Plano de aula: Localização espacial e noções topológicas

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano, é esperado que as crianças desenvolvam noções topológicas, como vizinhança entre os espaços escolares e sequência do percurso realizado. Elas também vão conhecer alguns pontos de referência e utilizar símbolos para os locais visitados, já trabalhando a noção de legenda. Por fim, farão seu mapa mental, organizando e sistematizando todos os conceitos anteriormente citados.

Materiais necessários: Lápis, borracha, cola, prancheta (caso seja possível) para firmar a folha, poderá ser substituída por um caderno.

Material complementar:

Tabela para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jyHW3xH6GfyCSFVYcvc7jBwTSkAVy85bsNvuC3dQwAKKESqSrHUjBeKkD9jV/geo1-08und06-acao-propositiva-tabela.pdf

Modelo de lista de tarefas, para utilizar na Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MkwNMtXGwX9YhzKr9BEturnwRZmySru7Wz3ef6CYK9Y9nuN6xyrJ79yspeR9/geo1-08und06-problematizacao-modelo-de-lista-de-tarefas.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: É necessário que o professor avise os responsáveis pelos espaços escolares sobre a tarefa e viabilize com eles os melhores horários e dias para as visitas.

Tema da aula

Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Deixe que as crianças respondam a pergunta no slide e faça outros questionamentos a elas, na sequência. Alguns exemplos:

• Você já reparou que a escola tem outros espaços além da nossa sala?
  • Quais deles você já visitou?
  • Conte aos colegas o que temos na escola.

Utilize os espaços disponíveis em sua escola e adapte o plano conforme o seu espaço escolar.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência