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Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Direitos e deveres: as leis são escritas

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Direitos e deveres: as leis são escritas

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor, computador, papel A4, textos impressos.

Material complementar:

Constituição de 1988, no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FWA9mVneuGM4HKdh3JfQJV2BS3ds7VUw6Uss7apHJZJYRptDxj3k2hNm3CyT/his5-06und07-constituicao-1988.pdf

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos, ou se preferir escreva na lousa, e levanta o seguinte questionamento: por que as regras e normas são necessárias dentro das sociedades humanas?

Após um breve momento para reflexão faça um outro questionamento: como seria a sociedade sem regras, onde cada um faria o que tivesse vontade?

Para você saber mais: para compreender melhor a importância das leis leia:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: projete as imagens para os alunos e deixe com que eles comecem a dizer quais são as regras dessas brincadeiras.

Entregue uma tira de papel para cada aluno e peça que ele escreva uma regra que ele considera importante nas suas brincadeiras preferidas. Recolha as tiras já escritas.

Depois de recolher, leia as regras em voz alta e pergunte aos alunos: depois de escritas as regras poderão ser alteradas?

Como adequar à sua realidade: se na escola tiver laboratório de informática com internet, leve os alunos para que eles explorem dois links. São links da página Plenarinho, que é de organização do poder Legislativo Federal e que traz instruções numa linguagem prática para as crianças.

Ou ainda é possível acessar o link Um mundo sem regras, e imprimir a revistinha para a leitura da turma.

Para você saber mais:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e reforce a ideia de que o Código de Hamurabi foi a primeira lei escrita pelo homem aproximadamente no ano 1700 a. C., ou seja muito tempo depois do surgimento da escrita.

Imagem 1: Mapa da Babilônia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hammurabi%27s_Babylonia_pt.svg. Acesso em 11 de fevereiro de 2019.

Imagem 2: Código de Hamurabi. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Code-de-Hammurabi-1.jpg. Acesso em 10 de fevereiro de 2019.

É importante ressaltar que a necessidade das leis escritas se deu por causa da organização social da sociedade nesse momento. A Babilônia foi um dos grandes Impérios da Antiguidade e por isso exigia mais rigor da regras e não que elas fossem modificadas de acordo com a vontade das pessoas.

Questiona os alunos:

  • O que você entende por “olho por olho” e “dente por dente”? - após a resposta dos alunos explique que essa lei levava em consideração o crime cometido, que a pena era de acordo com o dano causado, exemplo: se o filho agredisse o pai, este teria sua mão decepada.
  • Qual a finalidade de escrever essas leis? Após a resposta dos alunos explique que quando as regras são faladas pode haver interpretações diferentes, e para que todos tivessem o mesmo entendimento o rei Hamurabi mandou gravar as leis em pedra.
  • Como a sociedade se organizou a partir da escrita dessa lei? - Após a resposta dos alunos reforce a ideia de que quando as regras não podem ser modificadas a sociedade molda seu comportamento de maneira a não infringir essas regras.

Como adequar à sua realidade: os alunos podem ser levados para o laboratório de informática onde podem pesquisar outras leis da antiguidade. Se na escola não houver laboratório com internet disponível é possível organizar estações de estudo com diversas leis escritas, exemplos: os dez mandamentos, o código de Hamurabi, a Constituição Federal, etc.

Para você saber mais: para compreender mais sobre quem foi o rei Hamurabi e o seu código de leis, sugiro ler:

Problematização - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e peça que eles façam a leitura.

Imagem: A Constituição do Brasil e o obelisco em miniatura. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Constitution_of_Brazil_and_obelisc_miniature.JPG. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.

Imprima o texto complementar: Constituição de 1988, no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FWA9mVneuGM4HKdh3JfQJV2BS3ds7VUw6Uss7apHJZJYRptDxj3k2hNm3CyT/his5-06und07-constituicao-1988.pdf

Faça a leitura do texto complementar com os alunos e peça para que eles debatam sobre a questão: Como as garantias individuais podem ser fundamentais para o comportamento da sociedade? Registrem na atividade do texto complementar.

Faça outros questionamentos:

  • Quais são dos direitos básicos do cidadão?
  • Quem tem a obrigação de garantir e dar suporte para que esses direitos sejam amplamente proporcionados ao cidadão?
  • Como a sociedade se organiza para o cumprimento da Constituição Federal?

Como adequar à sua realidade: os alunos podem ser levados para o laboratório de informática onde podem pesquisar outras Constituições do Brasil. Se na escola não houver laboratório com internet disponível, organize estações de estudo com textos sobre as outras seis constituições do Brasil.

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: organize a turma em uma roda para que todos possam ficar de frente um para o outro. Peça que eles elejam um presidente e um secretário. O presidente irá organizar as discussões e o secretário irá anotar o que foi decidido.

Proposta da atividade: os alunos irão elaborar um conjunto de regras que a turma deve seguir dentro da escola. Enfatiza a importância de conter direitos e deveres essenciais para que haja um bom convívio entre os alunos. Exemplo: não se pode criar uma regra que beneficia somente um ou dois alunos, o bem estar é de todos. Não pode haver privilégios.

A quantidade de artigos para esse código de leis ficará a seu critério. Limite ou deixe que os alunos decidam. O ideal é que tenha entre 10 e 15 artigos e abranja o comportamento e os direitos nos mais diversos ambientes da escola.

Esse conjunto de regras será elaborado na forma de um livreto feito com papel A4 dobrado ao meio. Solicita a um dos alunos que elabore uma capa bem legal!

Como adequar à sua realidade: após a elaboração do código de regras os alunos poderão apresentá-lo aos demais colegas da escola e podem colocar em votação para saber se esse código vai ser válido para todos os alunos da escola.

Para você saber mais: leia sobre o que é uma assembleia constituinte e quais as suas atribuições.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor, computador, papel A4, textos impressos.

Material complementar:

Constituição de 1988, no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FWA9mVneuGM4HKdh3JfQJV2BS3ds7VUw6Uss7apHJZJYRptDxj3k2hNm3CyT/his5-06und07-constituicao-1988.pdf

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos, ou se preferir escreva na lousa, e levanta o seguinte questionamento: por que as regras e normas são necessárias dentro das sociedades humanas?

Após um breve momento para reflexão faça um outro questionamento: como seria a sociedade sem regras, onde cada um faria o que tivesse vontade?

Para você saber mais: para compreender melhor a importância das leis leia:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: projete as imagens para os alunos e deixe com que eles comecem a dizer quais são as regras dessas brincadeiras.

Entregue uma tira de papel para cada aluno e peça que ele escreva uma regra que ele considera importante nas suas brincadeiras preferidas. Recolha as tiras já escritas.

Depois de recolher, leia as regras em voz alta e pergunte aos alunos: depois de escritas as regras poderão ser alteradas?

Como adequar à sua realidade: se na escola tiver laboratório de informática com internet, leve os alunos para que eles explorem dois links. São links da página Plenarinho, que é de organização do poder Legislativo Federal e que traz instruções numa linguagem prática para as crianças.

Ou ainda é possível acessar o link Um mundo sem regras, e imprimir a revistinha para a leitura da turma.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e reforce a ideia de que o Código de Hamurabi foi a primeira lei escrita pelo homem aproximadamente no ano 1700 a. C., ou seja muito tempo depois do surgimento da escrita.

Imagem 1: Mapa da Babilônia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hammurabi%27s_Babylonia_pt.svg. Acesso em 11 de fevereiro de 2019.

Imagem 2: Código de Hamurabi. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Code-de-Hammurabi-1.jpg. Acesso em 10 de fevereiro de 2019.

É importante ressaltar que a necessidade das leis escritas se deu por causa da organização social da sociedade nesse momento. A Babilônia foi um dos grandes Impérios da Antiguidade e por isso exigia mais rigor da regras e não que elas fossem modificadas de acordo com a vontade das pessoas.

Questiona os alunos:

  • O que você entende por “olho por olho” e “dente por dente”? - após a resposta dos alunos explique que essa lei levava em consideração o crime cometido, que a pena era de acordo com o dano causado, exemplo: se o filho agredisse o pai, este teria sua mão decepada.
  • Qual a finalidade de escrever essas leis? Após a resposta dos alunos explique que quando as regras são faladas pode haver interpretações diferentes, e para que todos tivessem o mesmo entendimento o rei Hamurabi mandou gravar as leis em pedra.
  • Como a sociedade se organizou a partir da escrita dessa lei? - Após a resposta dos alunos reforce a ideia de que quando as regras não podem ser modificadas a sociedade molda seu comportamento de maneira a não infringir essas regras.

Como adequar à sua realidade: os alunos podem ser levados para o laboratório de informática onde podem pesquisar outras leis da antiguidade. Se na escola não houver laboratório com internet disponível é possível organizar estações de estudo com diversas leis escritas, exemplos: os dez mandamentos, o código de Hamurabi, a Constituição Federal, etc.

Para você saber mais: para compreender mais sobre quem foi o rei Hamurabi e o seu código de leis, sugiro ler:

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Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e peça que eles façam a leitura.

Imagem: A Constituição do Brasil e o obelisco em miniatura. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Constitution_of_Brazil_and_obelisc_miniature.JPG. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.

Imprima o texto complementar: Constituição de 1988, no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FWA9mVneuGM4HKdh3JfQJV2BS3ds7VUw6Uss7apHJZJYRptDxj3k2hNm3CyT/his5-06und07-constituicao-1988.pdf

Faça a leitura do texto complementar com os alunos e peça para que eles debatam sobre a questão: Como as garantias individuais podem ser fundamentais para o comportamento da sociedade? Registrem na atividade do texto complementar.

Faça outros questionamentos:

  • Quais são dos direitos básicos do cidadão?
  • Quem tem a obrigação de garantir e dar suporte para que esses direitos sejam amplamente proporcionados ao cidadão?
  • Como a sociedade se organiza para o cumprimento da Constituição Federal?

Como adequar à sua realidade: os alunos podem ser levados para o laboratório de informática onde podem pesquisar outras Constituições do Brasil. Se na escola não houver laboratório com internet disponível, organize estações de estudo com textos sobre as outras seis constituições do Brasil.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: organize a turma em uma roda para que todos possam ficar de frente um para o outro. Peça que eles elejam um presidente e um secretário. O presidente irá organizar as discussões e o secretário irá anotar o que foi decidido.

Proposta da atividade: os alunos irão elaborar um conjunto de regras que a turma deve seguir dentro da escola. Enfatiza a importância de conter direitos e deveres essenciais para que haja um bom convívio entre os alunos. Exemplo: não se pode criar uma regra que beneficia somente um ou dois alunos, o bem estar é de todos. Não pode haver privilégios.

A quantidade de artigos para esse código de leis ficará a seu critério. Limite ou deixe que os alunos decidam. O ideal é que tenha entre 10 e 15 artigos e abranja o comportamento e os direitos nos mais diversos ambientes da escola.

Esse conjunto de regras será elaborado na forma de um livreto feito com papel A4 dobrado ao meio. Solicita a um dos alunos que elabore uma capa bem legal!

Como adequar à sua realidade: após a elaboração do código de regras os alunos poderão apresentá-lo aos demais colegas da escola e podem colocar em votação para saber se esse código vai ser válido para todos os alunos da escola.

Para você saber mais: leia sobre o que é uma assembleia constituinte e quais as suas atribuições.

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