GEO1_08UND09 - Pistas
Plano de Aula
Plano de aula: Representações Gráficas
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, material impresso, lápis de cor, cola, fita dupla face ou fita crepe.
Material complementar:
Pistas para afixar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pGnmMhU374CVhXR4MfNKmn4wwMhz7s535vu6nrKTPmkG43c2PGTfExNbU2vf/geo1-08und09-pistas-para-fixar.pdf
Pistas para adivinhar e carta para a bruxinha Caracol: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rDvGEAnpQ953crepumrFqXhmBR8VVwKcjDWRYvd6HXuay8acR3MwrBm6cZqj/geo1-08und09-pistas.pdf
Para você saber mais:
Neste texto, os conceitos mais importantes da alfabetização cartográfica são explanados objetivamente. Um deles é o conceito de legenda. O uso dos símbolos para representar situações reais será muito importante na compreensão dos mapas futuramente.
DIAS, Wagner da Silva; OZÓRIO, Augusto Monteiro. Alfabetização cartográfica nas séries iniciais: uma proposta para a formação de professores. Disponível em: <https://edutec.unesp.br/images/stories/pdf/alfabetizacao_cartografica_nas_series_iniciais.pdf>. Acesso em: 21 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema para os alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte a eles: Vocês já ouviram falar da Bruxinha Caracol? Quem e como será ela?
Como adequar à sua realidade: Caso haja alguma restrição em relação à crenças e/ou superstições em sua região ou escola, substitua a bruxinha por um garoto ou garota atrapalhada ou por um personagem de livros infantis - ex: um dos dos três porquinhos, um dos sete anões, etc.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA