15890
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sequências descritivas e argumentativas no gênero resenha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Sequências descritivas e argumentativas no gênero resenha

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Datashow, texto impresso, marcadores vermelho e azul (caneta ou lápis de cor).

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não saber analisar as sequências descritivas e argumentativas; caso isso ocorra, retome a diferença entre fato e opinião.

Referência sobre o assunto:

CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção de texto. São Paulo: FTD, 2013.

KÖCHE, Vanilda Salton. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014

__________. Atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para a classe e pergunte aos alunos a diferença entre informação e opinião.
  • Auxilie-os na diferenciação, se necessário, relacionando o termo “informação” a fatos e “argumentação”, a opiniões.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide para a turma.
  • Pergunte à classe: Qual a relação entre “raiz”, “fundação” e “fundamento”, proposta na tira? Espera-se que os alunos percebam que esses elementos sustentam outros: a raiz sustenta a árvore; a fundação, a casa; o fundamento - argumento- a opinião.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos de 5 elementos e distribua cópias dos textos I e II, cujos arquivos estão disponíveis em materiais complementares.
  • Peça a eles que leiam os textos e enumerem as diferenças básicas entre os dois. Espera-se que os alunos mencionem aspectos como extensão e complexidade.
  • Pergunte à classe:
  • Qual dos textos apresenta apenas informações? (resposta esperada: I)
  • Qual apresenta opiniões? (resposta esperada: II)
  • O Texto II traz uma mensagem entre parênteses: ‘sem spoilers”. Você sabe o que isso significa? (resposta esperada: Spoiler refere-se a revelações importantes, relacionadas à trama de uma obra, como o anúncio de cenas que devem causar suspense ou até mesmo o final da história.
  • Vocês conseguem definir o gênero de cada um dos textos? (resposta esperada: Texto I é uma sinopse e Texto II, uma resenha).

Materiais complementares:

Para acessar o texto I, clique aqui.

Para acessar o texto II, clique aqui.

Caso haja tempo hábil, exiba o trailer do filme em questão (aqui)

Batman vs Superman: A Origem da Justiça - Trailer da Comic-Con (leg) [HD]. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IHDgrNxO-5I>. Acesso em: 24 nov. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos, ainda divididos em grupos, que retomem o Texto II e pintem, de azul, todas as passagens que se referem apenas a informações (fatos) e de vermelho, as que se referem a opiniões. Caso julgue necessário, acesse a sugestão de respostas nos materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mantenha os alunos em grupos e exiba o slide para turma, contendo perguntas que se referem aos elementos composicionais do texto. Caso deseje, distribua cópias das perguntas aos alunos, disponíveis em materiais complementares.
  • Confira as respostas dos alunos, antes de passar ao próximo slide. Na primeira questão, é importante que os alunos percebam que há um equilíbrio entre esses dois aspectos; na segunda, ajude os alunos a perceberem que elas situam o leitor e dão embasamento aos argumentos, na medida em que esclarecem fatos importantes sobre os quais foram emitidas opiniões. Caso julgue necessário, acesse o gabarito, disponível em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Dê prosseguimento à análise dos elementos composicionais do gênero e apresente esse novo slide à classe.
  • Peça aos alunos que reproduzam a tabela no caderno ou distribua cópias aos grupos, disponíveis em materiais complementares.
  • Confira as respostas dos alunos, antes de passar ao próximo slide. Caso julgue necessário, acesse o gabarito, disponível em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba esse último slide com perguntas. Mais uma vez, distribua cópias aos grupos (disponíveis em materiais complementares), caso prefira.
  • Peça aos grupos que discutam as questões propostas.
  • Indique um aluno de cada grupo para compartilhar as respostas de sua equipe. Na questão A, é importante que os alunos percebam que há um equilíbrio quase perfeito entre os pontos negativos e positivos elencados; na B, torne observável aos alunos que a distribuição uniforme de aspectos positivos e negativos garante a imparcialidade nessa resenha, o que não impede o resenhista de classificar o filme, no entanto, como bom e estimular o leitor a assisti-lo. Caso julgue necessário, acesse o gabarito, disponível em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Exiba esse último slide para os alunos e convide-os a construir, coletivamente, um quadro com elementos desejáveis à composição de uma resenha. Espera-se que os alunos relacionem elementos como imparcialidade, objetividade, clareza, menção de aspectos negativos e positivos, combinação de sequências descritivas e argumentativas, argumentação sólida e variada (presença de comparações, citações, dados).
  • Estimule a participação de todos, para que você possa identificar a evolução de cada aluno no estudo desse gênero.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Datashow, texto impresso, marcadores vermelho e azul (caneta ou lápis de cor).

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não saber analisar as sequências descritivas e argumentativas; caso isso ocorra, retome a diferença entre fato e opinião.

Referência sobre o assunto:

CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção de texto. São Paulo: FTD, 2013.

KÖCHE, Vanilda Salton. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014

__________. Atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para a classe e pergunte aos alunos a diferença entre informação e opinião.
  • Auxilie-os na diferenciação, se necessário, relacionando o termo “informação” a fatos e “argumentação”, a opiniões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide para a turma.
  • Pergunte à classe: Qual a relação entre “raiz”, “fundação” e “fundamento”, proposta na tira? Espera-se que os alunos percebam que esses elementos sustentam outros: a raiz sustenta a árvore; a fundação, a casa; o fundamento - argumento- a opinião.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos de 5 elementos e distribua cópias dos textos I e II, cujos arquivos estão disponíveis em materiais complementares.
  • Peça a eles que leiam os textos e enumerem as diferenças básicas entre os dois. Espera-se que os alunos mencionem aspectos como extensão e complexidade.
  • Pergunte à classe:
  • Qual dos textos apresenta apenas informações? (resposta esperada: I)
  • Qual apresenta opiniões? (resposta esperada: II)
  • O Texto II traz uma mensagem entre parênteses: ‘sem spoilers”. Você sabe o que isso significa? (resposta esperada: Spoiler refere-se a revelações importantes, relacionadas à trama de uma obra, como o anúncio de cenas que devem causar suspense ou até mesmo o final da história.
  • Vocês conseguem definir o gênero de cada um dos textos? (resposta esperada: Texto I é uma sinopse e Texto II, uma resenha).

Materiais complementares:

Para acessar o texto I, clique aqui.

Para acessar o texto II, clique aqui.

Caso haja tempo hábil, exiba o trailer do filme em questão (aqui)

Batman vs Superman: A Origem da Justiça - Trailer da Comic-Con (leg) [HD]. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IHDgrNxO-5I>. Acesso em: 24 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos, ainda divididos em grupos, que retomem o Texto II e pintem, de azul, todas as passagens que se referem apenas a informações (fatos) e de vermelho, as que se referem a opiniões. Caso julgue necessário, acesse a sugestão de respostas nos materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mantenha os alunos em grupos e exiba o slide para turma, contendo perguntas que se referem aos elementos composicionais do texto. Caso deseje, distribua cópias das perguntas aos alunos, disponíveis em materiais complementares.
  • Confira as respostas dos alunos, antes de passar ao próximo slide. Na primeira questão, é importante que os alunos percebam que há um equilíbrio entre esses dois aspectos; na segunda, ajude os alunos a perceberem que elas situam o leitor e dão embasamento aos argumentos, na medida em que esclarecem fatos importantes sobre os quais foram emitidas opiniões. Caso julgue necessário, acesse o gabarito, disponível em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Dê prosseguimento à análise dos elementos composicionais do gênero e apresente esse novo slide à classe.
  • Peça aos alunos que reproduzam a tabela no caderno ou distribua cópias aos grupos, disponíveis em materiais complementares.
  • Confira as respostas dos alunos, antes de passar ao próximo slide. Caso julgue necessário, acesse o gabarito, disponível em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba esse último slide com perguntas. Mais uma vez, distribua cópias aos grupos (disponíveis em materiais complementares), caso prefira.
  • Peça aos grupos que discutam as questões propostas.
  • Indique um aluno de cada grupo para compartilhar as respostas de sua equipe. Na questão A, é importante que os alunos percebam que há um equilíbrio quase perfeito entre os pontos negativos e positivos elencados; na B, torne observável aos alunos que a distribuição uniforme de aspectos positivos e negativos garante a imparcialidade nessa resenha, o que não impede o resenhista de classificar o filme, no entanto, como bom e estimular o leitor a assisti-lo. Caso julgue necessário, acesse o gabarito, disponível em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Exiba esse último slide para os alunos e convide-os a construir, coletivamente, um quadro com elementos desejáveis à composição de uma resenha. Espera-se que os alunos relacionem elementos como imparcialidade, objetividade, clareza, menção de aspectos negativos e positivos, combinação de sequências descritivas e argumentativas, argumentação sólida e variada (presença de comparações, citações, dados).
  • Estimule a participação de todos, para que você possa identificar a evolução de cada aluno no estudo desse gênero.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano