15966
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Fazendo uma receita

Nesta atividade, as crianças irão participar da elaboração de uma receita escolhida pelo grupo.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Helena Cristina Cintra Eher

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar este plano é necessário ter pedido às famílias receita(s) de algo que a criança goste de comer e, de preferência, que o modo de preparo possibilite a participação dos pequenos, com momentos em que possam misturar, amassar e modelar (isso não impede que a receita tenha ações como cortar e ir para o forno, que podem ser realizadas por um adulto). É muito importante que a escolha da(s) receita(s) tenha envolvido as crianças e, para isso, é fundamental que você tenha realizado uma boa orientação às famílias. Antes dessa atividade, faça uma votação com o grupo para a escolha da receita que será feita dentre as que as crianças trouxeram de casa e que irão para o livro de receitas favoritas da turma. Avise os funcionários da cozinha da escola e estabeleça combinados caso use o refeitório, o forno ou a geladeira.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

1. A proposta de um livro de receitas

2. Explorando o texto da receita

3. Escolha das receitas que vão para o livro

4. Fazendo uma receita

5. Ilustrando o livro de receitas

Materiais:

Separe os ingredientes e os utensílios que você precisará para preparar a receita duas vezes, uma com cada pequeno grupo. Escreva-a em uma cartolina com letra de forma maiúscula e tenha fita adesiva para fixá-la na parede. Disponibilize materiais para atividades de livre escolha, como fantasias e acessórios, livros e jogos de encaixe. Separe equipamento para registro fotográfico.

Espaços:

A turma será dividida em dois pequenos grupos. Organize cantos com atividades que possam ser realizadas com autonomia, de modo que um dos grupos possa transitar entre elas e escolher as de sua preferência. Se possível, peça que outro professor fique na sala para acompanhá-lo. Enquanto isso, leve o outro grupo para o refeitório ou outra sala na qual vocês possam fazer a receita. Arrume uma mesa que seja na altura das crianças e disponibilize nela todos os ingredientes e utensílios que serão utilizados e que não ofereçam risco para as crianças.Se não houver outro professor disponível, faça a receita com a turma toda. Para isso, organize um espaço no qual todas consigam participar, por exemplo, em volta de uma mesa grande ou em uma roda no chão, sobre uma toalha.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos com cada grupo.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças exploram os ingredientes e os utensílios? Tocam-nos? Cheiram-nos? Querem experimentar? Elas os reconhecem? Manipulam-nos com autonomia? Participam do preparo da receita? De que etapa gostam mais?

2. Quais estratégias utilizam para classificar os ingredientes e os utensílios? Quais semelhanças e diferenças identificam entre eles quanto à cor, ao formato, à função, à quantidade etc?

3. Como as crianças percebem as transformações que ocorrem durante a receita? Como expressam suas descobertas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Incentive a participação e a colaboração entre elas. Garanta que as crianças explorem os ingredientes, os utensílios, o preparo e a receita pronta de várias formas: tocando, cheirando, experimentando e percebendo as diferentes texturas, mas sempre respeitando as individualidades de cada uma.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Reúna as crianças e diga que se dividirão em dois pequenos grupos: um irá fazer a receita escolhida por elas previamente (que estará no livro de receitas favoritas), enquanto o outro poderá escolher entre as atividades de livre escolha disponíveis (como fantasias e acessórios, livros e jogos de encaixe). Depois, os grupos trocarão de lugar. Transite pelo espaço mostrando as propostas que você organizou para as crianças.


2

Para dividir os grupos de forma lúdica, sente-se em roda com o grande grupo e brinque de batata quente (substitua "batata" pelo nome da receita que vocês vão preparar). À medida que as crianças queimarem, peça que se dirijam à atividade de livre escolha de sua preferência até que sobre metade do grupo com você. Se alguma criança quiser participar da outra atividade, ela pode mudar de grupo, desde que os dois fiquem com mais ou menos a mesma quantidade de integrantes. Lembre a elas que todas participarão da preparação da receita. Se possível, peça que outro professor acompanhe as que estarão nas atividades de livre escolha, enquanto você vai com o pequeno grupo para o refeitório ou para outra sala onde a receita será preparada. Se isso não for possível, faça a receita com o grupo todo ao mesmo tempo.


3

Leve as crianças para lavar as mãos e converse sobre a importância dessa atitude na preparação de receitas. Mostre o cartaz com a receita escrita em letra de forma maiúscula e peça que ajudem você a fixá-lo em alguma parede próxima, na altura delas, para que vocês possam consultá-lo constantemente ao longo do processo. Antes de começar explore o cartaz com as crianças, faça perguntas investigativas para que falem sobre sua estrutura e sua função. Leia-o, apontando enquanto lê. Pergunte sobre os ingredientes, se elas já experimentaram esse prato, se alguém já fez essa receita em casa etc. É importante que as crianças percebam que a receita escrita guia os passos e esclarece as dúvidas durante a preparação do prato.

Possíveis falas do professor neste momento: Vocês sabem o que está escrito nesse cartaz? É a receita do bolo que a gente vai fazer. O que será que tem nessa parte da receita? Os ingredientes! Que ingredientes será que precisamos para fazer esse bolo? (As crianças podem tentar ler ou olhar os ingredientes que estão na mesa) Você acha que está escrito ovo aqui? Vou ler pra gente ter certeza. E nessa parte de baixo? O que será que está explicando?

4

Explore os ingredientes e os utensílios com as crianças. Deixe que manuseiem, cheirem, experimentem e façam comentários. Verifique se todas participam da atividade. Algumas podem querer mexer, mas não tomar a iniciativa. Reconheça essa atitude e convide a criança a pegar um ingrediente. Se necessário, coloque-o na sua mão e deixe que ela se aproxime para ver ou tocar, respeitando sua vontade. Peça que confiram os ingredientes: você lê um de cada vez na receita e elas os encontram, os contam e os agrupam conforme suas semelhanças. Deixe um ingrediente faltar (colocando-o fora da vista até que confiram na receita) para criar um momento inusitado e para que percebam a importância do texto. Peça que agrupem os utensílios, elas podem escolher separá-los pelo formato, função, cor ou outra característica que preferirem. Seja responsivo aos seus comentários e manifestações.

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos conferir os ingredientes? Eu vou ler e vocês confirmam se ele está aí. (Lê no cartaz apontando) Duas xícaras de farinha. Essa é a farinha! E como vamos medir? Tem outro ingrediente parecido com a farinha? O açúcar! Por que eles parecem? Os dois são um pozinho e são brancos!

5

Convide as crianças para preparar a receita e deixe que tomem iniciativas e participem de todas as partes do processo: medir os ingredientes, colocá-los no recipiente, misturá-los etc. Converse sobre as medidas, as quantidades, a transformação dos ingredientes, os sabores, as texturas e deixe que façam testes e que explorem essas medições. Leia o modo de preparo no cartaz para guiar o passo a passo. Se a receita tiver "resultados individuais" (como brigadeiros, biscoitos, bolos em formas de cupcakes ou pão de queijo), deixe que cada um modele o seu como preferir. Nesse caso, aproveite para contar com elas quantos "bolinhos" fizeram e compare o resultado com o número de crianças do grupo. Faça uns a mais para deixar para os pais, como indicado na etapa Engajando as famílias. Se possível, registre o momento com fotos. Pode ser que a receita precise ir para o forno ou para a geladeira, enquanto isso, leve o grupo de crianças para lavar as mãos e avise que agora elas irão para as atividades de livre escolha enquanto você faz a receita com o outro grupo. Repita a atividade com o outro pequeno grupo.

Para finalizar:

Quando as receitas estiverem prontas, sente-se com todas as crianças para que vejam e experimentem o resultado final (separe um pouco para que os pais as experimentem na hora da saída). Você pode levá-las ao refeitório ou fazer um piquenique, tanto em um espaço da sala como em um ambiente externo. Converse com elas sobre o que fizeram, sobre as etapas que seguiram, sobre a transformação dos ingredientes durante o preparo e depois de ir para o forno (se esse for o caso). Convide-as para provar o resultado, mas respeite aquelas que não quiserem. Deixe que expressem suas ideias, sensações, que façam questionamentos, que recontem a experiência e que façam relações com outros momentos que vivenciaram, enfim, permita que elas liderem a conversa e participe com uma escuta atenta e comentários que demonstrem sua atenção e interesse pelo que compartilham.

Desdobramentos

Seguindo os mesmos passos, faça outras receitas que irão para o livro de receitas favoritas e, se possível, que tenham resultados finais diferentes, por exemplo: um salgado, um bolo, um doce que seja colocado em potinhos individuais etc. Disponibilize alguns utensílios e medidores que vocês utilizaram durante a receita para que as crianças usem nas brincadeiras de faz de conta.

Engajando as famílias

Ao lado da entrada da sala monte um canto para mostrar aos pais o que foi feito neste dia. Deixe alguns aperitivos para eles experimentarem e exponha também o cartaz com as receitas feitas. Ao longo da semana, faça um painel com as fotos das crianças durante o preparo dos pratos e um cartaz anunciando a chegada do livro de receitas favoritas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02ET05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02TS02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02ET02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano