Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.
Materiais necessários: computador com acesso à internet para projeção dos slides, verbete da girafa para realizar as marcações e registro sobre o texto (clique aqui para acessar), cópias da atividade para produção de escrita (clique aqui para acessar), lápis e borracha.
Informações sobre o gênero:
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar os equívocos e ajustá-los.
Referências sobre o assunto:
CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
NÓBREGA, Maria José. Produção de Textos no Ensino Fundamental. São Paulo: Sonoro-vídeo, 2018. 29 slides, color. Disponível aqui. Acesso em: 18 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Faça a leitura do tema da aula e peça que eles se organizem com suas duplas e/ou trio. Essa aula será para produzir os textos utilizando as informações que foram coletadas através da pesquisa e atendendo questões de segmentação, modalização e coesão com o objetivo de escrever um bom texto, neste caso, um verbete direcionado ao público infantil.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Inicie a aula retomando os registros realizados por eles através das pesquisas sobre os animais. Peça que eles releiam as informações, relembrando o que foi selecionado, fazendo com que eles se reconectem com as informações científicas e mais técnicas.
- Após a leitura, explique que eles utilizarão as informações coletadas para organizá-las na proposta de texto, no caso, de um verbete.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Esta primeira parte do desenvolvimento deve durar 8 minutos.
- Nessa etapa de produzir o texto, ou seja, da textualização, alguns pontos devem ser abordados, tais como: a segmentação (como o texto está organizado, em estrofes ou parágrafos) , coesão (organizar as informações dando sentido ao texto, seguindo uma coerência) e modalização (como o texto será dito) com o objetivo de favorecer à escrita dos alunos.
- Utilize o verbete da girafa que já foi trabalhado, destacando os pontos que devem ser analisado e utilizado como texto norteador para a realização dos tópicos de uma pauta. Projete o slide ou imprima o verbete ampliando o texto. A ideia é ajudar os alunos a construir o texto utilizando pautas, ou seja, os pontos que devem ser seguidos, nesse sentido, o aluno poderá se apoiar em um roteiro enquanto produz o verbete.
- Apresente o verbete, discutindo cada ponto destacado e interagindo com a turma. Estabeleça um prazo de 8 minutos para apresentação:
- Vocês devem pensar: Quais são as partes que compõem o verbete de enciclopédia infantil?
Espera-se que eles citem o título destacado e as imagens.Destaque que as imagens devem estar posicionadas ao lado do texto e dialogar com as informações explicativas, auxiliando na compreensão do dados científicas sobre o animal.
- Como devem ser as informações que compõem o texto do verbete? Por exemplo, devem ser explicativas e descritivas ?
Eles devem dizer que são informações explicativas e descritivas.
- E o tamanho do texto? Como o texto deve estar escrito? Em forma de parágrafo ou estrofes?
A ideia é que eles afirmem que deve ser um texto breve e escrito em forma de parágrafo.
- E o tipo de linguagem? Deve ser formal ou informal? Podem ter nos verbetes gírias ou expressões cotidianas e/ou informais?
Eles devem citar uma linguagem científica e formal, sem uso de expressões informais, como gírias. Destaque também a possibilidade deles utilizarem substituições de termos científicos e formais por sinônimos, com o objetivo de tornar as informações mais compreensíveis.
- No primeiro parágrafo, quais informações podemos encontrar?
Espera-se que eles citem o nome do animal, incluindo o científico, local onde podem ser encontrados e o habitat.
- E no segundo parágrafo?
Eles devem citar que no segundo parágrafo o verbete traz informações sobre as características físicas.
- E no último, no caso , o terceiro parágrafo?
Os alunos devem concluir que no terceiro parágrafo o verbete aborda dados sobre a alimentação, modo de vida e outras curiosidades.
- E no final do verbete, qual é a informação que deve ser também registrada?
A turma deve sinalizar a fonte. Destaque a importância de sinalizar como fonte, os links e sites utilizados durante a pesquisa. Essa informação demonstra a credibilidade e a veracidade das informações, ou seja, que os dados foram extraídos de uma fonte que divulga textos científicos.
4. Utilize o verbete, realizando marcações e registros, como no slide, destacando o que for dito. Em seguida, entregue um modelo de atividade onde eles irão começar a escrever o texto.
Materiais complementares: Verbete da girafa
Desenvolvimento
Orientações:
- Esta segunda parte do desenvolvimento deve durar 27 minutos.
- Depois de entregar a cada dupla a impressão da atividade onde eles realizarão a escrita, destaque que nessa primeira parte eles pensarão somente na linguagem escrita, no texto, e logo, nas etapas seguintes, irão selecionar as imagens.
- Explique que eles devem seguir essas as orientações, utilizando a pesquisa que eles fizeram sobre o animal para escrever o verbete. Estabeleça um prazo de 25 minutos para a produção.
- Durante a produção, circule entre os grupos, reafirme a orientação de pensar no modelo de organização do texto e seguir as orientações sobre a produção, destacando que são importantes para construção de um texto de qualidade e, sobretudo, para alcançar o objetivo de escrever verbetes que atraiam leitores para a miniencilopédia.
Materiais complementares: Produção de escrita.
Fechamento
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Ao final da produção, informe que alguns verbetes serão selecionados para serem lidos e socializados pela turma, com o objetivo deles perceberem, inicialmente, como ficaram as escritas. Neste momento, será apenas uma apresentação da primeira versão do texto, visto que, eles terão um momento de editar e revisar o verbete.
- Peça que eles acompanhem o roteiro, verificando se os tópicos foram contemplados.Informe que na próxima aula, eles terão que revisar o que foi produzido, realizando a edição do texto, ou seja, acrescentando, substituindo, retirando e reorganizando informações.
- Recolha as produções e, em um outro momento, observe como está o processo de produção, por exemplo, se a turma, de maneira geral, conseguiu organizar as informações que foram coletadas em texto, se seguiu as orientações dadas e se já estão estruturando o texto dentro das regularidades composicionais do gênero. A proposta dessa análise inicial das produções ajudará no foco da próxima aula, que é a revisão e a edição do texto. Esse momento torna-se importante para escolher quais pontos devem ser o foco da edição e revisão, percebendo, de maneira mais ampla, quais foram os maiores equívocos cometido em relação à produção. É importante compreender que o recolhimento das produções é para análise do professor, não para ser corrigidas. Diante da proposta de planejar, produzir e editar/revisar a correção é entendida como processual. Dentro deste contexto, a correção, ou seja, os ajustes, devem ser feito pelo olhar do aluno, com a mediação do professor, permitindo que as duplas, neste caso, participem desse processo e percebam ao final que realizaram produções de qualidade e bem escritas.Ao término ou na aula seguinte, devolva as produções.
- Ao término, valide as produções,dizendo que a mini enciclopédia vai ser composta por verbetes bacanas e interessantes, incentivando eles retornarem ao texto, com um olhar mais focado à questões ortográficas ou gramaticais na próxima aula.