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Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Circuito Corporal

Plano de aula de Geografia com atividades para 1° ano do Fundamental sobre Demonstrar autonomia nos movimentos corporais e utilizar o corpo como referência topológica

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos, considerando o tempo de deslocamento e descanso dos estudantes. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que outras propostas relacionadas a ela podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: O circuito poderá ser construído com materiais alternativos. Exemplos: pneus, caixas de papelão, bambolês, mangueiras, giz para desenhar no chão os obstáculos etc. Caso a escola tenha disponíveis, inclua na lista outras opções como cones, colchonetes, escorregador e outros brinquedos de parquinhos.

Para saber mais:

Zona de desenvolvimento proximal - Vigotsky https://novaescola.org.br/conteudo/1972/vygotsky-e-o-conceito-de-zona-de-desenvolvimento-proximal

A construção da noção de espaço segundo Jean Piaget: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/viewFile/9205/5667

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.

Explique o que é um circuito. Conte que é uma série de atividades ou etapas a serem realizadas em sequência.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Apresente a imagem aos alunos. Você pode projetar ou imprimir. Outra opção é buscar uma fotografia ou ilustração semelhante na internet, em revistas ou jornais e disponibilizá- la para a turma.

Questione os alunos: “O que o garoto está fazendo? Ele poderia ultrapassar esse obstáculo de outra maneira?”.

Permita que os estudantes manifestem as opiniões deles sobre as possibilidades e estratégias que utilizariam para ultrapassar o obstáculo da foto. Caso perceba alguma fala que represente alguma limitação para o corpo humano, é importante mediá-la falando do risco de algumas ações e das limitações para outras.

Questione a turma sobre outras possibilidades e desafios que enfrentamos no dia a dia e como podemos mobilizar ações do nosso corpo para resolvê-las. Isso introduzirá a problematização do próximo slide.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Incentive os estudantes a pensar nas potencialidades espaciais e físicas do corpo.

Diga: “O que nós conseguimos fazer? Não conseguimos voar como o Super Homem sozinhos. Mas, conseguimos correr bem rápido? Conseguimos pular bem alto? Conseguimos passar por cima de obstáculos? E por baixo?”.

Realize a mediação, estimulando os alunos a refletirem sobre essas questões.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

Nesta etapa, as crianças vão participar de um circuito. Monte o circuito conforme os materiais disponíveis na sua escola. Você pode usar objetos recicláveis e reutilizáveis como pneus, cordões, bambolês etc. Outra opção é ir até os parquinhos ou quadros, se possível, em parceria com o professor de Educação Física.

No circuito, deverão ser oportunizadas condições para trabalhar os conceitos topológicos (de vizinhança): em cima, em baixo, por cima , por baixo, entre, dentro, fora e noções de temporalidade: rápido e devagar. Os obstáculos servirão como pretexto para isso.

Exemplos: os pneus podem servir como túnel (para passar por dentro). Os cones são empecilhos ao trajeto (e os alunos vão passar entre eles). Você pode criar outras possibilidades dentro do circuito, conforme as condições da sua escola. Lembre-se de garantir a segurança de todos os alunos.

Caso haja crianças com mobilidade reduzida, adapte o circuito para que todas participem.

Estimule a turma a ajudar os colegas a vencer todas as etapas. Deixe claro que não se trata de uma competição e, sim, de um desafio que todos podem vencer! O nosso corpo é incrível e capaz de muitas coisas!

As crianças atenderão aos comandos do professor (lembre-se de montar os comandos conforme as necessidades das crianças, no caso de dificuldade de mobilidade) e vão completar o percurso do circuito procurando marcar pontos de referência dentro da sequência (exemplo: a caixa, o túnel etc).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Primeiro, solicite a alguns estudantes que contem oralmente como foi o circuito corporal. Depois, peça a todos que ilustrem o circuito percorrido. Incentive-os a identificar de alguma maneira os pontos de referência como túnel, caixa etc. Vocês podem combinar alguns símbolos que serão utilizados para mostrar esses pontos de referência nos desenhos.

No relato oral, analise as falas conforme a aquisição de conceitos referentes às relações topológicas e temporais. A partir dos pontos de referência estabelecidos, é esperado que as crianças demonstrem compreensão, relatando se passaram por cima, por baixo, dentro ou fora dos obstáculos, rapidamente ou devagar.

Nas ilustrações, deve aparecer a sequência dos pontos percorridos nos desenhos, se os estudantes conseguiram fixar os pontos de referência e as relações de vizinhança e proximidade. Acompanhe as ilustrações e faça perguntas para que os estudantes percebam os objetivos da atividade:

  • Qual será o ponto de partida da sua ilustração?
  • Por onde vai começar?
  • Depois de passar por dentro do túnel, qual foi o próximo obstáculo?

Lembre-se do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, de Vigotsky

( https://novaescola.org.br/conteudo/1972/vygotsky-e-o-conceito-de-zona-de-desenvolvimento-proximal )

Perceba que não há problema se as crianças iniciam a ilustração por obstáculos diferentes, desde que as relações de vizinhança estejam representadas ao final do desenho de cada uma.

Para saber mais:

Zona de desenvolvimento proximal, de Vigotsky https://novaescola.org.br/conteudo/1972/vygotsky-e-o-conceito-de-zona-de-desenvolvimento-proximal

A construção da noção de espaço segundo Jean Piaget: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/viewFile/9205/5667

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos, considerando o tempo de deslocamento e descanso dos estudantes. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que outras propostas relacionadas a ela podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: O circuito poderá ser construído com materiais alternativos. Exemplos: pneus, caixas de papelão, bambolês, mangueiras, giz para desenhar no chão os obstáculos etc. Caso a escola tenha disponíveis, inclua na lista outras opções como cones, colchonetes, escorregador e outros brinquedos de parquinhos.

Para saber mais:

Zona de desenvolvimento proximal - Vigotsky https://novaescola.org.br/conteudo/1972/vygotsky-e-o-conceito-de-zona-de-desenvolvimento-proximal

A construção da noção de espaço segundo Jean Piaget: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/viewFile/9205/5667

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.

Explique o que é um circuito. Conte que é uma série de atividades ou etapas a serem realizadas em sequência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Apresente a imagem aos alunos. Você pode projetar ou imprimir. Outra opção é buscar uma fotografia ou ilustração semelhante na internet, em revistas ou jornais e disponibilizá- la para a turma.

Questione os alunos: “O que o garoto está fazendo? Ele poderia ultrapassar esse obstáculo de outra maneira?”.

Permita que os estudantes manifestem as opiniões deles sobre as possibilidades e estratégias que utilizariam para ultrapassar o obstáculo da foto. Caso perceba alguma fala que represente alguma limitação para o corpo humano, é importante mediá-la falando do risco de algumas ações e das limitações para outras.

Questione a turma sobre outras possibilidades e desafios que enfrentamos no dia a dia e como podemos mobilizar ações do nosso corpo para resolvê-las. Isso introduzirá a problematização do próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Incentive os estudantes a pensar nas potencialidades espaciais e físicas do corpo.

Diga: “O que nós conseguimos fazer? Não conseguimos voar como o Super Homem sozinhos. Mas, conseguimos correr bem rápido? Conseguimos pular bem alto? Conseguimos passar por cima de obstáculos? E por baixo?”.

Realize a mediação, estimulando os alunos a refletirem sobre essas questões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

Nesta etapa, as crianças vão participar de um circuito. Monte o circuito conforme os materiais disponíveis na sua escola. Você pode usar objetos recicláveis e reutilizáveis como pneus, cordões, bambolês etc. Outra opção é ir até os parquinhos ou quadros, se possível, em parceria com o professor de Educação Física.

No circuito, deverão ser oportunizadas condições para trabalhar os conceitos topológicos (de vizinhança): em cima, em baixo, por cima , por baixo, entre, dentro, fora e noções de temporalidade: rápido e devagar. Os obstáculos servirão como pretexto para isso.

Exemplos: os pneus podem servir como túnel (para passar por dentro). Os cones são empecilhos ao trajeto (e os alunos vão passar entre eles). Você pode criar outras possibilidades dentro do circuito, conforme as condições da sua escola. Lembre-se de garantir a segurança de todos os alunos.

Caso haja crianças com mobilidade reduzida, adapte o circuito para que todas participem.

Estimule a turma a ajudar os colegas a vencer todas as etapas. Deixe claro que não se trata de uma competição e, sim, de um desafio que todos podem vencer! O nosso corpo é incrível e capaz de muitas coisas!

As crianças atenderão aos comandos do professor (lembre-se de montar os comandos conforme as necessidades das crianças, no caso de dificuldade de mobilidade) e vão completar o percurso do circuito procurando marcar pontos de referência dentro da sequência (exemplo: a caixa, o túnel etc).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Primeiro, solicite a alguns estudantes que contem oralmente como foi o circuito corporal. Depois, peça a todos que ilustrem o circuito percorrido. Incentive-os a identificar de alguma maneira os pontos de referência como túnel, caixa etc. Vocês podem combinar alguns símbolos que serão utilizados para mostrar esses pontos de referência nos desenhos.

No relato oral, analise as falas conforme a aquisição de conceitos referentes às relações topológicas e temporais. A partir dos pontos de referência estabelecidos, é esperado que as crianças demonstrem compreensão, relatando se passaram por cima, por baixo, dentro ou fora dos obstáculos, rapidamente ou devagar.

Nas ilustrações, deve aparecer a sequência dos pontos percorridos nos desenhos, se os estudantes conseguiram fixar os pontos de referência e as relações de vizinhança e proximidade. Acompanhe as ilustrações e faça perguntas para que os estudantes percebam os objetivos da atividade:

  • Qual será o ponto de partida da sua ilustração?
  • Por onde vai começar?
  • Depois de passar por dentro do túnel, qual foi o próximo obstáculo?

Lembre-se do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, de Vigotsky

( https://novaescola.org.br/conteudo/1972/vygotsky-e-o-conceito-de-zona-de-desenvolvimento-proximal )

Perceba que não há problema se as crianças iniciam a ilustração por obstáculos diferentes, desde que as relações de vizinhança estejam representadas ao final do desenho de cada uma.

Para saber mais:

Zona de desenvolvimento proximal, de Vigotsky https://novaescola.org.br/conteudo/1972/vygotsky-e-o-conceito-de-zona-de-desenvolvimento-proximal

A construção da noção de espaço segundo Jean Piaget: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/viewFile/9205/5667

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