Plano de Aula

Plano de aula: Representações do Espaço

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Giz, rolo de papel kraft, forros de mesa feitos com material reciclável ou trazidos de casa pelas crianças e/ou professora para montar o cenário, novelo de lã, pincéis atômicos. Os móveis da sala serão utilizados para compor os cenários.

Material complementar:

Canção da Ruazinha Desconhecida: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hEaVMcpCCZtEyp9fRxJKs7TSxt6sNAH6J2AGZvxQZSptffyrkcskUYmpMtdq/geo1-08und08-cancao-da-ruazinha-desconhecida.pdf

Trilha (tabuleiro): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cUD9wSZjtNhU3VtEJ8GBHHVThu5Czz5unUHbXJW7TdFsxryVevJvMPQeQXQZ/geo1-08und08-trilha-tabuleiro.pdf

Para você saber mais:

Imagem bidimensional e imagem tridimensional. In: Os fundamentos do ensino de Geografia e a linguagem cartográfica. pp. 11- 12. Disponível em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/Os%20fundamentos%20do%20ensino%20de%20Geografia%20e%20a.pdf>. Acesso em: 14 fev 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos, projete, se possível. Caso contrário, escreva no quadro.

Converse com os estudantes sobre ruas. Vocês sabem o nome de alguma rua? Quais características uma rua pode ter? Por que as ruas têm características diferentes? O que podemos fazer na rua?

Por que será que essa rua é desconhecida?

Como adequar à sua realidade: Utilize exemplos de ruas da realidade vivida pelas crianças. Procure verificar se no contexto da cidade onde vivem existem ruas sossegadas, onde é possível brincar ou se as ruas são movimentadas, ocupadas apenas por veículos, dentre outras realidades. Assim, adeque as imagens e as perguntas à realidade vivida no município onde vocês estão.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência