Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura compartilhada e autônoma.
Materiais necessários: Imagens (textos 1 ao 5) projetadas no quadro e também o quadro de análise impresso para a turma.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Identificar as metáforas visuais nas imagens dentro do tempo determinado para a rotação por estação.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção. 8 ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2005
SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem. Blog Tecnologia na Educação. Nova Escola, 21.10.2016. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em 27.08.2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta de trabalho para os alunos questionando se eles acham que uma imagem pode transmitir uma opinião.
- Explique que nesta aula irão fazer uma atividade em que deverão saber ler “além das palavras” , pois deverão fazer a leitura de imagens e os significados e opiniões que elas trazem.
- Explique que a atividade final desta aula consistirá na exposição oral da análise que fizeram.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula projetando esta imagem em tela: o anúncio publicitário promovido pela WWF (organização voltada para a defesa da natureza), que traz como recurso o uso de uma metáfora visual.
- Leia os elementos da linguagem verbal “Salve o papel, salve o planeta” e instigue os alunos a lerem a linguagem não-verbal apresentando a ideia que a propaganda defende.
- Para considerar os apontamentos feito pelos alunos, leve em conta a metáfora visual presente: o suporte de papel(objeto) faz alusão ao mapa da América do Sul e o papel higiênico representa a área verde desses países. Quanto maior o consumo de papel, maior o desmatamento.
- Finalize este momento questionando aos alunos: a ideia transmitida por esse anúncio usou linguagem figurativa ou literal?
- Deixe claro que a ideia defendida ocorreu por meio de uma metáfora visual, ou seja, uma comparação em que o objetivo é ilustrar um elemento por meio de uma associação. Neste caso, o anúncio explora a questão do desmatamento relacionando-o ao consumo do papel.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Divida a sala em 5 grupos utilizando a rotação por estação.
- É importante que sejam apenas 5 grupos, haja vista que são 5 textos diferentes para cada texto/imagem.
- Use a versão impressa de cada texto/imagem. Você pode imprimir as imagens utilizando os links abaixo:
TEXTO 1: http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=12&galleryId=1049765. acesso em 23.08.2018
TEXTO 2: http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=10&galleryId=1049765. acesso em 23.08.2018
TEXTO 3: http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=10&galleryId=1049765. acesso em 23.08.2018
TEXTO 4: http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=10&galleryId=1049765. acesso em 23.08.2018
TEXTO 5: http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=10&galleryId=1049765. acesso em 23.08.2018
- Distribua uma cópia da atividade do quadro para análise, disponível aqui.
- A atividade está organizada em dois momentos: análise dos textos e socialização da leitura
- A cada rodada, um grupo recebe uma imagem/texto diferentes devidamente numerado. A versão para imprimir dos textos encontra-se nos materiais complementares.
- Cada grupo deverá ficar 5 minutos com cada texto para analisar e preencher o quadro com as informações solicitadas.
- É importante analisar previamente as imagens e gabarito de análise disponibilizado aqui (https://docs.google.com/document/d/1eQrjxe4sz-bURtCoqgLQyG5qmZMUnZIKN3JZzyHS-xs/edit) para poder visitar os grupos durante a rotação e levar os alunos a inferências durante a leitura.
- Para aprofundar-se sobre essa metodologia (rotação por estações), confira a reportagem da Nova Escola aqui.
- Ao final da rotação, todos os grupos deverão ter recebido, analisado e respondido sobre todos os textos.
- Em seguida, determine um dos textos para cada grupo e peça que os alunos discutam e posicionem-se frente a ele. Se possível, projete o texto em questão no quadro.
- Depois, peça que redijam o parágrafo argumentativo inspirando-se na ilustração e ideias presentes nele.
- Para isso, apresente o exemplo de parágrafo dissertativo produzido a partir do texto da introdução desta aula.
Materiais complementares
Atividade rotação por estação: analisando as metáforas visuais no movimento argumentativo aqui
Resolução da atividade aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Para encerrar esta aula, cada grupo deverá apresentar a análise de seu texto socializando as respostas do quadro de análise que preencheram na rotação;
- A cada texto analisado, faça o fechamento considerando a análise destacada aqui com os principais aspectos a serem considerados em cada texto.
- Para isso, deverão expor os elementos que identificaram no quadro de análise, tendo como ponto de partida as questões de cada texto.
- Enquanto cada grupo apresenta, projete no quadro a ilustração referente a cada grupo.