GEO2_08UND05 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Diferentes Pontos de Vista
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Representações de paisagens locais.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a preparação desta aula você precisará definir espaços da escola que gostaria que os alunos representassem e que podem ser representados de diferentes ângulos (como por exemplo, um bebedouro de água, ou um brinquedo do parquinho nos quais as crianças podem sentar em volta). Além disso, separe, para esta aula: diferentes tipos de papéis (folha sulfite, papel almaço, cartolina, etc), lápis de cor, giz de cera, canetinhas (e outros instrumentos para colorir), quadro, giz e as imagens desta aula (disponíveis no documento do item “material complementar”, abaixo).
Material complementar:
Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e sistematização):
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro dizendo aos alunos que dependendo da posição em que estamos enxergamos as coisas de maneiras diferentes das demais pessoas que podem estar em posições diferentes. Assim, temos diferentes pontos de vista, diferentes perspectivas de um mesmo objeto, paisagem, local.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Reproduza a imagem deste slide. Se optar por apresentar a imagem impressa, use este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvakGrFu3aHGwFVJwtX2cu7eZN7yyWpsEPQJgqxXVUzBZEzUKPg42ntQXXEp/geo2-08und05-imagens-para-impressao.pdf
Pergunte aos alunos:
- Para onde os meninos olham?
- O que será que eles estão vendo?
- A paisagem que o menino da frente vê é a mesma que o menino de trás vê?
Permita que eles respondam sem interferir com proposições que deverão ser feitas no final da aula, em seguida comente:
Nós não sabemos o que os dois veem, que está atrás da câmera que os fotografou, só podemos dar alguns palpites, contudo, sabemos que a perspectiva dos dois é diferente, pois eles estão em posições diferentes. O menino de trás, por exemplo, enxerga o menino da frente e a cadeira na qual ele está sentado, além da paisagem. O menino da frente não enxerga o de trás, nesse momento, apenas a paisagem que ambos observam.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie esta etapa reproduzindo este slide ou escrevendo a pergunta dele, no quadro.
Incremente a pergunta da seguinte maneira:
- O que vocês veem de onde estão sentados ? Você pode fazer essa atividade na sala de aula ou já próximo do local que escolheu para eles representarem:
- Sem virar a cabeça, descrevam a paisagem que está bem a frente, com as pessoas, objetos e demais detalhes que vocês observam.
Este momento é apenas descritivo, para que eles comecem a compreender como deverão fazer a próxima atividade. Permita que eles respondam e vá fazendo perguntas, ou pedindo que as pessoas que estiverem em posições bem diferentes da primeira que falou, falem em seguida.
Finalizada esta conversa, dirija-se para o local escolhido para fazer o desenho, com os materiais em mãos.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Chegando até o local no qual está a paisagem da escola que as crianças irão desenhar, posicione-os, ou peça que eles escolham onde querem sentar. Diga que eles farão um desenho do que observam, do jeito que observam. Não chame a atenção para o objeto em si, por exemplo “Vocês terão que desenhar o balanço do parquinho”, pois dessa maneira eles podem desenhar usando a imaginação e a proposta do desenho não é esta.
Diga que a proposta é fazer um desenho, como se eles estivessem tirando uma foto do local onde estão sentados/posicionados, olhando para a frente e colocando apenas o que eles conseguem ver. Porém, após essa primeira orientação, permita que eles desenhem sem interferências, a não ser que eles estejam com muitas dúvidas.
Comunique que, antes de desenharem, é necessário escolher o material que desejam utilizar (papel, lápis para o desenho e instrumento de colorir), coloque todos à disposição e diga que eles podem ir usando conforme forem precisando.
Você pode distribuir os alunos em diferentes locais, observando diferentes paisagens, se escolher o parque, por exemplo, pode ser que alguns fiquem em volta do balanço, outros do escorregador, etc. Se escolher um local fechado, escolha diferentes objetos que sejam o centro da paisagem, por exemplo, na sala de aula, alguns podem ficar virados para a mesa do professor, outros para a lousa, outros para as carteiras, etc. Ou seja, varie as posições e também a paisagem.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Finalizado o tempo da etapa anterior peça que todos sentem em roda e coloquem seus desenhos na frente para que todos possam ver. Mesmo que alguns desenhos estejam inacabados, diga que as diferentes perspectivas também podem ter isso, pois alguns tiveram que desenhar menos elementos e acabaram mais rápido, enquanto outros tinham mais coisas em suas paisagens e precisariam de mais tempo. Entretanto, informe que todos terão um tempo “extra” em outra aula para terminar, se for necessário.
Sugira que todos olhem os desenhos uns dos outros e observem o que eles têm em comum e diferente (naqueles que desenharam a mesma paisagem). Ressalte as diferenças e semelhanças apontando para o local no qual a criança estava. Peça que eles observem as paisagens de alguns e tentem adivinhem onde eles estavam sentados, para terem desenhado aquilo.
Após as observações projete este slide ou apresente suas fotos impressas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvakGrFu3aHGwFVJwtX2cu7eZN7yyWpsEPQJgqxXVUzBZEzUKPg42ntQXXEp/geo2-08und05-imagens-para-impressao.pdf
Diga que a paisagem muda muito, não somente dependendo da posição de quem a observa, mas também dependendo da variação do tempo e da luz do sol. Comente que as fotos são da mesma paisagem da cidade do Rio de Janeiro, mas apresentam elementos diferentes, por conta do horário na qual foram tiradas, a primeira foi tirada à noite, não conseguimos enxergar as casas e prédios, observamos as luzes e uma cor azul escura no mar e nas montanhas. Já, na luz do dia, quando a segunda foto foi retirada, observamos as casas e prédios, observamos que o mar e as montanhas tem cores bem distintas e não vemos as luzes da cidade.
Portanto a posição em que estamos e até mesmo o horário mudam a paisagem de lugares comuns a nós, tornando-os diferentes e novos a cada olhar.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom e software para edição e produção de vídeos
Valores trabalhados
- Cidadania
- Protagonismo
- Participação
Apresentação do tema da aula (25 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos observem e desenhem o espaço da escola levando em consideração a posição na qual o observador se encontra. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga aos alunos que dependendo da posição em que estamos enxergamos as coisas de maneiras diferentes. Assim, temos diferentes pontos de vista, diferentes perspectivas de um mesmo objeto ou paisagem.
Contextualização (30 minutos)
Envie o slide do plano original aos estudantes e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Pergunte:
- Para onde os meninos olham?
- O que será que eles estão vendo?
- A paisagem que o menino da frente vê é a mesma que o menino de trás vê?
A imagem para envio está disponível aqui.
Diga aos alunos, em um vídeo posterior, que nós não sabemos o que os dois veem, que está atrás da câmera quem os fotografou, e só podemos dar alguns palpites. Contudo, sabemos que a perspectiva dos dois é diferente, pois eles estão em posições diferentes. O menino de trás, por exemplo, enxerga o menino da frente e a cadeira na qual ele está sentado, além da paisagem. O menino da frente não enxerga o de trás, apenas a paisagem que ambos observam.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Inicie esta etapa reproduzindo o slide do plano original. Encaminhe utilizando alguma das ferramentas sugeridas no início. Incremente a pergunta da seguinte maneira:
- O que vocês veem de onde estão sentados para fazer suas tarefas do ensino remoto? Sem virar a cabeça, descrevam a paisagem que está bem a frente, com as pessoas, objetos e demais detalhes que vocês observam.
Este momento é apenas descritivo, para que eles comecem a compreender como deverão fazer a próxima atividade. Peça que anotem no caderno. Caso não estejam alfabetizados, um adulto pode auxiliar.
Ação propositiva (60 minutos - assincronamente)
Oriente os alunos que da janela da sua residência observem as paisagens. Diga que eles farão um desenho do que observam, do jeito que observam.
Diga que a proposta é fazer um desenho como se eles estivessem tirando uma foto do local. Os desenhos devem ser feitos em uma folha sulfite de tamanho A4. Comunique que, antes de desenharem, é necessário escolher o material que desejam utilizar (papel, lápis para o desenho e para colorir).
Sistematização (60 minutos)
Peça que os estudantes encaminhem os desenhos que produziram. Organize um momento para que todos olhem os desenhos uns dos outros e observem o que eles têm em comum e o que têm de diferente (naqueles que desenharam a mesma paisagem). Fica a sugestão para se organizar um vídeo com as fotos e, posteriormente, disponibilizá-lo para análise das crianças.
Após as observações, envie o slide do plano original ou apresente as fotos que estão disponíveis aqui.
Diga que a paisagem muda muito. Não somente dependendo da posição de quem a observa, mas também da variação do tempo e da luz do sol. Comente que as fotos são da mesma paisagem da cidade do Rio de Janeiro, mas apresentam elementos diferentes, por conta do horário na qual foram tiradas.
A primeira foi tirada de noite. Não conseguimos enxergar as casas e prédios, mas observamos as luzes e uma cor azul escura no mar e nas montanhas. Já, com a luz do dia, quando a segunda foto foi retirada, observamos as casas e prédios, observamos que o mar e as montanhas têm cores bem distintas e não vemos as luzes da cidade. Portanto, a posição em que estamos e até mesmo o horário mudam a paisagem dos lugares, tornando-os diferentes e novos a cada olhar.
Convite às famílias
Oriente que as famílias acompanhem as crianças nas produções dos desenhos das paisagens e que juntos possam navegar pelo site da Secretaria de Turismo da cidade, por jornais locais, blogs, enfim, por repositórios que contenham imagens da transformação da paisagem da sua realidade local. Para isso, selecione as fontes previamente.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Observar e desenhar um espaço da escola levando em consideração a posição na qual o observador se encontra.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA