Plano de Aula

Plano de aula: PONTOS DE VISTA - VISÃO OBLÍQUA E VISÃO VERTICAL

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Esta aula utiliza, para contextualização, trechos do livro ADA, de Regina Rennó, editora Lê. Porém, caso a escola não possua o livro, os trechos dele estão disponíveis no site da Editora Lê para uso do professor. http://www.le.com.br/leitor-iniciante/ada

Material complementar: Imagens para serem impressas e distribuídas aos grupos. Fique à vontade para substituir as imagens por outras mais próximas à realidade dos estudantes, se desejar. Serão utilizadas para a ação propositiva - slide 10. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YdRrYuShTRGv7xaD4W7ebhRbwAAwx7zw6zxWH8R5W4qDkFn8QhHmB5mTfCYM/ge01-08und01-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

Existem várias maneiras de se representar o espaço: ilustrações, croquis, pinturas… Cada resultado dependerá do ponto de vista do observador. O estudo a respeito dos pontos de vista é importante para que o estudante compreenda, posteriormente, que os mapas são construídos a partir da visão vertical (no momento, não é necessário utilizar essa nomenclatura com os estudantes). Utilizaremos nomenclaturas mais simplificadas para auxiliar a compreensão: de cima para baixo (corresponde à visão vertical), de cima para baixo e de lado (corresponde à visão oblíqua), de baixo para cima e de frente (visão frontal).

Essa compreensão é fundamental para a leitura e interpretação dos mapas.

Um material disponível para estudo é o texto da professora Simone Aparecida Silva da Universidade de Londrina no Paraná, disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva na lousa o tema da aula. Chame a atenção das crianças para as imagens projetadas.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar, podem ser utilizadas imagens semelhantes de revistas ou jornais ou mesmo desenhos feitos pelo professor.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência