15513
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Elaborando a 1ª versão de um Relato de Experimento Científico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Elaborando a 1ª versão de um Relato de Experimento Científico

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Materiais necessários: Materiais necessários para o experimento, cartolina, canetinhas, cópias do experimento e projetor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades para organizar as ideias para a escrita da 1ª versão da conclusão e a presença de alunos não alfabéticos na turma.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos, deixando claro que irão escrever o resultado de um experimento científico.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • OBSERVAÇÃO: Caso não esteja usando o plano em sequência, recomendamos que elabore com os alunos um planejamento para a escrita dos resultados do experimento. Esta etapa é fundamental para estruturar as ideias e produzir um bom texto. Clique aqui para ter acesso a aula de planejamento da escrita.
  • Ressalte que a tarefa consiste em produzir a primeira versão do texto que demonstra os resultados do experimento.
  • Converse com os alunos sobre o propósito comunicativo da atividade. Deixe claro os motivos pelos quais a turma vai escrever o texto (para registro do experimento e consultas futuras).
  • Informe aos alunos que eles retomarão o planejamento elaborado para a escrita dos resultados do experimento. Os alunos deverão escolher um dos dois experimentos. Entregue a atividade impressa para os alunos. O documento está nos materiais complementares.
  • Se achar pertinente, realize novamente o experimento. Retome as partes estruturantes de um relato científico: Introdução, materiais, procedimento, resultados e conclusão.
  • Abra uma roda de conversa para debate das possíveis hipóteses levantadas para o resultado dos experimentos realizados.
  • Os registros são as observações feitas durante o experimento, deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo do experimento.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.

Materiais complementares: Para imprimir o experimento, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa os alunos farão a primeira versão da escrita dos resultados do experimento, converse com os alunos sobre o propósito comunicativo da atividade. Deixe claro os motivos pelos quais a turma vai escrever o texto (para registro do experimento e consultas futuras). Explique aos alunos que com os relatos prontos será montado uma pequena exposição no pátio da escola e os textos serão colocados à disposição dos visitantes para que levem para casa e possam fazer os experimentos com a família (propósito comunicativo).
  • Diga aos alunos que será uma atividade aplicada, breve, que manterá um contexto de produção muito próximo dos usos reais do gênero! Aproveite que será uma escrita breve e destine um tempo para que possam caprichar nas ilustrações e na diagramação do texto, para os cartazes que serão expostos.
  • Nesta etapa é importante guiar os alunos na produção escrita. Os alunos desenvolverão a atividade em duplas. Neste caso os registros serão parecidos, o intuito é a organização das ideias e a estruturação do relato.
  • Guie os alunos na construção do texto. Reforce que devemos usar a linguagem científica adequada (por exemplo: usar a palavra líquidos para se relacionar a água ou álcool), manter a organização do texto e a estrutura relativa aos relatos e protocolos científicos (introdução, materiais, procedimento, resultados e conclusão).
  • Reforce que a escrita do texto necessita do uso dos verbos no modo correto (injuntivo) para cumprir as ações necessárias, também deve-se fazer uso dos advérbios de tempo (agora, depois, então).
  • Circule pela sala observando as hipóteses dos alunos para a produção do texto e fazendo intervenções para ajudá-los a organizar as ideias.

Materiais complementares: Para imprimir a atividade, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa, você será o escriba de um cartaz contendo informações para o resultado de um bom relato de experimento científico. Para isso, guie os alunos com perguntas:
  • O que precisam fazer para produzir um bom relato? (Espera-se que os alunos respondam que é necessário manter a estrutura dos relatos de experimentos científicos, manter a linguagem adequada, usar o verbo no injuntivo e aplicar de maneira correta os advérbios de tempo)
  • O que precisam pensar antes de escrever um relato de experimento científico? (Espera-se que os alunos respondam que eles precisam saber claramente as etapas e estrutura dos relatos, além do procedimento do experimento desenvolvido)
  • Os resultados são as observações feitas durante o experimento, portanto, deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo do experimento.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.
  • Organize uma pequena exposição com os relatos produzidos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Materiais necessários: Materiais necessários para o experimento, cartolina, canetinhas, cópias do experimento e projetor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades para organizar as ideias para a escrita da 1ª versão da conclusão e a presença de alunos não alfabéticos na turma.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos, deixando claro que irão escrever o resultado de um experimento científico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • OBSERVAÇÃO: Caso não esteja usando o plano em sequência, recomendamos que elabore com os alunos um planejamento para a escrita dos resultados do experimento. Esta etapa é fundamental para estruturar as ideias e produzir um bom texto. Clique aqui para ter acesso a aula de planejamento da escrita.
  • Ressalte que a tarefa consiste em produzir a primeira versão do texto que demonstra os resultados do experimento.
  • Converse com os alunos sobre o propósito comunicativo da atividade. Deixe claro os motivos pelos quais a turma vai escrever o texto (para registro do experimento e consultas futuras).
  • Informe aos alunos que eles retomarão o planejamento elaborado para a escrita dos resultados do experimento. Os alunos deverão escolher um dos dois experimentos. Entregue a atividade impressa para os alunos. O documento está nos materiais complementares.
  • Se achar pertinente, realize novamente o experimento. Retome as partes estruturantes de um relato científico: Introdução, materiais, procedimento, resultados e conclusão.
  • Abra uma roda de conversa para debate das possíveis hipóteses levantadas para o resultado dos experimentos realizados.
  • Os registros são as observações feitas durante o experimento, deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo do experimento.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.

Materiais complementares: Para imprimir o experimento, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa os alunos farão a primeira versão da escrita dos resultados do experimento, converse com os alunos sobre o propósito comunicativo da atividade. Deixe claro os motivos pelos quais a turma vai escrever o texto (para registro do experimento e consultas futuras). Explique aos alunos que com os relatos prontos será montado uma pequena exposição no pátio da escola e os textos serão colocados à disposição dos visitantes para que levem para casa e possam fazer os experimentos com a família (propósito comunicativo).
  • Diga aos alunos que será uma atividade aplicada, breve, que manterá um contexto de produção muito próximo dos usos reais do gênero! Aproveite que será uma escrita breve e destine um tempo para que possam caprichar nas ilustrações e na diagramação do texto, para os cartazes que serão expostos.
  • Nesta etapa é importante guiar os alunos na produção escrita. Os alunos desenvolverão a atividade em duplas. Neste caso os registros serão parecidos, o intuito é a organização das ideias e a estruturação do relato.
  • Guie os alunos na construção do texto. Reforce que devemos usar a linguagem científica adequada (por exemplo: usar a palavra líquidos para se relacionar a água ou álcool), manter a organização do texto e a estrutura relativa aos relatos e protocolos científicos (introdução, materiais, procedimento, resultados e conclusão).
  • Reforce que a escrita do texto necessita do uso dos verbos no modo correto (injuntivo) para cumprir as ações necessárias, também deve-se fazer uso dos advérbios de tempo (agora, depois, então).
  • Circule pela sala observando as hipóteses dos alunos para a produção do texto e fazendo intervenções para ajudá-los a organizar as ideias.

Materiais complementares: Para imprimir a atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa, você será o escriba de um cartaz contendo informações para o resultado de um bom relato de experimento científico. Para isso, guie os alunos com perguntas:
  • O que precisam fazer para produzir um bom relato? (Espera-se que os alunos respondam que é necessário manter a estrutura dos relatos de experimentos científicos, manter a linguagem adequada, usar o verbo no injuntivo e aplicar de maneira correta os advérbios de tempo)
  • O que precisam pensar antes de escrever um relato de experimento científico? (Espera-se que os alunos respondam que eles precisam saber claramente as etapas e estrutura dos relatos, além do procedimento do experimento desenvolvido)
  • Os resultados são as observações feitas durante o experimento, portanto, deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo do experimento.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.
  • Organize uma pequena exposição com os relatos produzidos.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano