15622
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Editar, revisar e formatar uma reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre edição e revisão de reportagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e da atividade aos alunos;
Roteiro para revisão, disponível aqui.

Introdução
Faça, por áudio ou vídeo, uma orientação para os alunos a respeito da atividade de revisão e a envie pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação. É importante lembrar que o texto produzido por eles será lido por outras pessoas. Então, é preciso analisar a produção e revisá-la para que cumpra a sua função diante do leitor. Por isso, eles deverão editar, revisar e formatar seus textos antes de publicá-los. Explique para os alunos a importância dessa etapa da produção para garantir uma boa produção. Retome os aspectos principais de uma reportagem para contribuir com a qualificação do texto. Proponha aos alunos que retomem os seus textos, lendo-os antes de iniciar o processo de edição, revisão e formatação.

Desenvolvimento
Faça uma orientação para ajudar os alunos a revisar os textos. Utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Proponha aos alunos que analisem o seu próprio texto, consultando o roteiro do planejamento do texto e preenchendo o roteiro de revisão. Oriente que editem os textos e realizem a formatação, passando-os a limpo ou digitando. Solicite que os alunos enviem os textos para publicação e aproveite para avaliar as aprendizagens dos alunos através do material produzido.

fechamento
Proponha aos alunos que façam uma anotação sobre o que aprenderam com a etapa de edição, revisão e formatação do texto. Para isso, utilize as questões norteadoras, propostas no Fechamento do plano de aula.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem seus textos com os familiares e dialoguem sobre a temática da reportagem.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_04SQA15

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas