15592
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Produção de textos

Plano de aula - Aprimorando nossa carta de reclamação: vamos revisar!

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre revisão de carta de reclamação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade.

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Informe aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, que esta aula será dedicada a revisar a escrita de suas cartas de reclamação (esta aula faz parte de uma sequência didática e depende da aula anterior para poder ser realizada). Retome a importância de que problema, argumentos e solicitações sejam coerentes e convincentes para que alcancem o objetivo pretendido. Além disso, esse será um momento para revisar a coesão da escrita, eliminar repetições de palavras e verificar ortografia e pontuação.

Desenvolvimento
Solicite que os estudantes tenham em mãos a primeira versão da carta e o checklist feito pelos colegas no final da aula passada. Se estiverem fazendo a escrita em duplas, garanta que os estudantes sigam conseguindo se comunicar para tomarem decisões juntos e reescreverem suas cartas. Se estiverem usando o Google Docs, podem fazer a reescrita no mesmo arquivo utilizado anteriormente. É interessante notar que o Google Docs guarda o histórico de versões anteriores e permite ver as edições feitas, o que favorece a avaliação contínua dos avanços de cada dupla. Estipule um prazo para o término da escrita da versão final da carta.

Fechamento
Combine uma videochamada com a turma para que possam ler suas cartas e conversar sobre a experiência e as aprendizagens sobre o gênero. Utilize os questionamentos do slide de fechamento do plano original e dê especial atenção à pergunta “Nossa atividade acaba aqui ou ainda precisamos fazer algo?”. É importante os estudantes perceberam que a escrita da carta só alcançará sua finalidade quando chegar ao destinatário. Conversem sobre as formas de fazer isso acontecer em cada um dos casos. Caso não seja possível realizar a videochamada, procure compartilhar com o grupo todas as cartas escritas e envie os mesmos questionamentos de fechamento do plano original. Estipule um prazo para envio das respostas e organize uma devolutiva geral para a turma.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a ajudar as crianças a fazerem suas cartas chegarem aos destinatários. Dessa forma, estarão estimulando o exercício da cidadania e promovendo a valorização desse gênero, que tem como finalidade reivindicar melhorias e direitos próprios ou da sociedade.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_01SQA15

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas