Plano de Aula
Plano de aula: Representações tridimensionais e bidimensionais do espaço
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: A professora deverá pedir sucata aos estudantes ou coletar previamente.
Escolher formas parecidas com os obstáculos do circuito (ex: túnel - rolo de papel higiênico, pneu - rodinha de carrinho, cone - tampinha de creme dental, etc).
Cola branca.
Cola quente ou fita dupla face (que será usada pela professora para finalizar o circuito, caso necessário, fixando as peças montadas pelos estudantes).
Para você saber mais:
O circuito corporal será utilizado como ponto de partida para a construção de uma maquete (representação tridimensional) e posteriormente de um croqui (representação bidimensional). A realização desta atividade é importante para que os estudantes iniciem a compreensão de que os mapas são representações bidimensionais da realidade a partir da visão vertical (visão de cima para baixo). Por isso é necessário que as ilustrações sejam realizadas observando este ponto de vista.
Um material disponível para estudo é o texto da professora Simone Aparecida Silva da Universidade de Londrina no Paraná, disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf
Contextos prévios: É desejável que o circuito seja baseado num circuito corporal real, já realizado pelas crianças na escola. Entretanto, o plano também pode ser utilizado como planejamento para um futuro circuito com base nas ideias das crianças.
Verifique plano para Circuito Corporal em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5156/circuito-corporal e também em: https://novaescola.org.br/conteudo/5698/circuitos-no-patio
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema aos estudantes (projete ou escreva no quadro).
Pergunte aos estudantes: O que é um circuito corporal?
É desejável que as crianças já tenham participado de um circuito anteriormente. Entretanto, caso isto não tenha ocorrido, o plano pode ser realizado. Pode, inclusive, servir como planejamento de um circuito real. Veja orientações no slide inicial.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA