Plano de Aula

Plano de aula: Mapa Mental do Trajeto Escolar

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis, lápis de cor, cola.

Material complementar:

GEO1_08UND07 - Atividade (Problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rd6pxAr3aEENeY5twtWw2KkYvb8WgxG8v9SHaQTPQtpK6S5dRUGNJhNxBxUv/geo1-08und07-atividade-problematizacao.pdf

GEO1_08UND07 - Exemplo para construção de mapa mental (Ação Propositiva):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/75qTKpf4zXmYc6kwB6YYVncmDNckBQbF49Juh6pFWygajchYRcAvU8B8DEk6/geo1-08und07-exemplo-para-construcao-de-mapa-mental.pdf

Para você saber mais:

Segue um texto sobre a importância do mapa mental para a alfabetização cartográfica e para a Geografia nas séries iniciais.

ALVES, Bruno Cezar de Souza. O estudo do lugar a partir do mapa mental. Revista Ensino de Geografia (Recife), v.1, n.2, mai/ago 2018. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/ensinodegeografia/index.php/ensinodegeografia/article/view/43/25>. Acesso em: 25 mar 2019.

Contextos prévios: As crianças deverão conhecer o espaço escolar concretamente, ou seja, já devem ter feito percursos pela escola para explorar o ambiente físico e suas dependências.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Projete o tema para os alunos, ou escreva no quadro. Conte a eles que receberão uma visita na escola e que ela deixou um bilhete que está insegura porque não sabe como chegar à sala de aula e está com medo de se perder.

Você pode substituir a visita por um estudante novato ou um funcionário da escola. Estimule a imaginação das crianças o quanto for possível.

As crianças deverão conhecer o espaço escolar concretamente, ou seja, já devem ter feito percursos pela escola para explorar o ambiente físico e suas dependências.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência