16673
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Festa Junina, uma tradição nordestina em nosso lugar de vivência

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre reconhecer traços da cultura nordestina nas festas juninas em nossos lugares de vivência.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Video com a música https://youtu.be/BKrXfVFBfcU. Acesso em 22 de janeiro de 2019.

Imagem Fonte: CC BY-SA 3.0

Material complementar:

Texto para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fpDSQdJxNVWaH65yS24vznEVcg4AB4fr4c5PFH7Np3ehrPtB6sJJKgSSftPY/geo4-01und06-contextualizacao-festas-juninas.pdf

Para você saber mais: Caso precise de mais informações sobre as características da Festa Junina,

Acesse o site.https://www.nexojornal.com.br/especial/2016/06/21/A-festa-junina-e-seus-s%C3%ADmbolos

Contextos prévios: Os alunos podem estar organizados em agrupamentos de 4 alunos e é importante que tenham conhecimento sobre regiões brasileiras.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma já organizada em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Após ler a frase diga que iremos falar sobre uma das festas mais populares do Brasil.

Como adequar à sua realidade: Caso sua turma seja de uma cidade onde as Festas Juninas façam parte da cultura local e tenha a função turística ou seja patrimônio imaterial, foque nas características locais, valorizando o seu lugar de vivência como formador da cultura brasileira.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro a frase do slide 3. Diga que irão conhecer a história das Festas Juninas, uma festa que representa as tradições nordestinas e se espalhou por todo o Brasil. Distribua o texto fatiado. Peça que organizem as tiras para conseguir ler as informações. Circule pelos grupos e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Após a organização do texto, sugira que algum grupo leia o texto organizado.

Na impossibilidade de imprimir o texto fatiado, faça uma cópia num papel cartolina, recorte e monte o texto no chão com os alunos em círculo.

Material complementar:

Texto para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fpDSQdJxNVWaH65yS24vznEVcg4AB4fr4c5PFH7Np3ehrPtB6sJJKgSSftPY/geo4-01und06-contextualizacao-festas-juninas.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro as frases do slide. Apresente a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre os elementos que fazem parte dessa festividade.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro a frase do slide 5. Promova uma conversa onde os alunos falem sobre os elementos que fazem parte das festas juninas nordestinas que foram incorporados nas festas juninas do lugar onde vivem. Faça intervenções para que haja troca de informações sobre os motivos dessa festa ter se originado no Nordeste devido os aspectos históricos (trazida pelos portugueses), naturais e econômicos (comemorar as chuvas que são escassas nessa região e a boa colheita). Permita que haja associação entre os produtos agrícolas cultivados e as comidas típicas presentes nas festas juninas. Instigue para que percebam a importância dessa festividade para agregar as pessoas envolvendo danças, comida, enfeites e diversão. Faça intervenção para associarem o local (espaço físico, o arraial) e a época onde acontecem as festas, daí os motivos de haver uma fogueira para iluminar e aquecer o local. Permita que identifiquem quais desses elementos presentes nas festas juninas nordestina que também fazem parte das festas que acontecem onde eles vivem. Nessa etapa, não haverá registro escrito apenas roda de conversa.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos projete a imagem. Em seguida coloque a música indicada para eles ouvirem. Diga que a música é do cantor e compositor Luiz Gonzaga, muito famoso por compor e interpretar canções que retratam a cultura nordestina. Comente que essa em especial é sobre Festas Juninas. Diga que ao ouvir a música e observar a imagem, identifiquem palavras e expressões existentes nelas que tenham a ver com as festas juninas nordestinas e do lugar onde moram. Faça o registro das palavras no quadro. Nesse momento, espera-se que o aluno reconheça com a Festa Junina, a influência da cultura nordestina no seu lugar de vivência.

Na impossibilidade de projetar a imagem e música, faça um painel com recortes de imagens sobre festas juninas a ser afixado no quadro. Caso sua turma seja de uma cidade onde as Festas Juninas façam parte da cultura local e tenha a função turística ou seja patrimônio imaterial, foque nas características locais, valorizando o seu lugar de vivência como formador da cultura brasileira.

Materiais necessários:

Video com a música https://youtu.be/BKrXfVFBfcU. Acesso em 22 de janeiro de 2019.

Para saber mais:

Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912 em Recife, foi compositor e cantor conhecido como Rei do Baião, considerado um dos mais importantes, completos e criativo artista da música popular brasileira. Sempre acompanhado de uma sanfona, zabumba e triângulo, espalhou pelo país a cultura musical nordestina. Suas obras também retratavam a questão social e injustiças do Sertão.

Para conhecer mais sobre sua história e obras acesse o link: http://gonzagao.com/historia-de-luiz-gonzaga/

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Video com a música https://youtu.be/BKrXfVFBfcU. Acesso em 22 de janeiro de 2019.

Imagem Fonte: CC BY-SA 3.0

Material complementar:

Texto para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fpDSQdJxNVWaH65yS24vznEVcg4AB4fr4c5PFH7Np3ehrPtB6sJJKgSSftPY/geo4-01und06-contextualizacao-festas-juninas.pdf

Para você saber mais: Caso precise de mais informações sobre as características da Festa Junina,

Acesse o site.https://www.nexojornal.com.br/especial/2016/06/21/A-festa-junina-e-seus-s%C3%ADmbolos

Contextos prévios: Os alunos podem estar organizados em agrupamentos de 4 alunos e é importante que tenham conhecimento sobre regiões brasileiras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma já organizada em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Após ler a frase diga que iremos falar sobre uma das festas mais populares do Brasil.

Como adequar à sua realidade: Caso sua turma seja de uma cidade onde as Festas Juninas façam parte da cultura local e tenha a função turística ou seja patrimônio imaterial, foque nas características locais, valorizando o seu lugar de vivência como formador da cultura brasileira.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro a frase do slide 3. Diga que irão conhecer a história das Festas Juninas, uma festa que representa as tradições nordestinas e se espalhou por todo o Brasil. Distribua o texto fatiado. Peça que organizem as tiras para conseguir ler as informações. Circule pelos grupos e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Após a organização do texto, sugira que algum grupo leia o texto organizado.

Na impossibilidade de imprimir o texto fatiado, faça uma cópia num papel cartolina, recorte e monte o texto no chão com os alunos em círculo.

Material complementar:

Texto para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fpDSQdJxNVWaH65yS24vznEVcg4AB4fr4c5PFH7Np3ehrPtB6sJJKgSSftPY/geo4-01und06-contextualizacao-festas-juninas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro as frases do slide. Apresente a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre os elementos que fazem parte dessa festividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro a frase do slide 5. Promova uma conversa onde os alunos falem sobre os elementos que fazem parte das festas juninas nordestinas que foram incorporados nas festas juninas do lugar onde vivem. Faça intervenções para que haja troca de informações sobre os motivos dessa festa ter se originado no Nordeste devido os aspectos históricos (trazida pelos portugueses), naturais e econômicos (comemorar as chuvas que são escassas nessa região e a boa colheita). Permita que haja associação entre os produtos agrícolas cultivados e as comidas típicas presentes nas festas juninas. Instigue para que percebam a importância dessa festividade para agregar as pessoas envolvendo danças, comida, enfeites e diversão. Faça intervenção para associarem o local (espaço físico, o arraial) e a época onde acontecem as festas, daí os motivos de haver uma fogueira para iluminar e aquecer o local. Permita que identifiquem quais desses elementos presentes nas festas juninas nordestina que também fazem parte das festas que acontecem onde eles vivem. Nessa etapa, não haverá registro escrito apenas roda de conversa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos projete a imagem. Em seguida coloque a música indicada para eles ouvirem. Diga que a música é do cantor e compositor Luiz Gonzaga, muito famoso por compor e interpretar canções que retratam a cultura nordestina. Comente que essa em especial é sobre Festas Juninas. Diga que ao ouvir a música e observar a imagem, identifiquem palavras e expressões existentes nelas que tenham a ver com as festas juninas nordestinas e do lugar onde moram. Faça o registro das palavras no quadro. Nesse momento, espera-se que o aluno reconheça com a Festa Junina, a influência da cultura nordestina no seu lugar de vivência.

Na impossibilidade de projetar a imagem e música, faça um painel com recortes de imagens sobre festas juninas a ser afixado no quadro. Caso sua turma seja de uma cidade onde as Festas Juninas façam parte da cultura local e tenha a função turística ou seja patrimônio imaterial, foque nas características locais, valorizando o seu lugar de vivência como formador da cultura brasileira.

Materiais necessários:

Video com a música https://youtu.be/BKrXfVFBfcU. Acesso em 22 de janeiro de 2019.

Para saber mais:

Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912 em Recife, foi compositor e cantor conhecido como Rei do Baião, considerado um dos mais importantes, completos e criativo artista da música popular brasileira. Sempre acompanhado de uma sanfona, zabumba e triângulo, espalhou pelo país a cultura musical nordestina. Suas obras também retratavam a questão social e injustiças do Sertão.

Para conhecer mais sobre sua história e obras acesse o link: http://gonzagao.com/historia-de-luiz-gonzaga/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano