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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - De olho no tempo

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Medidas de tempo

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosélia Sezerino Fenner,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosélia Sezerino Fenner

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05 MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento,área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Objetivos específicos

Estabelecer relações entre o horário de início/ término e/ou intervalo da duração de um acontecimento

Conceito-chave

Medidas de tempo

Recursos necessários

- Lápis, borracha, caderno;

- Atividade impressa ou não para colar no caderno;

- Relógio de ponteiro, se possível, de 4 a 5 e preferencialmente de parede;

- Dicionários;

- Vários tipos de instrumentos utilizados para medir o tempo (relógio de pulso, digital, cronômetro, celular,etc.);

- Duas ampulhetas construídas com garrafa pet. (Ver modo de construir na resolução da atividade complementar);

- Modelos de relógios antigos, relógio de pêndulo, de bolso (opcional).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe o objetivo com a turma, fazendo a leitura do mesmo.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie esta aula, dispondo os alunos em forma de U. Esta organização facilita o trabalho do professor no momento de discutir um assunto coletivamente.

Solicite aos alunos para que façam a leitura dos ditados populares. Questione os alunos sobre o significado de cada um, a que ideia pode estar associado estes ditos populares. Peça que observem as palavras que estão destacadas em cada frase, a que ideia essas expressões nos remete? Espera-se que os alunos relacionem todas as palavras a um determinado momento, uma sequência do tempo: o hoje e o amanhã, dia, minuto, tarde, nunca. Explore o significado da palavra “tempo” pedindo para que façam uma pesquisa dicionário. Lá, os alunos encontrarão uma lista bastante extensa de significados atribuídos e que estão associados a “tempo”. De acordo com o dicionário Aurélio online, uma das denominações da palavra “tempo” é: Medida arbitrária da duração das coisas”. Após a leitura, reflita a associação da palavra com as medidas e grandezas. É importante que concluam que o tempo pode também ser medido. Mas como? Quando? Em que situações o medimos? Essas e outras perguntas poderão auxiliar o aluno na compreensão do conceito tempo e as relações temporais. O conceito de tempo não se limita a marcar o tempo e conhecer como descrever datas e horários. Ele inclui a percepção da duração de cada intervalo de unidade de tempo, como por exemplo, o que é possível fazer durante um dia, uma hora, um minuto e até um segundo.

Promova uma conversa sobre a relatividade da percepção do tempo: ele “passa rápido” se o momento é prazeroso, ou ele parece não passar quando fazemos algo que não nos interessa ou que seja desagradável. Durante a conversa, peça que os alunos relatem situações nas quais o tempo parece passar mais rápido ou devagar, fazendo com que tenham clareza sobre a sequência do tempo que está acontecendo.

Propósito: Conceituar “tempo” e sua relação temporal.

Discuta com a turma:

  • Como você definiria “tempo”?
  • Qual a relação que existe entre as palavras destacadas (tempo , amanhã, hoje, tarde, nunca, um minuto)?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Faça uma breve reflexão sobre o histórico das medidas de tempo. Os alunos já tiveram oportunidade de conhecer esse histórico, porém, é sempre bom retomar através de uma reflexão, a fim de identificar se todos sistematizaram esses conhecimentos, por isso, o professor pode ser breve neste momento, ampliando a discussão e contextualizando nas disciplinas de Ciências e História.

Inicie com o seguinte questionamento: “Na ausência de relógios artificiais, como a humanidade fazia para contar a passagem do tempo? Quais instrumentos usados para medir o tempo vocês conhecem? Faça uma lista no quadro com os nomes dos instrumentos que eles sugerirem.

Projete as imagens do slide para verificar se os alunos reconhecem alguns desses instrumentos utilizados ao longo da história da humanidade para medir o tempo, desde o Sol (utilizavam-se da sombra que a posição da luz solar emitia em algum objeto da superfície terrestre para se localizar em qual fase do dia ele estava), Clepsidra, primeiro instrumento criado pelo homem, passando por aprimorações (ampulheta, relógio de sol, relógio de pêndulo, relógio de bolso…).

Antes de passar para o próximo slide, pergunte: “E nos dias de hoje, quais instrumentos são utilizados para medir o tempo?”

Propósito: Refletir brevemente sobre os diversos modelos de instrumentos de medidas de tempo utilizados ao longo da história da humanidade.

Discuta com a turma:

  • Como a humanidade fazia para contar o tempo se não existia aparelhos para medir?
  • Quais outros instrumentos de medidas que você já usou ou viu alguém usando?
  • Nos dias de hoje, quais são os instrumentos mais utilizados para verificar o tempo que você conhece?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Faça uma lista no quadro dos instrumentos que conhecem. Projete o slide ou peça que pesquisem em revistas, os diversos modelos de instrumentos usados para verificar o tempo na atualidade. Ressalte a função e qual a unidade de tempo que cada um mede (cronômetro - segundos, calendário - meses ou dias). Destaque a necessidade de se inventar outros instrumentos (relógio de pulso, relógio analógico, etc.), o uso da tecnologia em aparelhos que possuem recursos para verificação do tempo (celular), até o relógio atômico, que mede as trocas de energia no interior do átomo, sendo este, o instrumento que fornece a medida mais precisa do tempo. Se julgar oportuno, em outro momento, você pode combinar com os alunos para que tragam o material necessário à construção de uma ampulheta. Eles podem se organizar em duplas e cada um poderá ajudar seu colega a realizar a tarefa. Eles poderão construir ampulhetas com diferentes tipos de material (arroz, areia, farinha, etc.), registrar o tempo de passagem de cada um e depois ordená-los do mais lento para o mais rápido. Observe com eles que, dependendo do tipo de material que se utiliza para o mesmo tipo de garrafa, o tempo vai variar. Veja como fazer uma ampulheta, passo a passo, com material descartável aqui. Ela poderá ser utilizada em jogos e brincadeiras, os alunos vão aprender muito.

Após essa abordagem, passe para o slide seguinte, onde a proposta é ampliar a discussão sobre unidades de medidas verificando qual é a mais apropriada para cada situação apresentada, através de estimativas de intervalos de tempo e reconhecer medidas de tempo em atividades cotidianas.

Propósito: Refletir brevemente sobre os diversos modelos de instrumentos de medidas de tempo utilizados ao longo da história da humanidade.

Discuta com a turma:

  • Nos dias de hoje, quais são os instrumentos mais utilizados para verificar o tempo que você conhece?
  • O que vocês acham que mudou?
  • E o que vocês têm a falar sobre essas mudanças, houve alguma influência na vida das pessoas? De que maneira influenciou?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Organize agora, os alunos em duplas para realizar as tarefas que serão propostas.

Para esta atividade, será necessário providenciar um relógio de preferência de parede e com os três ponteiros marcadores das horas, minutos e segundos, digital ou, aparelho celular.

Projete o slide e oriente as duplas a responderem as perguntas inicialmente fazendo uma estimativa. Destine alguns minutos para que os alunos possam trocar ideia, levantar hipóteses e chegar a um resultado. Peça que registrem no caderno suas opiniões. Promova uma conversa com os alunos sobre os levantamentos feitos, compare as estimativas que eles fizeram, os resultados estão de acordo com a situação em questão? São palpites considerados razoáveis?

Proponha aos alunos a verificação das suas ideias. Solicite que uma dupla vá à frente e execute a ação que consegue fazer em um minuto que registrou no caderno, como contar uma piada curta, lavar bem as mãos, tomar um copo de água vagarosamente, etc.. Ao sinal do professor, a dupla começa executar e os demais verificam no relógio a passagem do tempo. Ao final de 1 minuto, faça com que os alunos observem se as estimativas condizem com o resultado conferido. Eles estimaram mais tempo? Menos tempo?

Agora, outra dupla fará o mesmo procedimento: “O que você consegue fazer em um segundo? (piscar o olho, estalar o dedo, levantar o braço, etc.). As demais perguntas, os alunos poderão responder em forma de pesquisa, anotar no caderno e em outro momento, compartilhar com os colegas.

Aproveite e converse com os alunos sobre a leitura de horas e duração de um evento, através de uma simulação.

Propósito: Explorar estimativas de tempo, avaliar a duração de um evento e fazer leitura das horas no relógio.

Discuta com a turma:

  • Quantas vezes o que você consegue fazer em um minuto você poderá fazer em uma hora?
  • Qual foi a ação que demandou mais tempo para ser executada?
  • Qual demandou menos tempo?
  • O tempo gasto para um banho é maior ou menor do que o tempo que você destina para almoçar?
  • Qual a unidade de medida mais adequada para indicar o período de duração do recreio?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Para realização desta atividade, se possível, tenha em mãos um relógio de ponteiros (analógico) para representar cada situação proposta.

Coletivamente, explore todas as possibilidades de resposta para cada horário indicado. Por exemplo: no primeiro relógio : 8 horas, no segundo relógio, 8 horas e 25 minutos, para o período da manhã, 20 horas e 20 horas e 25 minutos, para o período da noite. Retome também quanto ao registro das horas quando usamos de forma abreviada. Quando se trata da hora “exata”, o correto é usar “8 horas ou 20 horas”, no caso do horário do segundo relógio, “8h25min ou 20h25min”, ou também 8h25 ou 20h25. Chame a atenção para o período do dia a que cada horário se refere. Por exemplo: João foi ao supermercado em qual período do dia? Em cidades maiores, os supermercados ficam abertos também à noite, enquanto em cidades pequenas, a maioria dos supermercados fecham às 18 horas. Explique essa situação para os alunos. Mostre o movimento do ponteiro dos minutos, partindo do horário em que João saiu de casa até o horário em que ele chegou ao supermercado. Peça a um aluno que faça a contagem, que pode ser de 5 em 5 minutos. Aproveite e explore com os alunos a duração do intervalo de tempo, dados em seu horário de saída e chegada ao supermercado. Faça outras simulações de horários e peça que façam a leitura: horário de início e término da aula, horário em que dormem e levantam, e assim por diante.

É importante ressaltar que no caso das medidas de tempo (horas), sua base é “sexagesimal”, ou seja, de 60 em 60.

Propósito: Ler horas em relógio de ponteiros digital e calcular período de duração de um período.

Discuta com a turma:

  • Um dia é formado por quantas horas?
  • Se o ponteiro das horas estiver apontado para o número 12 e o ponteiro dos minutos também para o número 12, quantas vezes o ponteiro das horas deverá percorrer no relógio para formar um dia? E dos minutos? E dos segundos?
  • Qual dos três ponteiros faz o movimento mais rápido no relógio?
  • Como você explicaria essa variação no movimento dos ponteiros?
  • Qual a unidade de medida mais adequada para medir a duração do tempo de uma aula de Educação Física?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Organize os alunos em grupos de 3 integrantes. Distribua uma cópia da atividade para cada um, você a encontra disponível para download e impressão junto aos materiais complementares. Tenha disponível para os grupos, um relógio de preferência analógio (de parede), eles podem precisar.

Peça que leiam atividade e discutam com seus colegas de grupo por onde começar a resolver o problema e quais estratégias irão usar.

Professor, circule pela sala, e fique atenta a todos os comentários, estratégias que os alunos estão usando, se todos estão tendo oportunidade de opinar, enfim, essas observações são muito importantes para o momento da avaliação e também saberá em que aspectos precisará intervir. Ao perceber que algum aluno ou grupo está tendo dificuldades em realizar a tarefa ou mesmo se perceber que há erros nos resultados, você poderá intervir, porém, a sua abordagem deve ser no sentido de fazer o aluno perceber onde foi que errou, através do próprio esforço. No guia de intervenção você encontra algumas sugestões de como intervir diante de alguma dificuldade que os alunos possam apresentar na realização da atividade.

Quando todos concluíram, socialize as ideias dos alunos com toda turma. Incentive os grupos a explicarem sua estratégia. Convide um grupo para vir até o quadro e explicar a solução. Peça opinião dos demais grupos, se concordam com o resultado, se encontraram outra maneira de resolver o problema, estimule-os a mostrar para os colegas essa outra estratégia. Compare os resultados dos grupos, explores todas as possibilidades de solução que surgiram durante a realização da atividade, sempre incentivando os alunos a explicarem. Após as apresentações dos alunos, passe para o slide seguinte e apresente as possíveis soluções da atividade.

Propósito: Compreender, relacionar e utilizar medidas de tempo.

Discuta com a turma:

  • Quantos comprimidos o paciente iria tomar em um dia?
  • Uma caixa de comprimidos seria suficiente para quantos dias?
  • O que vocês entenderam pela expressão:” tomar 2 comprimidos a cada 3 horas?”
  • Se o paciente tivesse iniciado o tratamento às 18 horas, iria mudar o número de vezes em que ele tomaria o medicamento? E o horários, sofreriam mudanças?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 9 à 14)

Orientação: A organização das informações de um determinado problema em forma de tabela ajuda muitos os alunos a organizarem as ideias e saberem fazer a leitura das informações. Chame a atenção para os horários destacados em negrito, eles indicam em que dia e horário completam 24 horas, ou, 1 dia. Observe também, que ao juntarmos os horários de domingo e 4ª feira também completam 24 horas (1 dia)

Propósito: Discutir com os alunos diferentes possibilidades de resolução.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 9 à 14)

Orientação: Após a leitura e discussão da tabela, analise as conclusões que podem ser obtidas. Através da análise da tabela é possível observar o número de caixas que serão necessárias da medicação, bem como o intervalo de tempo entre uma e outra dose, totalizando assim, 8 vezes ao dia.

Propósito: Discutir com os alunos diferentes possibilidades de resolução.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 9 à 14)

Orientação: Aponte para os horários destacados na tabela, são estes que determinam quando forma um dia.

Propósito:Discutir com os alunos diferentes possibilidades de resolução.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 9 à 14)

Orientação: Este esquema pode ser relacionado às frações da hora. Por exemplo, cada intervalo de 3 horas equivale a ¼ de 12 horas ou ? de 24 horas. O círculo dividido pode ser comparado a um relógio, ficando assim, fácil para a compreensão do aluno.

Propósito: Apresentar diferentes soluções encontradas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 9 à 14)

Orientação: Ao iniciar a leitura das horas a partir das 15 horas, ele irá um dia somente na segunda-feira. Às 15 horas de 2ª feira já inicia a contagem para o segundo dia. É preciso que o aluno compreenda que para completar 24 horas (1 dia), os ponteiros precisam se movimentar dando duas voltas completas no relógio. Das 15 horas até 24 horas equivalem somente a ¾ ou 6/8 de 12 horas.

Propósito: Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve ao resultado correto.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 9 à 14)

Orientação: De acordo com o esquema, cada intervalo de 3 horas correspondem a uma dose de remédio (2 comprimidos). É importante lembrar o aluno que o relógio marca as horas de 12 em 12, portanto, ter cautela no momento de fazer os cálculos para não esquecer que um dia tem 24 horas, assim, ele precisa entender que das 15 horas até 3 horas da manhã não completam um dia, e sim, meio dia.

Propósito: Apresentar diferentes soluções encontradas

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Espera-se que o aluno compreenda que, um dia é um intervalo relativamente longo, neste período dá para brincar, estudar, alimentar-se, passear, dormir e muitas outras coisas. Já o minuto é um intervalo de tempo curto, onde é possível tomar um copo de suco, escovar os dentes, etc., já o segundo, sua duração de tempo é bem menor que um minuto, neste intervalo de tempo é possível por exemplo, piscar o olho.

Para que os alunos possam avançar em sua aprendizagem em relação às medidas de tempo, é importante que fique claro que as medidas de tempo não pertencem ao sistema métrico decimal onde a base é decimal, ou seja, de 10 em 10 ( comprimento, capacidade, massa e valor) , as medidas de tempo tem por base o 60 - Sexagesimal, ou seja, 1 hora corresponde 60 minutos, ao contarmos as horas, contamos de 60 em 60 minutos.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Para finalizar a aula, apresente esta atividade para os alunos resolverem utilizando os conhecimentos adquiridos nesta aula, ela deve ser resolvida individualmente. Após resolverem, permita que troquem ideias com outros colegas para que comparem as estratégias usadas na resolução. Em seguida, socialize os conhecimentos fazendo uma reflexão sobre todas as aprendizagens.

Propósito: Avaliar os conhecimentos dos alunos em relação às medidas de tempo.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe o objetivo com a turma, fazendo a leitura do mesmo.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosélia Sezerino Fenner

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05 MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento,área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Objetivos específicos

Estabelecer relações entre o horário de início/ término e/ou intervalo da duração de um acontecimento

Conceito-chave

Medidas de tempo

Recursos necessários

- Lápis, borracha, caderno;

- Atividade impressa ou não para colar no caderno;

- Relógio de ponteiro, se possível, de 4 a 5 e preferencialmente de parede;

- Dicionários;

- Vários tipos de instrumentos utilizados para medir o tempo (relógio de pulso, digital, cronômetro, celular,etc.);

- Duas ampulhetas construídas com garrafa pet. (Ver modo de construir na resolução da atividade complementar);

- Modelos de relógios antigos, relógio de pêndulo, de bolso (opcional).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie esta aula, dispondo os alunos em forma de U. Esta organização facilita o trabalho do professor no momento de discutir um assunto coletivamente.

Solicite aos alunos para que façam a leitura dos ditados populares. Questione os alunos sobre o significado de cada um, a que ideia pode estar associado estes ditos populares. Peça que observem as palavras que estão destacadas em cada frase, a que ideia essas expressões nos remete? Espera-se que os alunos relacionem todas as palavras a um determinado momento, uma sequência do tempo: o hoje e o amanhã, dia, minuto, tarde, nunca. Explore o significado da palavra “tempo” pedindo para que façam uma pesquisa dicionário. Lá, os alunos encontrarão uma lista bastante extensa de significados atribuídos e que estão associados a “tempo”. De acordo com o dicionário Aurélio online, uma das denominações da palavra “tempo” é: Medida arbitrária da duração das coisas”. Após a leitura, reflita a associação da palavra com as medidas e grandezas. É importante que concluam que o tempo pode também ser medido. Mas como? Quando? Em que situações o medimos? Essas e outras perguntas poderão auxiliar o aluno na compreensão do conceito tempo e as relações temporais. O conceito de tempo não se limita a marcar o tempo e conhecer como descrever datas e horários. Ele inclui a percepção da duração de cada intervalo de unidade de tempo, como por exemplo, o que é possível fazer durante um dia, uma hora, um minuto e até um segundo.

Promova uma conversa sobre a relatividade da percepção do tempo: ele “passa rápido” se o momento é prazeroso, ou ele parece não passar quando fazemos algo que não nos interessa ou que seja desagradável. Durante a conversa, peça que os alunos relatem situações nas quais o tempo parece passar mais rápido ou devagar, fazendo com que tenham clareza sobre a sequência do tempo que está acontecendo.

Propósito: Conceituar “tempo” e sua relação temporal.

Discuta com a turma:

  • Como você definiria “tempo”?
  • Qual a relação que existe entre as palavras destacadas (tempo , amanhã, hoje, tarde, nunca, um minuto)?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Faça uma breve reflexão sobre o histórico das medidas de tempo. Os alunos já tiveram oportunidade de conhecer esse histórico, porém, é sempre bom retomar através de uma reflexão, a fim de identificar se todos sistematizaram esses conhecimentos, por isso, o professor pode ser breve neste momento, ampliando a discussão e contextualizando nas disciplinas de Ciências e História.

Inicie com o seguinte questionamento: “Na ausência de relógios artificiais, como a humanidade fazia para contar a passagem do tempo? Quais instrumentos usados para medir o tempo vocês conhecem? Faça uma lista no quadro com os nomes dos instrumentos que eles sugerirem.

Projete as imagens do slide para verificar se os alunos reconhecem alguns desses instrumentos utilizados ao longo da história da humanidade para medir o tempo, desde o Sol (utilizavam-se da sombra que a posição da luz solar emitia em algum objeto da superfície terrestre para se localizar em qual fase do dia ele estava), Clepsidra, primeiro instrumento criado pelo homem, passando por aprimorações (ampulheta, relógio de sol, relógio de pêndulo, relógio de bolso…).

Antes de passar para o próximo slide, pergunte: “E nos dias de hoje, quais instrumentos são utilizados para medir o tempo?”

Propósito: Refletir brevemente sobre os diversos modelos de instrumentos de medidas de tempo utilizados ao longo da história da humanidade.

Discuta com a turma:

  • Como a humanidade fazia para contar o tempo se não existia aparelhos para medir?
  • Quais outros instrumentos de medidas que você já usou ou viu alguém usando?
  • Nos dias de hoje, quais são os instrumentos mais utilizados para verificar o tempo que você conhece?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Faça uma lista no quadro dos instrumentos que conhecem. Projete o slide ou peça que pesquisem em revistas, os diversos modelos de instrumentos usados para verificar o tempo na atualidade. Ressalte a função e qual a unidade de tempo que cada um mede (cronômetro - segundos, calendário - meses ou dias). Destaque a necessidade de se inventar outros instrumentos (relógio de pulso, relógio analógico, etc.), o uso da tecnologia em aparelhos que possuem recursos para verificação do tempo (celular), até o relógio atômico, que mede as trocas de energia no interior do átomo, sendo este, o instrumento que fornece a medida mais precisa do tempo. Se julgar oportuno, em outro momento, você pode combinar com os alunos para que tragam o material necessário à construção de uma ampulheta. Eles podem se organizar em duplas e cada um poderá ajudar seu colega a realizar a tarefa. Eles poderão construir ampulhetas com diferentes tipos de material (arroz, areia, farinha, etc.), registrar o tempo de passagem de cada um e depois ordená-los do mais lento para o mais rápido. Observe com eles que, dependendo do tipo de material que se utiliza para o mesmo tipo de garrafa, o tempo vai variar. Veja como fazer uma ampulheta, passo a passo, com material descartável aqui. Ela poderá ser utilizada em jogos e brincadeiras, os alunos vão aprender muito.

Após essa abordagem, passe para o slide seguinte, onde a proposta é ampliar a discussão sobre unidades de medidas verificando qual é a mais apropriada para cada situação apresentada, através de estimativas de intervalos de tempo e reconhecer medidas de tempo em atividades cotidianas.

Propósito: Refletir brevemente sobre os diversos modelos de instrumentos de medidas de tempo utilizados ao longo da história da humanidade.

Discuta com a turma:

  • Nos dias de hoje, quais são os instrumentos mais utilizados para verificar o tempo que você conhece?
  • O que vocês acham que mudou?
  • E o que vocês têm a falar sobre essas mudanças, houve alguma influência na vida das pessoas? De que maneira influenciou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Organize agora, os alunos em duplas para realizar as tarefas que serão propostas.

Para esta atividade, será necessário providenciar um relógio de preferência de parede e com os três ponteiros marcadores das horas, minutos e segundos, digital ou, aparelho celular.

Projete o slide e oriente as duplas a responderem as perguntas inicialmente fazendo uma estimativa. Destine alguns minutos para que os alunos possam trocar ideia, levantar hipóteses e chegar a um resultado. Peça que registrem no caderno suas opiniões. Promova uma conversa com os alunos sobre os levantamentos feitos, compare as estimativas que eles fizeram, os resultados estão de acordo com a situação em questão? São palpites considerados razoáveis?

Proponha aos alunos a verificação das suas ideias. Solicite que uma dupla vá à frente e execute a ação que consegue fazer em um minuto que registrou no caderno, como contar uma piada curta, lavar bem as mãos, tomar um copo de água vagarosamente, etc.. Ao sinal do professor, a dupla começa executar e os demais verificam no relógio a passagem do tempo. Ao final de 1 minuto, faça com que os alunos observem se as estimativas condizem com o resultado conferido. Eles estimaram mais tempo? Menos tempo?

Agora, outra dupla fará o mesmo procedimento: “O que você consegue fazer em um segundo? (piscar o olho, estalar o dedo, levantar o braço, etc.). As demais perguntas, os alunos poderão responder em forma de pesquisa, anotar no caderno e em outro momento, compartilhar com os colegas.

Aproveite e converse com os alunos sobre a leitura de horas e duração de um evento, através de uma simulação.

Propósito: Explorar estimativas de tempo, avaliar a duração de um evento e fazer leitura das horas no relógio.

Discuta com a turma:

  • Quantas vezes o que você consegue fazer em um minuto você poderá fazer em uma hora?
  • Qual foi a ação que demandou mais tempo para ser executada?
  • Qual demandou menos tempo?
  • O tempo gasto para um banho é maior ou menor do que o tempo que você destina para almoçar?
  • Qual a unidade de medida mais adequada para indicar o período de duração do recreio?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Para realização desta atividade, se possível, tenha em mãos um relógio de ponteiros (analógico) para representar cada situação proposta.

Coletivamente, explore todas as possibilidades de resposta para cada horário indicado. Por exemplo: no primeiro relógio : 8 horas, no segundo relógio, 8 horas e 25 minutos, para o período da manhã, 20 horas e 20 horas e 25 minutos, para o período da noite. Retome também quanto ao registro das horas quando usamos de forma abreviada. Quando se trata da hora “exata”, o correto é usar “8 horas ou 20 horas”, no caso do horário do segundo relógio, “8h25min ou 20h25min”, ou também 8h25 ou 20h25. Chame a atenção para o período do dia a que cada horário se refere. Por exemplo: João foi ao supermercado em qual período do dia? Em cidades maiores, os supermercados ficam abertos também à noite, enquanto em cidades pequenas, a maioria dos supermercados fecham às 18 horas. Explique essa situação para os alunos. Mostre o movimento do ponteiro dos minutos, partindo do horário em que João saiu de casa até o horário em que ele chegou ao supermercado. Peça a um aluno que faça a contagem, que pode ser de 5 em 5 minutos. Aproveite e explore com os alunos a duração do intervalo de tempo, dados em seu horário de saída e chegada ao supermercado. Faça outras simulações de horários e peça que façam a leitura: horário de início e término da aula, horário em que dormem e levantam, e assim por diante.

É importante ressaltar que no caso das medidas de tempo (horas), sua base é “sexagesimal”, ou seja, de 60 em 60.

Propósito: Ler horas em relógio de ponteiros digital e calcular período de duração de um período.

Discuta com a turma:

  • Um dia é formado por quantas horas?
  • Se o ponteiro das horas estiver apontado para o número 12 e o ponteiro dos minutos também para o número 12, quantas vezes o ponteiro das horas deverá percorrer no relógio para formar um dia? E dos minutos? E dos segundos?
  • Qual dos três ponteiros faz o movimento mais rápido no relógio?
  • Como você explicaria essa variação no movimento dos ponteiros?
  • Qual a unidade de medida mais adequada para medir a duração do tempo de uma aula de Educação Física?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Organize os alunos em grupos de 3 integrantes. Distribua uma cópia da atividade para cada um, você a encontra disponível para download e impressão junto aos materiais complementares. Tenha disponível para os grupos, um relógio de preferência analógio (de parede), eles podem precisar.

Peça que leiam atividade e discutam com seus colegas de grupo por onde começar a resolver o problema e quais estratégias irão usar.

Professor, circule pela sala, e fique atenta a todos os comentários, estratégias que os alunos estão usando, se todos estão tendo oportunidade de opinar, enfim, essas observações são muito importantes para o momento da avaliação e também saberá em que aspectos precisará intervir. Ao perceber que algum aluno ou grupo está tendo dificuldades em realizar a tarefa ou mesmo se perceber que há erros nos resultados, você poderá intervir, porém, a sua abordagem deve ser no sentido de fazer o aluno perceber onde foi que errou, através do próprio esforço. No guia de intervenção você encontra algumas sugestões de como intervir diante de alguma dificuldade que os alunos possam apresentar na realização da atividade.

Quando todos concluíram, socialize as ideias dos alunos com toda turma. Incentive os grupos a explicarem sua estratégia. Convide um grupo para vir até o quadro e explicar a solução. Peça opinião dos demais grupos, se concordam com o resultado, se encontraram outra maneira de resolver o problema, estimule-os a mostrar para os colegas essa outra estratégia. Compare os resultados dos grupos, explores todas as possibilidades de solução que surgiram durante a realização da atividade, sempre incentivando os alunos a explicarem. Após as apresentações dos alunos, passe para o slide seguinte e apresente as possíveis soluções da atividade.

Propósito: Compreender, relacionar e utilizar medidas de tempo.

Discuta com a turma:

  • Quantos comprimidos o paciente iria tomar em um dia?
  • Uma caixa de comprimidos seria suficiente para quantos dias?
  • O que vocês entenderam pela expressão:” tomar 2 comprimidos a cada 3 horas?”
  • Se o paciente tivesse iniciado o tratamento às 18 horas, iria mudar o número de vezes em que ele tomaria o medicamento? E o horários, sofreriam mudanças?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 9 à 14)

Orientação: A organização das informações de um determinado problema em forma de tabela ajuda muitos os alunos a organizarem as ideias e saberem fazer a leitura das informações. Chame a atenção para os horários destacados em negrito, eles indicam em que dia e horário completam 24 horas, ou, 1 dia. Observe também, que ao juntarmos os horários de domingo e 4ª feira também completam 24 horas (1 dia)

Propósito: Discutir com os alunos diferentes possibilidades de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 9 à 14)

Orientação: Após a leitura e discussão da tabela, analise as conclusões que podem ser obtidas. Através da análise da tabela é possível observar o número de caixas que serão necessárias da medicação, bem como o intervalo de tempo entre uma e outra dose, totalizando assim, 8 vezes ao dia.

Propósito: Discutir com os alunos diferentes possibilidades de resolução.

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Tempo sugerido: 9 minutos (slides 9 à 14)

Orientação: Aponte para os horários destacados na tabela, são estes que determinam quando forma um dia.

Propósito:Discutir com os alunos diferentes possibilidades de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 9 à 14)

Orientação: Este esquema pode ser relacionado às frações da hora. Por exemplo, cada intervalo de 3 horas equivale a ¼ de 12 horas ou ? de 24 horas. O círculo dividido pode ser comparado a um relógio, ficando assim, fácil para a compreensão do aluno.

Propósito: Apresentar diferentes soluções encontradas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 9 à 14)

Orientação: Ao iniciar a leitura das horas a partir das 15 horas, ele irá um dia somente na segunda-feira. Às 15 horas de 2ª feira já inicia a contagem para o segundo dia. É preciso que o aluno compreenda que para completar 24 horas (1 dia), os ponteiros precisam se movimentar dando duas voltas completas no relógio. Das 15 horas até 24 horas equivalem somente a ¾ ou 6/8 de 12 horas.

Propósito: Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve ao resultado correto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 9 à 14)

Orientação: De acordo com o esquema, cada intervalo de 3 horas correspondem a uma dose de remédio (2 comprimidos). É importante lembrar o aluno que o relógio marca as horas de 12 em 12, portanto, ter cautela no momento de fazer os cálculos para não esquecer que um dia tem 24 horas, assim, ele precisa entender que das 15 horas até 3 horas da manhã não completam um dia, e sim, meio dia.

Propósito: Apresentar diferentes soluções encontradas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Espera-se que o aluno compreenda que, um dia é um intervalo relativamente longo, neste período dá para brincar, estudar, alimentar-se, passear, dormir e muitas outras coisas. Já o minuto é um intervalo de tempo curto, onde é possível tomar um copo de suco, escovar os dentes, etc., já o segundo, sua duração de tempo é bem menor que um minuto, neste intervalo de tempo é possível por exemplo, piscar o olho.

Para que os alunos possam avançar em sua aprendizagem em relação às medidas de tempo, é importante que fique claro que as medidas de tempo não pertencem ao sistema métrico decimal onde a base é decimal, ou seja, de 10 em 10 ( comprimento, capacidade, massa e valor) , as medidas de tempo tem por base o 60 - Sexagesimal, ou seja, 1 hora corresponde 60 minutos, ao contarmos as horas, contamos de 60 em 60 minutos.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Para finalizar a aula, apresente esta atividade para os alunos resolverem utilizando os conhecimentos adquiridos nesta aula, ela deve ser resolvida individualmente. Após resolverem, permita que troquem ideias com outros colegas para que comparem as estratégias usadas na resolução. Em seguida, socialize os conhecimentos fazendo uma reflexão sobre todas as aprendizagens.

Propósito: Avaliar os conhecimentos dos alunos em relação às medidas de tempo.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

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