17386
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - História do reaproveitamento e da reciclagem dos materiais ao longo do tempo

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre História do reaproveitamento e da reciclagem dos materiais ao longo do tempo

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor, computador, texto impresso.

Material complementar:

Para você saber mais:

  • Reciclagem - quando os materiais recicláveis são transformados em matéria-prima para a produção de outros materiais.
  • Reaproveitamento - quando os materiais recicláveis são usados de forma diferente sem necessariamente haver transformação em matéria-prima.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e faça a leitura com eles do objetivo da aula. Traga discussões de como o lixo começou a ser gerado no decorrer da evolução das sociedades humanas e ainda como o acúmulo do lixo tem contribuído para a contaminação do meio ambiente.

Para você saber mais:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete as imagens para os alunos e deixe que reflitam por um breve momento sobre elas.

Levanta os seguintes questionamentos:

  • A rua é o local ideal para o descarte do lixo?
  • Por que ainda existem pessoas que amontoam lixo nas ruas?
  • Por que as ruas ficam tomadas pela água se há galerias pluviais?
  • Seria possível resolver a questão do descarte correto do lixo?
  • Em nossa cidade como o lixo é descartado?

Deixe os alunos pensarem sobre essa questão do descarte de rejeitos, trazendo para a discussão como isso é feito em casa, na escola, na casa de familiares, e em outros lugares de convivência do aluno.

Para você saber mais:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos e peça que eles façam a leitura dos tópicos. Observe que essa etapa é para a ideia de que a reciclagem não é algo novo. No decorrer da história da industrialização as pessoas reutilizavam embalagens e buscava usos alternativos para aquilo que não era mais útil e que essa ideia foi sendo deixada de lado quando a facilidade de aquisição de bens de consumo se tornou mais fácil.

A conscientização sobre a reciclagem é algo que voltou à discussão da sociedade a partir do momento que o acúmulo do lixo se tornou um problema ambiental.

Durante a leitura, trabalhe a questão em forma de uma espiral do tempo, onde os acontecimentos da revolução industrial contribuem diretamente para o aumento do consumo e por consequência do lixo produzido, alinhando ainda onde se descartam os restos do consumo humano.

Para você saber mais:

Problematização - continuação select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide e imprima os textos complementares sobre visões da reciclagem.

Preço de recicláveis, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p3wgzPjYF6qdby39t3cpsaPjErKdW93MbUTnJYJ6HSUNMa3uHGPe74CvzxXZ/his5-09und04-precos-de-reciclaveis.pdf

Vantagens da reciclagem, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wnKyCVzXvPxH5kA8bfU9zhhetzER2zAW2QP94U2EWEhDaGdXaj7BTa4QBMsn/his5-09und04-vantagens-da-reciclagem.pdf

Durante a discussão dos textos levante a ideia das vantagens da reciclagem tanto para o meio ambiente como para a vida da sociedade.

Os dados dos textos também devem ser incorporados a espiral do tempo. Lembrando que essa espiral deve ser produzida em conjunto com os alunos.

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Divida a turma em 6 grupos. Projete o slide e nesse momento os alunos irão pensar em práticas sustentáveis para o uso do papel que é jogado fora na escola, como aparas de atividades, ou aquelas impressões que ficaram erradas. Cada grupo irá pesquisar mais sobre como reutilizar o papel dentro do que foi definido.

  • bloquinhos de anotação
  • anéis para guardanapo
  • compostagem
  • etiquetas resistentes
  • limpeza de vidros
  • artesanato

Dentro desses temas cada grupo irá criar uma proposta de como implementar essas atividades dentro do cotidiano da escola para reduzir de vez o desperdício de papel.

A partir desses temas os alunos podem produzir materiais ou peças artesanais que podem ser vendidas para a comunidade escolar e assim gerar renda para outras necessidades da própria escola.

Para você saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor, computador, texto impresso.

Material complementar:

Para você saber mais:

  • Reciclagem - quando os materiais recicláveis são transformados em matéria-prima para a produção de outros materiais.
  • Reaproveitamento - quando os materiais recicláveis são usados de forma diferente sem necessariamente haver transformação em matéria-prima.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e faça a leitura com eles do objetivo da aula. Traga discussões de como o lixo começou a ser gerado no decorrer da evolução das sociedades humanas e ainda como o acúmulo do lixo tem contribuído para a contaminação do meio ambiente.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete as imagens para os alunos e deixe que reflitam por um breve momento sobre elas.

Levanta os seguintes questionamentos:

  • A rua é o local ideal para o descarte do lixo?
  • Por que ainda existem pessoas que amontoam lixo nas ruas?
  • Por que as ruas ficam tomadas pela água se há galerias pluviais?
  • Seria possível resolver a questão do descarte correto do lixo?
  • Em nossa cidade como o lixo é descartado?

Deixe os alunos pensarem sobre essa questão do descarte de rejeitos, trazendo para a discussão como isso é feito em casa, na escola, na casa de familiares, e em outros lugares de convivência do aluno.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos e peça que eles façam a leitura dos tópicos. Observe que essa etapa é para a ideia de que a reciclagem não é algo novo. No decorrer da história da industrialização as pessoas reutilizavam embalagens e buscava usos alternativos para aquilo que não era mais útil e que essa ideia foi sendo deixada de lado quando a facilidade de aquisição de bens de consumo se tornou mais fácil.

A conscientização sobre a reciclagem é algo que voltou à discussão da sociedade a partir do momento que o acúmulo do lixo se tornou um problema ambiental.

Durante a leitura, trabalhe a questão em forma de uma espiral do tempo, onde os acontecimentos da revolução industrial contribuem diretamente para o aumento do consumo e por consequência do lixo produzido, alinhando ainda onde se descartam os restos do consumo humano.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide e imprima os textos complementares sobre visões da reciclagem.

Preço de recicláveis, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p3wgzPjYF6qdby39t3cpsaPjErKdW93MbUTnJYJ6HSUNMa3uHGPe74CvzxXZ/his5-09und04-precos-de-reciclaveis.pdf

Vantagens da reciclagem, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wnKyCVzXvPxH5kA8bfU9zhhetzER2zAW2QP94U2EWEhDaGdXaj7BTa4QBMsn/his5-09und04-vantagens-da-reciclagem.pdf

Durante a discussão dos textos levante a ideia das vantagens da reciclagem tanto para o meio ambiente como para a vida da sociedade.

Os dados dos textos também devem ser incorporados a espiral do tempo. Lembrando que essa espiral deve ser produzida em conjunto com os alunos.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Divida a turma em 6 grupos. Projete o slide e nesse momento os alunos irão pensar em práticas sustentáveis para o uso do papel que é jogado fora na escola, como aparas de atividades, ou aquelas impressões que ficaram erradas. Cada grupo irá pesquisar mais sobre como reutilizar o papel dentro do que foi definido.

  • bloquinhos de anotação
  • anéis para guardanapo
  • compostagem
  • etiquetas resistentes
  • limpeza de vidros
  • artesanato

Dentro desses temas cada grupo irá criar uma proposta de como implementar essas atividades dentro do cotidiano da escola para reduzir de vez o desperdício de papel.

A partir desses temas os alunos podem produzir materiais ou peças artesanais que podem ser vendidas para a comunidade escolar e assim gerar renda para outras necessidades da própria escola.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano