GEO01_08UND03 - Sistematização - Atividade de desenho
Plano de Aula
Plano de aula: PLANTAS BAIXAS - VISÃO VERTICAL
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Material necessário: cola e tesoura.
Material complementar:
Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YKDvVKsX3zf4t9KQj9X2EV8AtFTDKcUMk3rhnK3vD7UMHKHmxt2s4SH3suss/geo1-08und03-acao-propositiva-base-da-planta-baixa.pdf
Atividade de Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x5k2aRmahDH5ApfdXPaGWkBWTfppXwphqqPaBs2nM5KnES2QuCCJyYqksHb2/geo01-08und03-sistematizacao-atividade-de-desenho.pdf
Para você saber mais:
Neste material da Universidade Estadual de Londrina, você encontra subsídios para compreensão da visão oblíqua e vertical. A compreensão e leitura de representações diversas na visão vertical é ponto de partida para compreensão dos mapas e demais representações cartográficas: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: apresente o slide aos estudantes e conte a seguinte história: Era uma vez uma casinha engraçada. Ela tinha um montão de moradores! Vamos conhecê-la?
Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar o slide, escreva o título e leia para os estudantes.
Contextualização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Apresente o vídeo às crianças ou, caso não seja possível, cante com elas. Vídeo disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=y2fkgBdUTmg
Letra da música:
Refrão: Quem mora na casa torta?
sem janelinha e sem porta
quem mora na casa torta?
sem janelinha e sem porta
um gato que usa sapato
e tem retrato no quarto
uma florzinha pequenininha
que usa sainha curtinha
refrão
um elefante
com rabinho de barbante
um papel
de óculos e chapéu
um botão que toca violão
essa não!!!!
um pente com dor de dente
um pente com dor de dente
quem mora na casa
quem?
inventa depressa alguém
desenha janela e porta
na minha casinha torta
Contextualização
Orientações: Essa é a casinha engraçada. Do lado de dentro ela não é nada torta. Questione os estudantes sobre o que estão vendo na imagem. Não é necessário que respondam corretamente neste momento. Chame a atenção deles para detalhes da planta baixa, mas, não mencione o nome dos cômodos.
Fonte da imagem: https://www.tudoconstrucao.com/plantas-de-casas-com-1-quartos/
Como adequar à sua realidade: A planta baixa apresentada é de 1 quarto. No entanto, caso os móveis ilustrados sejam inadequados à realidade das crianças, é possível basear-se no desenho e ilustrar uma planta baixa semelhante com móveis mais condizentes à realidade local.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Com a imagem projetada, faça adivinhações e peça para as crianças apontarem onde estão os moradores.
Vamos brincar de adivinhar!
O pente está escovando os dentes.
O gato está olhando pro seu retrato.
O botão está sentado no sofá tocando o seu violão.
O elefante com rabinho de barbante está fazendo um lanche.
A florzinha de sainha curtinha está do lado de fora fazendo uma dancinha.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar a planta, pode-se ilustrar no chão com giz num espaço maior, um pátio, por exemplo, apenas o contorno (as paredes) dos cômodos e realizar as atividades.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
Numa atividade de recorte e colagem, os estudantes deverão observar a representação da casa (visão vertical) na planta baixa e reconhecer as ilustrações. Acompanhe a montagem e verifique se os estudantes estão conseguindo fazer a interpretação correta das ilustrações.
Entregue a base da planta baixa (imprima em tamanho A4) aos estudantes.
Oriente os estudantes a recortarem e distribuírem as peças nos cômodos conforme a localização, observando a planta baixa.
Se não for possível projetar a imagem da planta baixa, imprima uma planta para cada 4 estudantes e organize grupos para realizarem a atividade.
Materiais complementares:
Base da planta baixa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YKDvVKsX3zf4t9KQj9X2EV8AtFTDKcUMk3rhnK3vD7UMHKHmxt2s4SH3suss/geo1-08und03-acao-propositiva-base-da-planta-baixa.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Entregue outra base da planta e peça aos estudantes para agora, ilustrarem o que está faltando na casa, tanto do lado de dentro, como do lado de fora.
Combine símbolos para cada móvel: círculo para o vaso no banheiro, quadrado para a cama, retângulo para o sofá, etc.
Oriente-os a escrever o nome dos cômodos. Deixe-os livres para desenharem os moradores como quiserem, observando apenas o local em que estarão, conforme as adivinhações feitas no slide 5.
Observe se estão desenhando os móveis utilizando a visão vertical (de cima para baixo), como na colagem, deixe que observem essa atividade para se orientar.
Avalie se os estudantes estão ilustrando conforme a visão vertical dentro da casa e se estão atentos aos detalhes da representação, conforme a música utilizada - desenhar porta e janela na casa do lado de fora. Verifique também a disposição dos personagens e se as crianças conseguiram identificar os cômodos da casa na visão vertical.
Materiais complementares
Atividade disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x5k2aRmahDH5ApfdXPaGWkBWTfppXwphqqPaBs2nM5KnES2QuCCJyYqksHb2/geo01-08und03-sistematizacao-atividade-de-desenho.pdf
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp, celular ou tablet para gravação de vídeo e Youtube.
- Optativas: E-mail.
Valor trabalhado
- Cidadania e desigualdades sociais.
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
Este plano de aula tem por objetivo identificar em plantas baixas as primeiras representações da visão vertical. Diferenciando as representações tridimensional e bidimensional, as atividades realizadas serão realizadas em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. As ferramentas para chegar até os alunos serão vídeos, WhatsApp e e-mail. Apresente o tema da aula para as crianças, envie uma foto com o tema do plano original.
Contextualização (20 minutos)
Apresente o seguinte vídeo às crianças ou, caso não seja possível, cante para elas: https://www.youtube.com/watch?v=y2fkgBdUTmg, acesso em: 30/05/2020. Grave um vídeo e instigue as crianças após disponibilizar a imagem que consta neste link: https://www.tudoconstrucao.com/plantas-de-casas-com-1-quartos, acesso em: 30/05/2020. Essa é a casinha engraçada. Do lado de dentro, ela não é nada torta. Questione os alunos sobre o que estão vendo na imagem. Não é necessário que respondam corretamente neste momento. Chame a atenção deles para detalhes da planta baixa, mas não mencione o nome dos cômodos. Caso os móveis ilustrados sejam inadequados à realidade das crianças, é possível basear-se no desenho e ilustrar uma planta baixa semelhante, com móveis mais condizentes ao contexto local e social. A imagem pode ser enviada por WhatsApp ou e-mail.
Problematização (20 minutos)
Disponibilizada a imagem, peça que os alunos façam adivinhações e apontem onde estão os moradores. Envie a imagem por e-mail ou WhatsApp e solicite as respostas por meio de alguma dessas ferramentas.
Ação propositiva
Aqui, a atividade deve ser realizada de forma assíncrona. O tempo de duração pode ser ampliado conforme a realidade social da comunidade escolar.
Envie aos alunos a seguinte base da planta baixa, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YKDvVKsX3zf4t9KQj9X2EV8AtFTDKcUMk3rhnK3vD7UMHKHmxt2s4SH3suss/geo1-08und03-acao-propositiva-base-da-planta-baixa.pdf, acesso em: 30/05/2020. Numa atividade de recorte e colagem, eles deverão observar a representação da casa (visão vertical) na planta baixa e reconhecer as ilustrações.
Oriente as crianças a recortarem e distribuírem as peças nos cômodos conforme a localização, observando a planta baixa. Se não for possível imprimir as figuras, oriente que eles, com a ajuda de um adulto, recortem de revistas ou jornais imagens semelhantes e façam a atividade em uma folha de tamanho A4 (papel sulfite). Ao terminarem, peça que registrem com fotos e enviem.
Sistematização (60 minutos)
Encaminhe por e-mail ou WhatsApp esta outra base da planta, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x5k2aRmahDH5ApfdXPaGWkBWTfppXwphqqPaBs2nM5KnES2QuCCJyYqksHb2/geo01-08und03-sistematizacao-atividade-de-desenho.pdf, acesso em: 30/05/2020. Peça aos alunos para ilustrarem o que está faltando na casa, tanto do lado de dentro quanto do lado de fora. Combine símbolos para cada móvel: círculo para o vaso no banheiro, quadrado para a cama, retângulo para o sofá etc. Grave um vídeo para fazer os combinados e o envie à turma.
Oriente-os a escrever o nome dos cômodos. Deixe-os livres para desenhar os moradores como quiserem, observando apenas o local em que estarão, conforme as adivinhações feitas no slide 5 original. Ao terminarem a atividade, peça que a devolvam para você. Faça um feedback por meio de áudios.
Convite às famílias
Sugira que as crianças confeccionem a maquete da planta baixa de suas casas com um adulto. O passo a passo pode ser encontrado em: https://br.pinterest.com/pin/386394843007174780, disponível em: 30/05/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elaine Ap. Paraguai
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar em plantas baixas as primeiras representações da visão vertical; Diferenciar as representações tridimensional e bidimensional.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.