GEO2_08UND03 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Pontos de Referência Próximos à Escola
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Representações de paisagens locais.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a preparação desta aula peça, com alguns dias de antecedência, uma autorização para fazer um passeio ao redor da escola com os alunos.
Passeio autorizado, selecione para esta aula o seguintes materiais: Lápis, papel ou caderno, giz, quadro, equipamento para tirar foto (celular ou câmera, porém este é opcional) e as imagens desta aula que estão disponíveis no item “material complementar”, abaixo.
Material complementar:
Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mbf7BHTCshzKWnuXa9mWj4Ep7rq9PkGNeG5HSVdM8a7QbS5fjN3BhZ4bdGZQ/geo2-08und03-imagens-para-impressao.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro.
Pergunte aos alunos se eles já repararam o que tem no entorno da escola que possam auxiliá-los na orientação e localização dela. Diga que hoje eles poderão observar melhor este entorno.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Reproduza a imagem deste slide. Se optar por apresentar a imagem impressa, use este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mbf7BHTCshzKWnuXa9mWj4Ep7rq9PkGNeG5HSVdM8a7QbS5fjN3BhZ4bdGZQ/geo2-08und03-imagens-para-impressao.pdf
Pergunte aos alunos o que eles veem na foto. Após as respostas, conte a seguinte história:
“Esse é o estacionamento do trabalho de Carlos, ele para neste mesmo local todos os dias, mas não sempre na mesma vaga, pois elas não são marcadas. Sempre que estaciona, não olha o número da vaga, mas sim seu entorno, observando o que existe em volta para poder se orientar e encontrar o carro no fim do expediente.
Hoje, ao parar o carro, ele observou que à sua direita havia uma vaga livre e em seguida um carro preto, na sua frente havia uma vaga livre, sem carro, atrás não haviam vagas, pois era o espaço da rua, do trânsito e à sua esquerda havia um poste de iluminação”.
Logo após as coordenadas, pergunte aos alunos se, com essas informações, Carlos poderia encontrar seu veículo.
Aguarde as respostas e pergunte: Nós precisaríamos saber qual é o carro do Carlos para acertar?
Aguarde as respostas novamente e comente que, Carlos conhecia seu carro, mas mesmo se outra pessoa precisasse encontrá-lo, com as orientações dos pontos de referência do entorno do carro, seria possível.
Ressalte que, conhecer o que existe no entorno dos lugares que mais frequentamos é muito importante e hoje todos farão um exercício para aprimorar esse conhecimento.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie esta etapa reproduzindo a questão presente no slide. Permita que se expressem. Busque conduzir a discussão tratando dos elementos da paisagem no entorno da escola, esteja esta em uma área urbana ou rural. Relembre estes elementos, buscando fazer com que percebam como utilizamos para nos orientar em nosso dia a dia.
Em seguida, pergunte aos alunos:
- O que existe no entorno da nossa escola?
- Quais são os pontos de referência que nos ajudam a localizar o prédio no qual ela fica (no qual estamos)?
Aguarde as respostas dos alunos e passe para a próxima etapa.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Reproduza o slide desta etapa ou escreva suas orientações no quadro. Comente que, de maneira organizada, eles darão uma volta no quarteirão da escola e observarão os pontos de referência que mais chamam atenção.
Organize a turma e saia pelo entorno da escola. É importante preparar-se para esta investigação pensando se você necessitará de ajuda, tudo dependerá do que você já conhece sobre o tamanho e comportamento da turma. Chame outros professores, auxiliares, ajudantes para te acompanhar. Principalmente se a turma for grande e você for fazer muitos apontamentos pelo trajeto.
Durante o estudo permita que as crianças observem livremente, sem chamar a atenção para os pontos de referência que você observou.
Apenas oriente-os a observar tudo, desde construções, casas, prédios, parques, comércios até mesmo placas, árvores, semáforos, pinturas, etc. Se você optou por utilizar um equipamento fotográfico, como sugerimos no primeiro slide, tire fotos e permita que as crianças também façam o mesmo, cada um com seu ponto de vista.
A volta deve ser rápida, é apenas uma observação e, é importante que eles observem os pontos de referência que mais chamam a atenção logo no primeiro olhar.
Ao retornar à escola, peça que os alunos escrevam o nome da escola (ou façam um desenho dela) no centro de uma folha de sulfite ou na folha do caderno. Se preferir pode apresentar a imagem impressa (usando o modelo presente neste documento https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mbf7BHTCshzKWnuXa9mWj4Ep7rq9PkGNeG5HSVdM8a7QbS5fjN3BhZ4bdGZQ/geo2-08und03-imagens-para-impressao.pdf
Em seguida eles deverão colocar os nomes (ou desenhos) dos 4 pontos de referência que mais chamaram a atenção em volta do nome, criado assim, um mapa mental do que observaram. Peça que ao fazer o mapa, ele tomem como referência a rua do portão de onde saíram para localizarem os pontos (o que fica na frente da rua do portão, do lado esquerdo ou direito e atrás dela). Contudo, eles não precisam necessariamente anotar um ponto em cada localização (frente, trás, direita, esquerda).
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie esta etapa perguntando aos alunos como foi o passeio. Eles conseguiram observar o que foi pedido? Conseguiram anotar os quatro pontos que mais lhe chamaram a atenção? Pergunte ainda quem reparou mais nas construções (independente do que sejam), quem reparou nos elementos naturais (árvores, parques, rios, etc) e quem reparou mais nos detalhes menores (placas, semáforos, grafites, letreiros, cores, etc). Pergunte se, com estes pontos que cada um destacou é possível encontrar o prédio da escola, mesmo sem conhecê-lo, sem saber como ele é.
Depois, reproduza este slide ou desenhe este esquema no quadro. Você irá reproduzir o mapa que as crianças fizeram no papel. Então coloque a escola no centro e puxe as setas conforme for acrescentando os nomes dos pontos de referência. E peça que os alunos contem quais foram os pontos que anotaram e qual a localização deles (tomando como base a rua, o portão e o lado pelo qual saíram).
Anote nas caixinhas (se estiver usando o slide) ou no quadro os pontos que mais aparecerem.
Finalize comentando que é muito importante saber estes detalhes, pois, mesmo que conheçamos a escola e saibamos chegar até ela, saber os pontos de referência permite que orientemos outras pessoas que venham até ela pela primeira vez, ou que tenham dúvidas de como chegar. Permite, além disso, que saibamos o que está disponível e próximo de nós (comércios, locais de lazer, pontos turísticos, serviços importantes, outros locais de vivência como casas de amigos e parentes, etc).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Google Earth; e-mail ou WhatsApp; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeo e Google Meet ou outra ferramenta que possa promover um momento síncrono
- Optativas: Google Classroom, Google Docs e Google Jamboard
Valores trabalhados
- Cidadania
- Desigualdade social
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos elaborem um mapa mental com os principais pontos de referência do entorno da escola. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Na apresentação do tema, grave um vídeo perguntando aos alunos se eles já repararam no que existe nas proximidades da escola e que pode auxiliá-los na orientação e localização. Diga que nesta aula eles irão observar melhor o entorno. Envie à turma o slide referente a esta etapa, disponível no plano original.
Contextualização (60 minutos)
Envie o slide de contextualização do plano original aos alunos. Grave e envie um vídeo contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, encaminhe as imagens disponíveis aqui por WhatsApp ou e-mail.
Pergunte o que eles veem na foto e, depois que responderem, conte a história que consta no plano original. Após as coordenadas, pergunte às crianças se, com as informações dadas, Carlos poderia encontrar seu veículo. Aguarde as respostas e, em seguida, questione: nós precisaríamos saber qual é o carro do Carlos para acertar? Ressalte que conhecer o que existe no entorno dos lugares que mais frequentamos é muito importante e que nesta aula eles farão um exercício para aprimorar esse conhecimento. Ao gravar o vídeo, seja objetivo.
Problematização (60 minutos)
Inicie esta etapa enviando à turma o slide de problematização do plano original. Busque conduzir a problematização dos elementos da paisagem no entorno da escola, seja em área urbana ou rural. Relembre os elementos, fazendo os alunos perceberem como os utilizamos para nos orientar em nosso dia a dia. Em seguida, pergunte:
- O que existe no entorno da nossa escola?
- Quais são os pontos de referência que nos ajudam a localizar o prédio no qual ela fica?
Aguarde as respostas, que podem ser enviadas por mensagens de texto ou áudio.
Ação propositiva (60 minutos - assincronamente)
Encaminhe o slide desta etapa ou escreva suas orientações no Google Docs e envie aos alunos. Disponibilize a ferramenta do Google Earth para que façam um passeio virtual pelo entorno da escola. Oriente-os a observar tudo: construções, casas, prédios, parques, comércios e até mesmo placas, árvores, semáforos, pinturas etc. É importante que eles observem os pontos de referência que mais chamam a atenção logo no primeiro olhar.
Peça que escrevam o nome da escola (ou façam um desenho dela) no centro de uma folha de sulfite ou na folha do caderno. Se preferir, você pode apresentar à turma o modelo da atividade disponível aqui. Eles deverão colocar os nomes (ou desenhos) dos quatro pontos de referência que mais chamaram a atenção em volta do nome, criando assim, um mapa mental do que observaram. Peça que ao fazer o mapa, ele tomem como referência a rua do portão da escola, localizando os pontos (o que fica na frente da rua do portão, do lado esquerdo ou direito e atrás dela). Contudo, eles não precisam necessariamente anotar um ponto em cada localização (frente, trás, direita, esquerda).
Sistematização (60 minutos – síncrono)
Esta etapa deverá ser realizada de forma síncrona. Pergunte aos alunos como foi o passeio virtual com o Google Earth. Eles conseguiram observar o que foi pedido? Conseguiram anotar os quatro pontos que mais lhe chamaram a atenção? Pergunte ainda quem reparou nas construções (independente do que sejam), nos elementos naturais (árvores, parques, rios etc.) e quem reparou em detalhes menores, como placas, semáforos, grafites, letreiros, cores e etc.).
Pergunte se é possível encontrar o prédio da escola mesmo sem conhecê-lo, usando somente os pontos que cada um destacou. Peça que eles digam um ponto de referência que pode facilitar o acesso à escola. Aqui, fica a sugestão de que com o programa Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, os alunos poderão inserir palavras dos lugares que são referência. O vídeo com o passo a passo para usar essa ferramenta encontra-se disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na realização das atividades deste plano. Ao utilizar o Google Earth, recomenda-se que um adulto possa acompanhá-las. O tutorial de como usar a ferramenta está disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Elaborar um mapa mental com os principais pontos de referência do entorno da escola.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.