Plano de Aula
Plano de aula: Representações tridimensionais e bidimensionais do espaço
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: A professora deverá pedir sucata aos estudantes ou coletar previamente.
Escolher formas parecidas com os obstáculos do circuito (ex: túnel - rolo de papel higiênico, pneu - rodinha de carrinho, cone - tampinha de creme dental, etc).
Cola branca.
Cola quente ou fita dupla face (que será usada pela professora para finalizar o circuito, caso necessário, fixando as peças montadas pelos estudantes).
Para você saber mais:
O circuito corporal será utilizado como ponto de partida para a construção de uma maquete (representação tridimensional) e posteriormente de um croqui (representação bidimensional). A realização desta atividade é importante para que os estudantes iniciem a compreensão de que os mapas são representações bidimensionais da realidade a partir da visão vertical (visão de cima para baixo). Por isso é necessário que as ilustrações sejam realizadas observando este ponto de vista.
Um material disponível para estudo é o texto da professora Simone Aparecida Silva da Universidade de Londrina no Paraná, disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf
Contextos prévios: É desejável que o circuito seja baseado num circuito corporal real, já realizado pelas crianças na escola. Entretanto, o plano também pode ser utilizado como planejamento para um futuro circuito com base nas ideias das crianças.
Verifique plano para Circuito Corporal em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5156/circuito-corporal e também em: https://novaescola.org.br/conteudo/5698/circuitos-no-patio
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema aos estudantes (projete ou escreva no quadro).
Pergunte aos estudantes: O que é um circuito corporal?
É desejável que as crianças já tenham participado de um circuito anteriormente. Entretanto, caso isto não tenha ocorrido, o plano pode ser realizado. Pode, inclusive, servir como planejamento de um circuito real. Veja orientações no slide inicial.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA