta.