15605
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - A construção da opinião por meio das imagens

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A construção da opinião por meio das imagens

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura compartilhada e autônoma.

Materiais necessários: Imagens (textos 1 ao 5) projetadas no quadro e também o quadro de análise impresso para a turma.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Identificar as metáforas visuais nas imagens dentro do tempo determinado para a rotação por estação.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção. 8 ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2005

SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem. Blog Tecnologia na Educação. Nova Escola, 21.10.2016. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em 27.08.2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta de trabalho para os alunos questionando se eles acham que uma imagem pode transmitir uma opinião.
  • Explique que nesta aula irão fazer uma atividade em que deverão saber ler “além das palavras” , pois deverão fazer a leitura de imagens e os significados e opiniões que elas trazem.
  • Explique que a atividade final desta aula consistirá na exposição oral da análise que fizeram.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula projetando esta imagem em tela: o anúncio publicitário promovido pela WWF (organização voltada para a defesa da natureza), que traz como recurso o uso de uma metáfora visual.
  • Leia os elementos da linguagem verbal “Salve o papel, salve o planeta” e instigue os alunos a lerem a linguagem não-verbal apresentando a ideia que a propaganda defende.
  • Para considerar os apontamentos feito pelos alunos, leve em conta a metáfora visual presente: o suporte de papel(objeto) faz alusão ao mapa da América do Sul e o papel higiênico representa a área verde desses países. Quanto maior o consumo de papel, maior o desmatamento.
  • Finalize este momento questionando aos alunos: a ideia transmitida por esse anúncio usou linguagem figurativa ou literal?
  • Deixe claro que a ideia defendida ocorreu por meio de uma metáfora visual, ou seja, uma comparação em que o objetivo é ilustrar um elemento por meio de uma associação. Neste caso, o anúncio explora a questão do desmatamento relacionando-o ao consumo do papel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em 5 grupos utilizando a rotação por estação.
  • É importante que sejam apenas 5 grupos, haja vista que são 5 textos diferentes para cada texto/imagem.
  • Use a versão impressa de cada texto/imagem. Você pode imprimir as imagens utilizando os links abaixo:

TEXTO 1: http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=12&galleryId=1049765. acesso em 23.08.2018

TEXTO 2: http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=10&galleryId=1049765. acesso em 23.08.2018

TEXTO 3: http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=10&galleryId=1049765. acesso em 23.08.2018

TEXTO 4: http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=10&galleryId=1049765. acesso em 23.08.2018

TEXTO 5: http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=10&galleryId=1049765. acesso em 23.08.2018

  • Distribua uma cópia da atividade do quadro para análise, disponível aqui.
  • A atividade está organizada em dois momentos: análise dos textos e socialização da leitura
  • A cada rodada, um grupo recebe uma imagem/texto diferentes devidamente numerado. A versão para imprimir dos textos encontra-se nos materiais complementares.
  • Cada grupo deverá ficar 5 minutos com cada texto para analisar e preencher o quadro com as informações solicitadas.
  • É importante analisar previamente as imagens e gabarito de análise disponibilizado aqui (https://docs.google.com/document/d/1eQrjxe4sz-bURtCoqgLQyG5qmZMUnZIKN3JZzyHS-xs/edit) para poder visitar os grupos durante a rotação e levar os alunos a inferências durante a leitura.
  • Para aprofundar-se sobre essa metodologia (rotação por estações), confira a reportagem da Nova Escola aqui.
  • Ao final da rotação, todos os grupos deverão ter recebido, analisado e respondido sobre todos os textos.
  • Em seguida, determine um dos textos para cada grupo e peça que os alunos discutam e posicionem-se frente a ele. Se possível, projete o texto em questão no quadro.
  • Depois, peça que redijam o parágrafo argumentativo inspirando-se na ilustração e ideias presentes nele.
  • Para isso, apresente o exemplo de parágrafo dissertativo produzido a partir do texto da introdução desta aula.

Materiais complementares

Atividade rotação por estação: analisando as metáforas visuais no movimento argumentativo aqui

Resolução da atividade aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, cada grupo deverá apresentar a análise de seu texto socializando as respostas do quadro de análise que preencheram na rotação;
  • A cada texto analisado, faça o fechamento considerando a análise destacada aqui com os principais aspectos a serem considerados em cada texto.
  • Para isso, deverão expor os elementos que identificaram no quadro de análise, tendo como ponto de partida as questões de cada texto.
  • Enquanto cada grupo apresenta, projete no quadro a ilustração referente a cada grupo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura compartilhada e autônoma.

Materiais necessários: Imagens (textos 1 ao 5) projetadas no quadro e também o quadro de análise impresso para a turma.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Identificar as metáforas visuais nas imagens dentro do tempo determinado para a rotação por estação.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção. 8 ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2005

SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem. Blog Tecnologia na Educação. Nova Escola, 21.10.2016. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em 27.08.2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta de trabalho para os alunos questionando se eles acham que uma imagem pode transmitir uma opinião.
  • Explique que nesta aula irão fazer uma atividade em que deverão saber ler “além das palavras” , pois deverão fazer a leitura de imagens e os significados e opiniões que elas trazem.
  • Explique que a atividade final desta aula consistirá na exposição oral da análise que fizeram.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula projetando esta imagem em tela: o anúncio publicitário promovido pela WWF (organização voltada para a defesa da natureza), que traz como recurso o uso de uma metáfora visual.
  • Leia os elementos da linguagem verbal “Salve o papel, salve o planeta” e instigue os alunos a lerem a linguagem não-verbal apresentando a ideia que a propaganda defende.
  • Para considerar os apontamentos feito pelos alunos, leve em conta a metáfora visual presente: o suporte de papel(objeto) faz alusão ao mapa da América do Sul e o papel higiênico representa a área verde desses países. Quanto maior o consumo de papel, maior o desmatamento.
  • Finalize este momento questionando aos alunos: a ideia transmitida por esse anúncio usou linguagem figurativa ou literal?
  • Deixe claro que a ideia defendida ocorreu por meio de uma metáfora visual, ou seja, uma comparação em que o objetivo é ilustrar um elemento por meio de uma associação. Neste caso, o anúncio explora a questão do desmatamento relacionando-o ao consumo do papel.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em 5 grupos utilizando a rotação por estação.
  • É importante que sejam apenas 5 grupos, haja vista que são 5 textos diferentes para cada texto/imagem.
  • Use a versão impressa de cada texto/imagem. Você pode imprimir as imagens utilizando os links abaixo:

TEXTO 1: http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=12&galleryId=1049765. acesso em 23.08.2018

TEXTO 2: http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=10&galleryId=1049765. acesso em 23.08.2018

TEXTO 3: http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=10&galleryId=1049765. acesso em 23.08.2018

TEXTO 4: http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=10&galleryId=1049765. acesso em 23.08.2018

TEXTO 5: http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=10&galleryId=1049765. acesso em 23.08.2018

  • Distribua uma cópia da atividade do quadro para análise, disponível aqui.
  • A atividade está organizada em dois momentos: análise dos textos e socialização da leitura
  • A cada rodada, um grupo recebe uma imagem/texto diferentes devidamente numerado. A versão para imprimir dos textos encontra-se nos materiais complementares.
  • Cada grupo deverá ficar 5 minutos com cada texto para analisar e preencher o quadro com as informações solicitadas.
  • É importante analisar previamente as imagens e gabarito de análise disponibilizado aqui (https://docs.google.com/document/d/1eQrjxe4sz-bURtCoqgLQyG5qmZMUnZIKN3JZzyHS-xs/edit) para poder visitar os grupos durante a rotação e levar os alunos a inferências durante a leitura.
  • Para aprofundar-se sobre essa metodologia (rotação por estações), confira a reportagem da Nova Escola aqui.
  • Ao final da rotação, todos os grupos deverão ter recebido, analisado e respondido sobre todos os textos.
  • Em seguida, determine um dos textos para cada grupo e peça que os alunos discutam e posicionem-se frente a ele. Se possível, projete o texto em questão no quadro.
  • Depois, peça que redijam o parágrafo argumentativo inspirando-se na ilustração e ideias presentes nele.
  • Para isso, apresente o exemplo de parágrafo dissertativo produzido a partir do texto da introdução desta aula.

Materiais complementares

Atividade rotação por estação: analisando as metáforas visuais no movimento argumentativo aqui

Resolução da atividade aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, cada grupo deverá apresentar a análise de seu texto socializando as respostas do quadro de análise que preencheram na rotação;
  • A cada texto analisado, faça o fechamento considerando a análise destacada aqui com os principais aspectos a serem considerados em cada texto.
  • Para isso, deverão expor os elementos que identificaram no quadro de análise, tendo como ponto de partida as questões de cada texto.
  • Enquanto cada grupo apresenta, projete no quadro a ilustração referente a cada grupo.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano