Plano de Aula

Plano de aula: PONTOS DE VISTA - VISÃO OBLÍQUA E VISÃO VERTICAL

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Esta aula utiliza, para contextualização, trechos do livro ADA, de Regina Rennó, editora Lê. Porém, caso a escola não possua o livro, os trechos dele estão disponíveis no site da Editora Lê para uso do professor. http://www.le.com.br/leitor-iniciante/ada

Material complementar: Imagens para serem impressas e distribuídas aos grupos. Fique à vontade para substituir as imagens por outras mais próximas à realidade dos estudantes, se desejar. Serão utilizadas para a ação propositiva - slide 10. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YdRrYuShTRGv7xaD4W7ebhRbwAAwx7zw6zxWH8R5W4qDkFn8QhHmB5mTfCYM/ge01-08und01-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

Existem várias maneiras de se representar o espaço: ilustrações, croquis, pinturas… Cada resultado dependerá do ponto de vista do observador. O estudo a respeito dos pontos de vista é importante para que o estudante compreenda, posteriormente, que os mapas são construídos a partir da visão vertical (no momento, não é necessário utilizar essa nomenclatura com os estudantes). Utilizaremos nomenclaturas mais simplificadas para auxiliar a compreensão: de cima para baixo (corresponde à visão vertical), de cima para baixo e de lado (corresponde à visão oblíqua), de baixo para cima e de frente (visão frontal).

Essa compreensão é fundamental para a leitura e interpretação dos mapas.

Um material disponível para estudo é o texto da professora Simone Aparecida Silva da Universidade de Londrina no Paraná, disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva na lousa o tema da aula. Chame a atenção das crianças para as imagens projetadas.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar, podem ser utilizadas imagens semelhantes de revistas ou jornais ou mesmo desenhos feitos pelo professor.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência