Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção textual.
Materiais necessários: Materiais necessários para o experimento, cartolina, canetinhas, cópias do experimento e projetor.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades para organizar as ideias para a escrita da 1ª versão da conclusão e a presença de alunos não alfabéticos na turma.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos, deixando claro que irão escrever o resultado de um experimento científico.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- OBSERVAÇÃO: Caso não esteja usando o plano em sequência, recomendamos que elabore com os alunos um planejamento para a escrita dos resultados do experimento. Esta etapa é fundamental para estruturar as ideias e produzir um bom texto. Clique aqui para ter acesso a aula de planejamento da escrita.
- Ressalte que a tarefa consiste em produzir a primeira versão do texto que demonstra os resultados do experimento.
- Converse com os alunos sobre o propósito comunicativo da atividade. Deixe claro os motivos pelos quais a turma vai escrever o texto (para registro do experimento e consultas futuras).
- Informe aos alunos que eles retomarão o planejamento elaborado para a escrita dos resultados do experimento. Os alunos deverão escolher um dos dois experimentos. Entregue a atividade impressa para os alunos. O documento está nos materiais complementares.
- Se achar pertinente, realize novamente o experimento. Retome as partes estruturantes de um relato científico: Introdução, materiais, procedimento, resultados e conclusão.
- Abra uma roda de conversa para debate das possíveis hipóteses levantadas para o resultado dos experimentos realizados.
- Os registros são as observações feitas durante o experimento, deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo do experimento.
- Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.
Materiais complementares: Para imprimir o experimento, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Nesta etapa os alunos farão a primeira versão da escrita dos resultados do experimento, converse com os alunos sobre o propósito comunicativo da atividade. Deixe claro os motivos pelos quais a turma vai escrever o texto (para registro do experimento e consultas futuras). Explique aos alunos que com os relatos prontos será montado uma pequena exposição no pátio da escola e os textos serão colocados à disposição dos visitantes para que levem para casa e possam fazer os experimentos com a família (propósito comunicativo).
- Diga aos alunos que será uma atividade aplicada, breve, que manterá um contexto de produção muito próximo dos usos reais do gênero! Aproveite que será uma escrita breve e destine um tempo para que possam caprichar nas ilustrações e na diagramação do texto, para os cartazes que serão expostos.
- Nesta etapa é importante guiar os alunos na produção escrita. Os alunos desenvolverão a atividade em duplas. Neste caso os registros serão parecidos, o intuito é a organização das ideias e a estruturação do relato.
- Guie os alunos na construção do texto. Reforce que devemos usar a linguagem científica adequada (por exemplo: usar a palavra líquidos para se relacionar a água ou álcool), manter a organização do texto e a estrutura relativa aos relatos e protocolos científicos (introdução, materiais, procedimento, resultados e conclusão).
- Reforce que a escrita do texto necessita do uso dos verbos no modo correto (injuntivo) para cumprir as ações necessárias, também deve-se fazer uso dos advérbios de tempo (agora, depois, então).
- Circule pela sala observando as hipóteses dos alunos para a produção do texto e fazendo intervenções para ajudá-los a organizar as ideias.
Materiais complementares: Para imprimir a atividade, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Nesta etapa, você será o escriba de um cartaz contendo informações para o resultado de um bom relato de experimento científico. Para isso, guie os alunos com perguntas:
- O que precisam fazer para produzir um bom relato? (Espera-se que os alunos respondam que é necessário manter a estrutura dos relatos de experimentos científicos, manter a linguagem adequada, usar o verbo no injuntivo e aplicar de maneira correta os advérbios de tempo)
- O que precisam pensar antes de escrever um relato de experimento científico? (Espera-se que os alunos respondam que eles precisam saber claramente as etapas e estrutura dos relatos, além do procedimento do experimento desenvolvido)
- Os resultados são as observações feitas durante o experimento, portanto, deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo do experimento.
- Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.
- Organize uma pequena exposição com os relatos produzidos.