Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Data show, Fotocópias do texto, disponível em: http://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas/item/o-auto-da-compadecida-ariano-suassuna. Acesso em 14/09/2018.
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldades de responder às questões colocadas sobre os sinais de pontuação e as orientações cênicas, por não terem o conhecimento prévio do conteúdo trabalhado.
Referências sobre o assunto: Links:
https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/
https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995
https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o slide à turma e pergunte aos alunos se já conhecem ou ouviram falar da obra. É provável que conheçam o filme, então, explique que o filme é uma adaptação para o cinema de um livro de Ariano Suassuna: um texto dramático escrito para ser encenado e que, inclusive, já foi encenado por muitas companhias teatrais brasileiras e estrangeiras.
A finalidade desta aula é que os alunos percebam a necessidade de haver rubricas em um texto dramático, pois é através delas que os atores serão orientados para o momento da encenação (finalidade do texto dramático). Também é importante que eles relacionem os sinais de pontuação com a entonação das falas de cada personagem, pois, dessa forma, conseguirão identificar, em textos escritos, as intenções e emoções dos falantes. Professor, para que haja uma aprendizagem significativa, é necessário que você proporcione oportunidades para que os alunos façam suas descobertas e, em seguida, oriente-os para que façam as sistematizações necessárias.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para turma e fale que, durante a aula, será estudada apenas uma cena da obra, e não a obra inteira, uma vez que se trata de um texto longo para ser trabalhado em tão pouco tempo. Preferencialmente, tenha a obra completa em mãos e mostre-a aos alunos, folheie as páginas para que eles vejam, desperte a curiosidade dos alunos para a obra, pois se trata de um grande clássico da literatura brasileira do gênero em estudo. Importante explicar que “Auto da Compadecida” é um auto (peça de apenas um ato) que resgata uma tradição muito antiga, do teatro medieval português. “Autos” eram peças teatrais que tratavam de temas religiosos, e Ariano Suassuna traz de volta essa tradição e adapta ao contexto social e histórico do nordeste brasileiro. Diga que o livro está disponível para retirada na biblioteca escolar (se for o caso), e/ou disponibilize-o na biblioteca da sala de aula.
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre a obra “Auto da Compadecida”, acesse https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/o-auto-da-compadecida-analise-da-obra-de-ariano-suassuna/Acesso em 17/09/2018.
Introdução
Orientações:
- Apresente o slide e leia os tópicos. Comente que Ariano Suassuna é um dos grandes nomes da nossa literatura, e que a obra que será estudada é considerada a mais conhecida do autor, pois já foi adaptada para o cinema e a televisão.
Informações disponíveis em: https://www.ebiografia.com/ariano_suassuna/. Acesso em 17/09/2018.
Introdução
Orientações:
- Apresente o slide com a imagem do autor e acesse a capa do livro disponível no link para análise. Pergunte aos alunos se já conheciam Ariano Suassuna através de imagens e/ou entrevistas. Fale que, na capa, há alguns dos principais personagens da história, e pergunte se alguém conhece esses personagens.
- Entregue para cada aluno uma cópia adaptada do trecho da obra.
Clique aqui para acessar a versão do texto para impressão.
Capa do Livro: https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/91pr1TDAhXL.jpg Acesso em 17/09/2018.
Site da Editora: https://www.ediouro.com.br/selos/agir
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Após entregar as cópias, peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa e atenta do texto. Dê a eles 5 minutos para fazerem a leitura.
- Circule entre os alunos para acompanhar o trabalho de leitura e verificar se há alguma dificuldade em relação ao vocabulário e à compreensão da situação apresentada no texto.
.
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique aos alunos que deverão fazer uma leitura em voz alta e que, agora, serão analisados alguns elementos importantes do texto.
- Antes de iniciarem a leitura, explique que a pontuação proporciona às frases determinados ritmos e entonações, pois servem para indicar que a leitura seja feita elevando o tom ao ler a frase em voz alta (leitura ascendente), ou descendo o tom (leitura descendente). Oriente-os para que façam essa leitura com a entonação adequada. Coloque algumas questões para auxiliá-los: ao perguntar algo, o que acontece com o tom de voz: ele sobe ou ele desce? E ao afirmar ou negar algo? E ao exclamar? Lembramos que a entonação, no caso das perguntas, é ascendente (há uma subida no tom de voz); ao afirmar ou negar algo, há uma curva descendente no tom de voz; ao exclamar, há uma curva descendente. Importante perguntar aos alunos qual a importância da pontuação em um texto dramático. É desejável que eles façam a reflexão de que ela é um dos indicadores de qual entonação os atores devem dar às falas dos personagens que estão interpretando.
- Apresente o texto em slides e peça a alguns alunos que façam a leitura oralmente. Durante a leitura, peça que observem os destaques no texto.
- Coloque algumas questões para orientá-los durante a leitura:
- Por que vocês acham que foi colocado esse ponto? Qual seria o tom de voz do padre neste momento?
- E no segundo destaque, qual orientação foi colocada entre parênteses? Para que foi utilizada essa orientação? Como vocês imaginam que seja a expressão facial do personagem nesse momento? Por quê?
- No terceiro destaque, qual ponto foi usado? Qual seria a intenção de Chicó nesse momento?
- Oriente os alunos para que observem as duas rubricas apresentadas e digam o que indica cada uma delas (ação, tom de voz, expressão facial, expressão corporal). Peça que mostrem como seria a expressão do padre, de acordo com a segunda rubrica.
Respostas possíveis/desejáveis:
- Ponto de interrogação, porque está fazendo uma pergunta. Está falando alto, provavelmente está zangado por causa do barulho.
- Com desprezo. Para mostrar a expressão do rosto do padre. Cara de quem não está gostando da ideia de benzer um cachorro, porque acha que um cachorro não merece receber a bênção de um padre. Busque provocar os alunos para que percebam a relação da rubrica com a pontuação e notem que ambas estão orientando o ator para a encenação.
- Ponto final. Afirmar algo para convencer o padre.
Obs.: É importante destacar que aqui colocamos apenas algumas sugestões de respostas. Os alunos poderão apresentar diversas opiniões e sugestões que, caso sejam coerentes, devem ser aceitas, comentadas e ampliadas durante a discussão.
Desenvolvimento
Orientações:
- Continue a leitura, seguindo os slides, e chame a atenção dos alunos para a pontuação, as entonações e as intenções dos personagens. Coloque questões para auxiliá-los:
- Qual ponto foi utilizado nesse primeiro destaque? Qual a intenção de João Grilo nesse momento?
Resposta possível/desejável:
- Ponto de interrogação. Fazer uma pergunta. Está tentando convencer o padre a benzer o cachorro, pois, já que benzeu um motor, não tem problema benzer um cachorro.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça aos alunos que continuem a leitura. Dê continuidade, colocando questões para a turma:
- Na primeira fala do padre, neste slide, qual a orientação apresentada na rubrica? Como seria, então, o tom de voz utilizado pelo personagem nesse momento? Peça aos alunos que leiam essa passagem, fazendo a entonação adequada. (Você pode sugerir que vários alunos façam a entonação que achem que combina mais: falando alto, baixinho, bravo, irônico, sendo gentil…)
- Em seguida, peça que leiam a última fala . Coloque questões:
B) Onde a cena se passa? O que indica a ação do padre? Qual sua intenção ao entrar na igreja?
Respostas possíveis/desejáveis:
- (Desfazendo-se em risos). Ele está falando de forma mais gentil e sendo mais simpático, pois tem medo da reação do major. Está tentando disfarçar, pois primeiro estava irredutível quanto a benzer cachorros, mas ao saber que era um bichinho da autoridade maior da região, mudou de ideia rapidamente.
- Em frente à igreja. Porque eles foram falar com o padre, e na rubrica diz que o padre entrou na igreja. A intenção do padre é terminar a conversa.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba para os alunos o trecho do filme em que ocorre a cena estudada (a cena se passa em menos de dois minutos), para que eles percebam que os recursos utilizados no texto (rubricas e pontuação) são de extrema importância no momento de sua encenação.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ltNf2w6NPfQ
Trecho do vídeo que deve ser exibido: 3’30 a 5’03.
2. Após a exibição do vídeo, veja o que os alunos perceberam ao comparar o texto e a encenação do texto, deixando-os falar livremente. Chame atenção da turma para alguns recursos utilizados na encenação que muito auxiliam na expressividade das cenas: o sotaque nordestino, a ênfase dada em algumas palavras (como no caso de João Grilo, ao repetir o nome do major), os gestos dos atores (por exemplo, o padre entrando na igreja), o timbre de suas vozes (de alegria, de gentileza, de raiva, etc.) e suas expressões faciais (com desprezo, sorrindo, etc.). Coloque algumas questões:
- A reação do padre, na cena apresentada, foi a mesma do texto lido? Por quê?
- De que maneira as expressões faciais dos atores, seus gestos e a maneira como falavam se relacionam com o texto estudado?
- Houve alguma mudança do texto escrito para a o vídeo? Qual?
3. Explique aos alunos que o texto estudado foi feito para ser encenado no teatro, enquanto o vídeo assistido faz parte um filme, ou seja, é uma obra cinematográfica. Destaque que há diferenças entre um texto teatral e um roteiro de cinema, pois o roteiro de cinema faz parte de uma obra audiovisual, que faz uso de recursos diversos: além da interpretação dos atores, há outros elementos visuais e acústicos que fazem parte da obra; já no teatro, a encenação se baseia nos diálogos e nas ações dos atores. Observe ainda que, mesmo apresentando diferenças, a cena apresentada no vídeo se aproxima bastante do texto estudado, pois a intenção do diretor do filme foi, justamente, tentar preservar ao máximo o texto original de Ariano. Chame a atenção também para a questão da Variação Linguística Regional, as ênfases, pronúncias e acentos dados, indicando que os personagens vivem no sertão nordestino.
Respostas possíveis/desejáveis:
- Sim, porque ele está interpretando o que está no texto.
- Eles agem e falam de acordo com as orientações e a pontuação apresentadas no texto.
- Sim. Há alguns gestos, palavras e ações que não são iguais aos que aparecem no texto. Por exemplo: no texto fala de um cachorro, no filme, de uma cachorra; no texto eles estão em frente à igreja, no filme, estão dentro, etc.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Coloque oralmente a questão apresentada no slide e peça para os alunos comentarem. É desejável que os alunos consigam observar como as rubricas, a entonação das falas e os sinais de pontuação são importantes elementos para a composição do gênero texto dramático, pois são esses recursos que irão orientar o ator para que saiba como irá representar seu personagem e realizar a cena.
- Sugestão: caso queira continuar trabalhando com o gênero texto dramático, vale a pena registrar a sistematização feita pela turma em uma cartolina ou um papel pardo, para deixar na sala de aula como material de consulta.