GEO1_08UND09 - Pistas
Plano de Aula
Plano de aula: Representações Gráficas
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, material impresso, lápis de cor, cola, fita dupla face ou fita crepe.
Material complementar:
Pistas para afixar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pGnmMhU374CVhXR4MfNKmn4wwMhz7s535vu6nrKTPmkG43c2PGTfExNbU2vf/geo1-08und09-pistas-para-fixar.pdf
Pistas para adivinhar e carta para a bruxinha Caracol: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rDvGEAnpQ953crepumrFqXhmBR8VVwKcjDWRYvd6HXuay8acR3MwrBm6cZqj/geo1-08und09-pistas.pdf
Para você saber mais:
Neste texto, os conceitos mais importantes da alfabetização cartográfica são explanados objetivamente. Um deles é o conceito de legenda. O uso dos símbolos para representar situações reais será muito importante na compreensão dos mapas futuramente.
DIAS, Wagner da Silva; OZÓRIO, Augusto Monteiro. Alfabetização cartográfica nas séries iniciais: uma proposta para a formação de professores. Disponível em: <https://edutec.unesp.br/images/stories/pdf/alfabetizacao_cartografica_nas_series_iniciais.pdf>. Acesso em: 21 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema para os alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte a eles: Vocês já ouviram falar da Bruxinha Caracol? Quem e como será ela?
Como adequar à sua realidade: Caso haja alguma restrição em relação à crenças e/ou superstições em sua região ou escola, substitua a bruxinha por um garoto ou garota atrapalhada ou por um personagem de livros infantis - ex: um dos dos três porquinhos, um dos sete anões, etc.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA