15605
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - A construção da opinião por meio das imagens

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A construção da opinião por meio das imagens

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.

Tema
Encaminhe aos alunos, no WhatsApp ou por documento impresso, o questionamento: quando uma imagem pode opinar? Explique que, nesta aula, é proposta uma atividade para a qual devem saber ler “além das palavras”, pois deverão fazer a leitura de imagens, dos significados e das opiniões que elas trazem. Explique que a atividade final desta aula consistirá na exposição oral da análise que fizeram.

Introdução
Inicie a aula compartilhando com os alunos a imagem do slide da Introdução (veja no plano original). Peça que leiam os elementos da linguagem verbal “Salve o papel, salve o planeta” e instigue os alunos a ler a linguagem não-verbal apresentando a ideia que a propaganda defende. Para considerar os apontamentos feito pelos alunos, leve em conta a metáfora visual presente: o suporte de papel (objeto) faz alusão ao mapa da América do Sul e o papel higiênico representa a área verde desses países. Quanto maior o consumo de papel, maior o desmatamento. Finalize esse momento questionando aos alunos: a ideia transmitida por esse anúncio usou linguagem figurativa ou literal? Deixe claro que a ideia defendida ocorreu por meio de uma metáfora visual, ou seja, uma comparação em que o objetivo é ilustrar um elemento por meio de uma associação. Nesse caso, o anúncio explora a questão do desmatamento relacionando-o ao consumo do papel.

Desenvolvimento
Divida a turma em 5 grupos utilizando uma adaptação online para a metodologia ativa denominada rotação por estação. Para isso, peça que os grupos predeterminados criem subgrupos no WhatsApp. Encaminhe um texto diferente a cada grupo, utilizando os links abaixo:
TEXTO 1: disponível aqui; TEXTO 2: disponível aqui; TEXTO 3: disponível aqui; TEXTO 4: disponível aqui; TEXTO 5: disponível aqui.
Distribua também uma cópia da atividade do quadro para análise, disponível aqui. A atividade está organizada em dois momentos: análise dos textos e socialização da leitura a cada 15 minutos. Peça que os grupos troquem os textos entre si, até que todos os grupos tenham lido todos os textos e realizado todas as atividades. Veja o gabarito das atividades, disponível aqui. Para se aprofundar sobre essa metodologia (rotação por estações), confira a reportagem da Nova Escola, disponível aqui. Ao final da rotação, todos os grupos deverão ter recebido, analisado e respondido sobre todos os textos. Em seguida, determine um dos textos para cada grupo e peça que os alunos discutam e posicionem-se a respeito dele. Depois, peça que redijam o parágrafo argumentativo inspirando-se na ilustração e nas ideias presentes no texto. Para isso, apresente o exemplo de parágrafo dissertativo produzido a partir do texto da Introdução desta aula.

Fechamento
Para encerrar esta aula, cada grupo deverá lhe apresentar a análise de seu texto, socializando as respostas do quadro de análise que preencheram na rotação. Recebidas todas as respostas, faça o fechamento considerando a análise disponível aqui, com os principais aspectos a serem considerados.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a conhecer as temáticas que os alunos estão estudando, podendo, assim, gerar discussões construtivas no ambiente familiar.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_06SQA03

(EF89LP06) Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas