15622
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Editar, revisar e formatar uma reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre edição e revisão de reportagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabel Cossalter
Mentor: Luciana Schiele
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Editar, revisar e formatar uma reportagem

Finalidade da aula: Editar, revisar e formatar a reportagem produzida de forma a adequá-la às características do texto jornalísticoAno:5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Reportagem

Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)

Prática de linguagem: Produção de texto

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP06, EF15LP07, EF15LP08

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa.  A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, roteiro de produção da reportagem produzido na aula 13, quadro das pontuações mais usadas em textos jornalísticos, caderno, lápis, borracha, quadro, giz (ou caneta) ou folha grande de papel para registro no painel.

Informações sobre o gênero: A Reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas: Deve ser necessário oferecer apoio individual para as crianças que não tenham compreendido os elementos composicionais do gênero Reportagem ou, ainda, que mostrem dificuldade de leitura e  escrita ou pouca autonomia em situações que envolvem a edição e revisão textual. Conforme já comentado nos demais planos deste módulo, é importante que possam ser reunidos, em uma mesma equipe de produção, alunos que consigam realizar as atividades de modo colaborativo, de maneira que o resultado do trabalho possa gerar crescimento  do ponto de vista pedagógico, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a autoestima e união das crianças. “O desafio consiste, então, em criar condições didáticas que contribuam efetivamente para transformar a diversidade em uma vantagem pedagógica — como tantas vezes reclamou Ferreiro (1994 e 1999 por exemplo) —, que permitam articular a aprendizagem cooperativa e o trabalho pessoal de cada aluno, que tornem possível coordenar a construção social do conhecimento e a responsabilidade individual” ( LERNER, 2002: 131).

O trabalho proposto neste módulo reúne os aspectos já abordados nos planos anteriores relativos à estrutura do gênero “Reportagem”, mais especificamente nos planos de Análise Linguística e Semiótica, e se desenvolve a partir deles. Caso considere relevante, reveja-os como forma de recordar as atividades desenvolvidas e conteúdos abordados até o momento. Professor, considerando os aspectos acima relacionados, procure pensar as duplas de trabalho tendo em vista as necessidades e características da sua turma.

Referências sobre o assunto:

BAZZONI, Cláudio. Têxtil, texto. In: SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: Unidade IV – Você sabia? – Livro do professor, 2011.  São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p., disponível em:  http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 8 de dezembro de 2018.

CASSANY, Daniel. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición.

disponível em: https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1. Acesso em 2 de dezembro de 2018.

CARDOSO, Cancionila J. e VAL, Maria da Graça Costa. Produção de textos escritos, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/producao-de-textos-escritos. Acesso em 8 de dezembro de 2018.

CAVALCANTI, Mariane Carvalho B. Situação comunicativa,

disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/situacao-comunicativa. Acesso em 28 de novembro de 2018.

DOLZ, J., GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, Telma Ferraz e BRANDÃO, Ana Carolina P. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.

LERNER, Délia. A autonomia do leitor, disponível em:

http://www.escoladavila.com.br/html/outros/2010/30_anos/pdf_30/30_textos/13_D%E9lia_lerner.pdf. Acesso em 13 de dezembro de 2018.

NOVA ESCOLA e BERNARDO, Nairim. Como ensinar os alunos a escrever de verdade, disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/7726/como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 2 de dezembro de 2018.


Código: LPO5_04SQA15

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas