GE01_08UND01 - Ação propositiva - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: PONTOS DE VISTA - VISÃO OBLÍQUA E VISÃO VERTICAL
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Esta aula utiliza, para contextualização, trechos do livro ADA, de Regina Rennó, editora Lê. Porém, caso a escola não possua o livro, os trechos dele estão disponíveis no site da Editora Lê para uso do professor. http://www.le.com.br/leitor-iniciante/ada
Material complementar: Imagens para serem impressas e distribuídas aos grupos. Fique à vontade para substituir as imagens por outras mais próximas à realidade dos estudantes, se desejar. Serão utilizadas para a ação propositiva - slide 10. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YdRrYuShTRGv7xaD4W7ebhRbwAAwx7zw6zxWH8R5W4qDkFn8QhHmB5mTfCYM/ge01-08und01-acao-propositiva-imagens.pdf
Para você saber mais:
Existem várias maneiras de se representar o espaço: ilustrações, croquis, pinturas… Cada resultado dependerá do ponto de vista do observador. O estudo a respeito dos pontos de vista é importante para que o estudante compreenda, posteriormente, que os mapas são construídos a partir da visão vertical (no momento, não é necessário utilizar essa nomenclatura com os estudantes). Utilizaremos nomenclaturas mais simplificadas para auxiliar a compreensão: de cima para baixo (corresponde à visão vertical), de cima para baixo e de lado (corresponde à visão oblíqua), de baixo para cima e de frente (visão frontal).
Essa compreensão é fundamental para a leitura e interpretação dos mapas.
Um material disponível para estudo é o texto da professora Simone Aparecida Silva da Universidade de Londrina no Paraná, disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva na lousa o tema da aula. Chame a atenção das crianças para as imagens projetadas.
Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar, podem ser utilizadas imagens semelhantes de revistas ou jornais ou mesmo desenhos feitos pelo professor.
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Para este plano, serão utilizadas imagens do Livro ADA de Regina Rennó, editora LÊ. Se a escola não tiver o livro, há imagens on line (utilizadas nos slides) no site da Editora Lê. http://www.le.com.br/leitor-iniciante/ada
Caso não seja possível projetar as imagens do livro, a história pode ser narrada ou podem ser improvisadas outras histórias baseadas no livro, narradas pelo professor. Podem ser coletadas imagens semelhantes em revistas ou jornais, ou mesmo ilustrações feitas pelo professor, caso haja alguma dificuldade em projetar ou imprimir.
Converse com os estudantes sobre o tema e sobre o desejo de Ada. Você gostaria de voar como os passarinhos? O que você gostaria de ver lá de cima?
Contextualização
Orientações: Converse com os estudantes sobre as imagens. Instigue-os a observá-las. Faça perguntas sobre a cena, chame a atenção para os móveis e objetos e como estão representados. Mas não responda, deixe que reflitam.
Contextualização
Orientações: Continue explorando as imagens com os estudantes. Por que Ada acha que sua vida parece quadrada? Deixe que os estudantes pensem a respeito. Para vermos o teto para onde temos que olhar? E para vermos o chão? Todo mundo olhando para o teto! Ele se parece com um quadrado?
Contextualização
Orientações: Continue explorando as imagens com os estudantes: Ada vai para a escola de van. Veja o que ela vê pela janela! E vocês? Como vem para a escola? O que vêem durante o caminho?
Contextualização
Orientações: Indague os estudantes sobre a representação da cena: Para vermos a cabeça das pessoas assim como estão nas imagens, de onde temos que olhá-las? E as mesas? Como conseguiríamos vê-las como estão?
Contextualização
Orientações: Para onde ADA está olhando? Se voássemos como os passarinhos, de que posição veríamos o mundo? Como apareceriam as casas? Os objetos?
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: É importante não apresentar respostas prontas. Deixe que as crianças pensem, apresentem hipóteses livremente. Você pode registrar as hipóteses levantadas no quadro ou no papel A3 (álbum seriado).
Se considerar necessário faça outras perguntas: Como é possível ver o mundo de outros pontos de vista?
Há uma série de vídeos que pode ser utilizados como recursos, se desejar. Mas, lembre-se de ajustar o tempo, caso opte pela utilização. “O Brasil visto de cima” disponível no Youtube em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLe3SAVVJXsGpS3cd3xf45THEpfsvUrh-7
As imagens do clipe de Aquarela, do Toquinho, também são muito ilustrativas. Disponível no Youtube em: https://www.youtube.com/watch?v=FH-8ydKbc08
Imagem do slide disponível em: https://unsplash.com/photos/7BP-wVfA5OE acesso em 26/11/2018
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: As atividades estão disponíveis no material complementar. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YdRrYuShTRGv7xaD4W7ebhRbwAAwx7zw6zxWH8R5W4qDkFn8QhHmB5mTfCYM/ge01-08und01-acao-propositiva-imagens.pdf
Oriente as crianças a observarem as imagens e assinalar de qual ponto de vista elas foram representadas.
Em seguida eles farão uma brincadeira semelhante à Imagem e Ação.
Imprima as fichas conforme o número de grupos que serão formados. Recorte e entregue um conjunto por grupo. Cada um irá retirar uma ficha aleatoriamente e fará o desenho observando o determinado objeto. Depois eles apresentarão aos colegas e um tentará adivinhar o que o outro representou.
Distribua as fichas com os objetos do cotidiano. Pode alterar os objetos, caso necessário e adaptar à realidade da sua sala de aula. É necessário escolher sempre objetos simples e que fazem parte do dia a dia dos estudantes.
Deixe que as crianças observem o objeto que estão ilustrando, porém, oriente-as a despistar os colegas, para que eles não descubram qual é o objeto representado.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Em círculo, disponha no centro as representações próximas aos objetos originais para que os estudantes comparem e indiquem de qual ponto de vista o objeto foi representado e o que poderia melhorar nas ilustrações. Ajude-os a realizar essa interpretação cuidando para que respeitem os colegas e colaborem uns com os outros.
Os estudantes deverão concluir que o ponto de vista muda e, por isso, muda a forma como a paisagem é vista. Os pássaros durante o vôo, ou pousados no alto de uma árvore, veem do alto para baixo. Ada, na superfície, vê de baixo para cima ou de frente.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Youtube, WhatsApp, celular, tablet ou um computador com câmera para gravar vídeos, áudios e enviar fotos.
- Optativas: E-mail.
Valor trabalhado
- Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é identificar objetos, pessoas e paisagens sob diferentes pontos de vista de modo a permitir que os alunos possam vislumbrar o mundo de muitas maneiras. As atividades propostas serão realizadas de forma assíncrona, por meio do envio de áudios e vídeos por WhatsApp ou e-mail. As devoluções das crianças serão realizadas pelas mesmas ferramentas. Na etapa da apresentação, envie a imagem que consta no plano original ou grave um vídeo ou áudio para instigar os alunos a refletir.
Contextualização (20 minutos)
Esta aula utiliza, para a contextualização, o livro “ADA”, de Regina Rennó, da Editora Lê. Caso não possua a obra, os trechos dela estão disponíveis aqui, no site da editora, para uso docente. Grave um vídeo narrando a história ou improvise outras narrativas baseadas no livro. Caso, opte por esta última metodologia, colete ilustrações e imagens em revistas ou jornais e as envie para os alunos.
Converse com os eles sobre as imagens. Instigue-os a observá-las. Faça perguntas sobre as cenas, chame a atenção para os móveis e objetos e como estão representados. Deixe que reflitam.
Problematização (30 minutos)
Pergunte: como é possível ver o mundo de outros pontos de vista? Há uma série de vídeos que pode ser utilizados como recursos, se desejar:
- “O Brasil visto de cima”, disponível aqui.
- “Toquinho no Mundo da Criança - Aquarela” (As imagens do clipe são muito ilustrativas), disponível aqui.
Você pode fazer o download dos vídeos e enviá-los aos alunos para download. Se preferir, disponibilize somente os links.
Ação propositiva
A atividade deverá ser realizada de forma assíncrona. Nesta etapa, as imagens disponíveis aqui devem ser enviadas à turma. Fique à vontade para substituí-las por outras mais próximas à realidade dos alunos, se desejar. Oriente-os a observar as cenas e a assinalar de qual ponto de vista elas foram representadas.
Em seguida, eles farão uma brincadeira semelhante ao jogo “Imagem e ação”. Envie aos alunos as imagens que constam no plano de aula original. Caso eles não possam imprimir as fichas, oriente-os a desenhá-las em folhas de papel sulfite, com o auxílio de um adulto.
Depois, eles apresentarão aos familiares e um tentará adivinhar o que o outro representou. Após realizarem a brincadeira em casa, peça que façam um vídeo de no máximo dois minutos contando como foi o jogo e enviem no grupo de WhatsApp ou e-mail da turma.
Sistematização (30 minutos)
Na etapa da sistematização, faça um feedback por áudio para os alunos sobre os vídeos que foram enviados. Eles deverão concluir que o ponto de vista muda e, por isso, muda a forma como a paisagem é vista. Os pássaros durante o vôo, ou pousados no alto de uma árvore, veem do alto para baixo. Ada, na superfície, vê de baixo para cima ou de frente.
Convite às famílias
Oriente as famílias a assistirem ao vídeo “Qual ave consegue ficar mais tempo no céu sem pousar?”, disponível aqui. Outras sugestão é um desenho animado sobre as aventuras dos pássaros, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elaine Ap. Paraguai
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar objetos, pessoas e paisagens sob diferentes pontos de vista
Habilidade (s) da Base: (EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras