Plano de Aula

Plano de aula: Representações tridimensionais e bidimensionais do espaço

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: A professora deverá pedir sucata aos estudantes ou coletar previamente.

Escolher formas parecidas com os obstáculos do circuito (ex: túnel - rolo de papel higiênico, pneu - rodinha de carrinho, cone - tampinha de creme dental, etc).

Cola branca.

Cola quente ou fita dupla face (que será usada pela professora para finalizar o circuito, caso necessário, fixando as peças montadas pelos estudantes).

Para você saber mais:

O circuito corporal será utilizado como ponto de partida para a construção de uma maquete (representação tridimensional) e posteriormente de um croqui (representação bidimensional). A realização desta atividade é importante para que os estudantes iniciem a compreensão de que os mapas são representações bidimensionais da realidade a partir da visão vertical (visão de cima para baixo). Por isso é necessário que as ilustrações sejam realizadas observando este ponto de vista.

Um material disponível para estudo é o texto da professora Simone Aparecida Silva da Universidade de Londrina no Paraná, disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf

Contextos prévios: É desejável que o circuito seja baseado num circuito corporal real, já realizado pelas crianças na escola. Entretanto, o plano também pode ser utilizado como planejamento para um futuro circuito com base nas ideias das crianças.

Verifique plano para Circuito Corporal em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5156/circuito-corporal e também em: https://novaescola.org.br/conteudo/5698/circuitos-no-patio

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos estudantes (projete ou escreva no quadro).

Pergunte aos estudantes: O que é um circuito corporal?

É desejável que as crianças já tenham participado de um circuito anteriormente. Entretanto, caso isto não tenha ocorrido, o plano pode ser realizado. Pode, inclusive, servir como planejamento de um circuito real. Veja orientações no slide inicial.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA