Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Datashow, texto impresso, marcadores vermelho e azul (caneta ou lápis de cor).
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não saber analisar as sequências descritivas e argumentativas; caso isso ocorra, retome a diferença entre fato e opinião.
Referência sobre o assunto:
CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção de texto. São Paulo: FTD, 2013.
KÖCHE, Vanilda Salton. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014
__________. Atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para a classe e pergunte aos alunos a diferença entre informação e opinião.
- Auxilie-os na diferenciação, se necessário, relacionando o termo “informação” a fatos e “argumentação”, a opiniões.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Exiba o slide para a turma.
- Pergunte à classe: Qual a relação entre “raiz”, “fundação” e “fundamento”, proposta na tira? Espera-se que os alunos percebam que esses elementos sustentam outros: a raiz sustenta a árvore; a fundação, a casa; o fundamento - argumento- a opinião.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Divida a turma em grupos de 5 elementos e distribua cópias dos textos I e II, cujos arquivos estão disponíveis em materiais complementares.
- Peça a eles que leiam os textos e enumerem as diferenças básicas entre os dois. Espera-se que os alunos mencionem aspectos como extensão e complexidade.
- Pergunte à classe:
- Qual dos textos apresenta apenas informações? (resposta esperada: I)
- Qual apresenta opiniões? (resposta esperada: II)
- O Texto II traz uma mensagem entre parênteses: ‘sem spoilers”. Você sabe o que isso significa? (resposta esperada: Spoiler refere-se a revelações importantes, relacionadas à trama de uma obra, como o anúncio de cenas que devem causar suspense ou até mesmo o final da história.
- Vocês conseguem definir o gênero de cada um dos textos? (resposta esperada: Texto I é uma sinopse e Texto II, uma resenha).
Materiais complementares:
Para acessar o texto I, clique aqui.
Para acessar o texto II, clique aqui.
Caso haja tempo hábil, exiba o trailer do filme em questão (aqui)
Batman vs Superman: A Origem da Justiça - Trailer da Comic-Con (leg) [HD]. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IHDgrNxO-5I>. Acesso em: 24 nov. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça aos alunos, ainda divididos em grupos, que retomem o Texto II e pintem, de azul, todas as passagens que se referem apenas a informações (fatos) e de vermelho, as que se referem a opiniões. Caso julgue necessário, acesse a sugestão de respostas nos materiais complementares.
Materiais complementares:
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Mantenha os alunos em grupos e exiba o slide para turma, contendo perguntas que se referem aos elementos composicionais do texto. Caso deseje, distribua cópias das perguntas aos alunos, disponíveis em materiais complementares.
- Confira as respostas dos alunos, antes de passar ao próximo slide. Na primeira questão, é importante que os alunos percebam que há um equilíbrio entre esses dois aspectos; na segunda, ajude os alunos a perceberem que elas situam o leitor e dão embasamento aos argumentos, na medida em que esclarecem fatos importantes sobre os quais foram emitidas opiniões. Caso julgue necessário, acesse o gabarito, disponível em materiais complementares.
Materiais complementares:
Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Dê prosseguimento à análise dos elementos composicionais do gênero e apresente esse novo slide à classe.
- Peça aos alunos que reproduzam a tabela no caderno ou distribua cópias aos grupos, disponíveis em materiais complementares.
- Confira as respostas dos alunos, antes de passar ao próximo slide. Caso julgue necessário, acesse o gabarito, disponível em materiais complementares.
Materiais complementares:
Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba esse último slide com perguntas. Mais uma vez, distribua cópias aos grupos (disponíveis em materiais complementares), caso prefira.
- Peça aos grupos que discutam as questões propostas.
- Indique um aluno de cada grupo para compartilhar as respostas de sua equipe. Na questão A, é importante que os alunos percebam que há um equilíbrio quase perfeito entre os pontos negativos e positivos elencados; na B, torne observável aos alunos que a distribuição uniforme de aspectos positivos e negativos garante a imparcialidade nessa resenha, o que não impede o resenhista de classificar o filme, no entanto, como bom e estimular o leitor a assisti-lo. Caso julgue necessário, acesse o gabarito, disponível em materiais complementares.
Materiais complementares:
Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Exiba esse último slide para os alunos e convide-os a construir, coletivamente, um quadro com elementos desejáveis à composição de uma resenha. Espera-se que os alunos relacionem elementos como imparcialidade, objetividade, clareza, menção de aspectos negativos e positivos, combinação de sequências descritivas e argumentativas, argumentação sólida e variada (presença de comparações, citações, dados).
- Estimule a participação de todos, para que você possa identificar a evolução de cada aluno no estudo desse gênero.