15623
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de mapa mental: gênero conto de terror e suspense

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão / edição / construção da textualidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Joice Eloi Guimarães
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Produção de mapa mental: gênero conto de terror e suspense

Finalidade da aula: Produzir um mapa mental sobre o gênero conto de terror e suspense, apresentando informações referentes aos elementos do gênero de modo esquematizado.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Conto de suspense e terror

Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão / edição / Construção da textualidade

Prática de linguagem: Produção de textos

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51 / EF89LP35

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Nesta aula os alunos devem ser motivados a produzir um mapa mental (digital ou não) com informações relacionadas ao conto de terror e suspense que eles produzirão. Dessa forma, no mapa eles deverão apresentar elementos como lugares e personagens, preferencialmente àqueles utilizados no contexto brasileiro. Se na sua escola houver um laboratório de informática, organize-se previamente para utilizá-lo na produção de um mapa digital. Caso sua escola não possua um laboratório de informática, você pode adaptar as atividades propostas para a produção do mapa em cartolinas.

 

Materiais necessários: Fotocópias do conto “Crianças à venda. Tratar aqui”.  Você pode acessar esse material em:

STRAUZS, Rosa Amanda. Crianças à venda. Tratar aqui. In: ______. Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgza5jKSRadah6Q3YJRhHW5RkNnZHnEvMst5bdnkTfsncaxHh9KzjmKHnUjf/atividade-para-impressao-texto-lp08-01sqa13.pdf >. Acesso em: 6 jan. 2019.
Cartolinas (caso não seja possível produzir um mapa digital).

 

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.

 

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de um gênero cuja produção textual não é extensa, os alunos podem ter dificuldades em selecionar e escrever, de forma concisa, as informações referentes ao gênero que encontrarem.

 

Referências sobre o assunto:

A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.

MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.

MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.

SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.




Código: LPO8_01SQA13

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

(EF89LP35) Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas