Plano de Aula

Plano de aula: Mapa Mental do Trajeto Escolar

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis, lápis de cor, cola.

Material complementar:

GEO1_08UND07 - Atividade (Problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rd6pxAr3aEENeY5twtWw2KkYvb8WgxG8v9SHaQTPQtpK6S5dRUGNJhNxBxUv/geo1-08und07-atividade-problematizacao.pdf

GEO1_08UND07 - Exemplo para construção de mapa mental (Ação Propositiva):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/75qTKpf4zXmYc6kwB6YYVncmDNckBQbF49Juh6pFWygajchYRcAvU8B8DEk6/geo1-08und07-exemplo-para-construcao-de-mapa-mental.pdf

Para você saber mais:

Segue um texto sobre a importância do mapa mental para a alfabetização cartográfica e para a Geografia nas séries iniciais.

ALVES, Bruno Cezar de Souza. O estudo do lugar a partir do mapa mental. Revista Ensino de Geografia (Recife), v.1, n.2, mai/ago 2018. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/ensinodegeografia/index.php/ensinodegeografia/article/view/43/25>. Acesso em: 25 mar 2019.

Contextos prévios: As crianças deverão conhecer o espaço escolar concretamente, ou seja, já devem ter feito percursos pela escola para explorar o ambiente físico e suas dependências.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Projete o tema para os alunos, ou escreva no quadro. Conte a eles que receberão uma visita na escola e que ela deixou um bilhete que está insegura porque não sabe como chegar à sala de aula e está com medo de se perder.

Você pode substituir a visita por um estudante novato ou um funcionário da escola. Estimule a imaginação das crianças o quanto for possível.

As crianças deverão conhecer o espaço escolar concretamente, ou seja, já devem ter feito percursos pela escola para explorar o ambiente físico e suas dependências.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência