Textos para problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Fake news: notícias criadas e falseadas
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cotidiano no tempo presente
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: canetas hidrográficas, lápis de cor, folhas sulfite, projetor, computador, textos impressos.
Material complementar:
- Textos para problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjfSHeb7zTEN3fNDADkXMJKSFdRDGcQehrCd7SMVjbwNtq7yxdWYr8XQzZwv/his5-09und03-textos-para-problematizacao.pdf
- Fake news pela História - disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pyfmkggQnEgw5cFJzqebZJa6Wfd7FNRuCdx3AdvauaDhnWC8mupDuXuNwdr2/his5-09und03-fake-news-pela-historia.pdf
Para você saber mais:
- RIBEIRO, Márcio Moretto, e ORTELLADO, Pablo. O que são e como lidar com as notícias falsas. Revista Internacional de Direitos Humanos. Julho de 2018. Disponível em: https://sur.conectas.org/o-que-sao-e-como-lidar-com-as-noticias-falsas/. Acesso em 28 de março de 2019.
- BATISTA, Rafael. Fake News. Mundo Educação UOL. Disponivel em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm. Acesso em 28 de março de 2019.
- O que são fake news? Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm. Acesso em 28 de março de 2019.
- OLIVEIRA, Tory. O que move as fake news? Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11824/o-que-move-as-fake-news?gclid=Cj0KCQjw4fHkBRDcARIsACV58_GTnp2sUELgAikB8G4AURe_-J7rwcOnotXfpLN9r1D7aQe61dmPELsaArgmEALw_wcB. Acesso em 30 de março de 2019.
- DELMAZO, Caroline, e VALENTE, Jonas C. L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo vol.18 no.32 Lisboa abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100012. Acesso em 30 de março de 2019.
- LINCOLINS, Thiago. Boatos que matam: os 10 casos mais destrutivos de fake news na história. Aventuras na história. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/10-fake-news-historia.phtml. Acesso em 30 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: projete o slide ou apenas leia o objetivo da aula para os alunos. Durante essa leitura os alunos irão lembrar do termo fake news e poderão abordar exemplos que veem em casa, na televisão, na internet e em rede sociais.
Organize os alunos em uma roda de conversa para que eles possam discutir sobre possíveis consequências das fake news na sociedade, ou ainda como essas notícias falsas podem causar conflitos familiares.
Para você saber mais:
- RIBEIRO, Márcio Moretto, e ORTELLADO, Pablo. O que são e como lidar com as notícias falsas. Revista Internacional de Direitos Humanos. Julho de 2018. Disponível em: https://sur.conectas.org/o-que-sao-e-como-lidar-com-as-noticias-falsas/. Acesso em 28 de março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos e deixe que eles façam uma leitura breve da notícia. A estrutura textual deve ser levada em consideração. O título em destaque para causar um alerta ao leitor, o texto que afirma algo que tem haver com o cotidiano das crianças: a vacinação contra o HPV que é obrigatória em crianças a partir de 10 anos de idade. E em letras minúsculas a fonte da notícia.
O título do slide é uma composição artística do termo fake news formando a palavra “news” do termo em inglês que significa nova, e no sentido jornalísticos quer dizer novidades. imagem disponível em: https://pixabay.com/es/vectors/noticias-falsas-propaganda-enga%C3%B1o-3801637/. Acesso em 28 de março de 2019.
Explore também a imagem da menina com a interrogação, que deve ser interpretada como a dúvida sobre a veracidade das informações da notícia.
Levanta alguns questionamentos:
- Essa notícia é verdadeira ou falsa?
- Quais elementos são indícios de falsidade?
- Quais as reações das crianças ao lerem esse tipo de notícia?
- Quais as reações dos adultos ao lerem esse tipo de notícia?
- Como essa notícia seria “espalhada” para a população em geral?
- Como as mídias sociais ajudam na disseminação de falsas notícias?
Outra proposta aqui seria levar os alunos para o laboratório de informática com acesso à internet, ou ainda, usar as redes sociais dos próprios alunos para procurar outras notícias falsas e então fazer os mesmos questionamentos.
Para você saber mais:
- RIBEIRO, Márcio Moretto, e ORTELLADO, Pablo. O que são e como lidar com as notícias falsas. Revista Internacional de Direitos Humanos. Julho de 2018. Disponível em: https://sur.conectas.org/o-que-sao-e-como-lidar-com-as-noticias-falsas/. Acesso em 28 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: projete esse slide para os alunos. Organize a turma em 3 grupos para a leitura de algumas informações sobre as fake news. Serão impressos três textos que serão entregues aos grupos. Os textos devem ser redistribuídos de forma que todos os grupos tenham lido todos os textos.
Para impressão dos textos:
- Textos para problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjfSHeb7zTEN3fNDADkXMJKSFdRDGcQehrCd7SMVjbwNtq7yxdWYr8XQzZwv/his5-09und03-textos-para-problematizacao.pdf
A leitura de cada um dos textos deve ser seguida de uma breve discussão entre o grupo para que cada um exponha suas ideias diante do que foi exposto pelo material. Se os alunos optarem podem fazer breves anotações dessas discussões.
Para você saber mais:
- BATISTA, Rafael. Fake News. Mundo Educação UOL. Disponivel em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm. Acesso em 28 de março de 2019.
- O que são fake news? Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm. Acesso em 28 de março de 2019.
- RIBEIRO, Márcio Moretto, e ORTELLADO, Pablo. O que são e como lidar com as notícias falsas. Revista Internacional de Direitos Humanos. Julho de 2018. Disponível em: https://sur.conectas.org/o-que-sao-e-como-lidar-com-as-noticias-falsas/. Acesso em 28 de março de 2019.
- OLIVEIRA, Tory. O que move as fake news? Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11824/o-que-move-as-fake-news?gclid=Cj0KCQjw4fHkBRDcARIsACV58_GTnp2sUELgAikB8G4AURe_-J7rwcOnotXfpLN9r1D7aQe61dmPELsaArgmEALw_wcB. Acesso em 30 de março de 2019.
- DELMAZO, Caroline, e VALENTE, Jonas C. L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo vol.18 no.32 Lisboa abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100012. Acesso em 30 de março de 2019.
- LINCOLINS, Thiago. Boatos que matam: os 10 casos mais destrutivos de fake news na história. Aventuras na história. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/10-fake-news-historia.phtml. Acesso em 30 de março de 2019.
Problematização - continuação
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete esse slide para os alunos e imprima os textos para discussão.
Fake news pela História - disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pyfmkggQnEgw5cFJzqebZJa6Wfd7FNRuCdx3AdvauaDhnWC8mupDuXuNwdr2/his5-09und03-fake-news-pela-historia.pdf
Distribua os textos para leitura entre os grupos. Nesse momento intervenha informando os fatos históricos reais que aconteceram por causa das fake news. No texto Campanha Antivacinação retome a contextualização relacionando possíveis acontecimentos se esse tipo de notícia fosse publicada.
A leitura de cada um dos textos deve ser seguida de uma breve discussão entre o grupo para que cada um exponha suas ideias diante do que foi exposto pelo material. Se os alunos optarem podem fazer breves anotações dessas discussões.
Para você saber mais:
- BATISTA, Rafael. Fake News. Mundo Educação UOL. Disponivel em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm. Acesso em 28 de março de 2019.
- O que são fake news? Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm. Acesso em 28 de março de 2019.
- RIBEIRO, Márcio Moretto, e ORTELLADO, Pablo. O que são e como lidar com as notícias falsas. Revista Internacional de Direitos Humanos. Julho de 2018. Disponível em: https://sur.conectas.org/o-que-sao-e-como-lidar-com-as-noticias-falsas/. Acesso em 28 de março de 2019.
- OLIVEIRA, Tory. O que move as fake news? Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11824/o-que-move-as-fake-news?gclid=Cj0KCQjw4fHkBRDcARIsACV58_GTnp2sUELgAikB8G4AURe_-J7rwcOnotXfpLN9r1D7aQe61dmPELsaArgmEALw_wcB. Acesso em 30 de março de 2019.
- DELMAZO, Caroline, e VALENTE, Jonas C. L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo vol.18 no.32 Lisboa abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100012. Acesso em 30 de março de 2019.
- LINCOLINS, Thiago. Boatos que matam: os 10 casos mais destrutivos de fake news na história. Aventuras na história. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/10-fake-news-historia.phtml. Acesso em 30 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: mantenha o agrupamento dos alunos em três grupos. Nesse momento os alunos vão produzir uma campanha educativa na escola para evitar a disseminação das fake news. Cada grupo terá uma orientação:
- Grupo 1: Panfletos educativos - entregue aos alunos folhas em branco para produção dos panfletos. Eles podem usar lápis de cor ou caneta hidrográfica. Esse grupo pode se basear nas informações dos textos debatidos para criarem informações importantes sobre as fake news.
- Grupo 2: Produção de paródia - os alunos irão produzir uma paródia de uma música a escolha do grupo, sobre os malefícios das fake news para a sociedade ou para a família.
- Grupo 3: Cartazes - entregue a esse grupo cartolinas ou papel pardo. Esse grupo irá produzir frases de conscientização sobre as fake news, esses cartazes serão afixados nos ambientes comuns da escola.
Para complementar o material de discussão os alunos podem acessar À internet (pode ser no laboratório de informática ou no próprio smartphone) meios de como denunciar as fake news e de como comprovar a veracidade das notícias.
Se a escola oferecer suporte, os alunos poderão produzir os panfletos e cartazes no computador e transmitir as imagens nas redes sociais.
Para você saber mais:
- BATISTA, Rafael. Fake News. Mundo Educação UOL. Disponivel em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm. Acesso em 28 de março de 2019.
- O que são fake news? Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm. Acesso em 28 de março de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre o impacto das fake news na sociedade.
Agende uma videoconferência e, antes de mostrar o slide ou fazer os questionamentos propostos no Objetivo, abra uma discussão com a turma sobre quais meios de comunicação eles costumam acessar para se manterem informados sobre as notícias do estado, do país e do mundo. Em seguida, conduza a aula com as orientações definidas: altere a notícia proposta no slide por uma notícia - produzida por você - sobre a descoberta de uma vacina (ou medicamento) que cura as pessoas que tenham sido infectadas pelo Coronavírus. Explique que, quem usar deste recurso, será afetado drasticamente e negativamente de alguma forma.
Problematização
Envie, antecipadamente, todo o material (textos e as orientações para que os alunos manipulem o material e tenham embasamento para facilitar o momento de discussão). Para esta proposta, desconsidere o trabalho em grupo.
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Deixe que todos os alunos participem com reflexões e análises.
Sistematização
A atividade proposta nesta etapa deverá ser pensada de forma assíncrona: divida a turma em grupos e envie para cada o material e as orientações sobre a tarefa a ser executada.
Para a paródia, diga aos alunos para gravarem a música e enviarem a gravação para o Whatsapp da turma, para que todos possam ouvir.
Você pode indicar aos alunos que façam com os recursos que possuírem ou indicar digitais, como Word, PowerPoint e Padlet.
Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem os trabalhos e conversem um pouco sobre o que aprenderam com esse tema. Neste momento, seja mediador e norteador para um aprendizado efetivo.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, ajudando os alunos a executarem as tarefas. Depois de prontas, pense em divulgar nos grupos das redes sociais que possuem.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória. O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
Palavras-Chave: Notícias falsas; Fake news; Notícias inventadas; Redes sociais.