Plano de Aula

Plano de aula: Circuito Corporal

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos, considerando o tempo de deslocamento e descanso dos estudantes. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que outras propostas relacionadas a ela podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: O circuito poderá ser construído com materiais alternativos. Exemplos: pneus, caixas de papelão, bambolês, mangueiras, giz para desenhar no chão os obstáculos etc. Caso a escola tenha disponíveis, inclua na lista outras opções como cones, colchonetes, escorregador e outros brinquedos de parquinhos.

Para saber mais:

Zona de desenvolvimento proximal - Vigotsky https://novaescola.org.br/conteudo/1972/vygotsky-e-o-conceito-de-zona-de-desenvolvimento-proximal

A construção da noção de espaço segundo Jean Piaget: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/viewFile/9205/5667

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.

Explique o que é um circuito. Conte que é uma série de atividades ou etapas a serem realizadas em sequência.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos