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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Produção de textos

Plano de aula - Escrita de verbetes para mini enciclopédia de animais da África

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre prática de escrita de mini verbetes

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.

Materiais necessários: computador com acesso à internet para projeção dos slides, verbete da girafa para realizar as marcações e registro sobre o texto (clique aqui para acessar), cópias da atividade para produção de escrita (clique aqui para acessar), lápis e borracha.

Informações sobre o gênero:

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar os equívocos e ajustá-los.

Referências sobre o assunto:

CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

NÓBREGA, Maria José. Produção de Textos no Ensino Fundamental. São Paulo: Sonoro-vídeo, 2018. 29 slides, color. Disponível aqui. Acesso em: 18 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Faça a leitura do tema da aula e peça que eles se organizem com suas duplas e/ou trio. Essa aula será para produzir os textos utilizando as informações que foram coletadas através da pesquisa e atendendo questões de segmentação, modalização e coesão com o objetivo de escrever um bom texto, neste caso, um verbete direcionado ao público infantil.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula retomando os registros realizados por eles através das pesquisas sobre os animais. Peça que eles releiam as informações, relembrando o que foi selecionado, fazendo com que eles se reconectem com as informações científicas e mais técnicas.
  • Após a leitura, explique que eles utilizarão as informações coletadas para organizá-las na proposta de texto, no caso, de um verbete.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Esta primeira parte do desenvolvimento deve durar 8 minutos.
  • Nessa etapa de produzir o texto, ou seja, da textualização, alguns pontos devem ser abordados, tais como: a segmentação (como o texto está organizado, em estrofes ou parágrafos) , coesão (organizar as informações dando sentido ao texto, seguindo uma coerência) e modalização (como o texto será dito) com o objetivo de favorecer à escrita dos alunos.
  • Utilize o verbete da girafa que já foi trabalhado, destacando os pontos que devem ser analisado e utilizado como texto norteador para a realização dos tópicos de uma pauta. Projete o slide ou imprima o verbete ampliando o texto. A ideia é ajudar os alunos a construir o texto utilizando pautas, ou seja, os pontos que devem ser seguidos, nesse sentido, o aluno poderá se apoiar em um roteiro enquanto produz o verbete.
  • Apresente o verbete, discutindo cada ponto destacado e interagindo com a turma. Estabeleça um prazo de 8 minutos para apresentação:
  • Vocês devem pensar: Quais são as partes que compõem o verbete de enciclopédia infantil?

Espera-se que eles citem o título destacado e as imagens.Destaque que as imagens devem estar posicionadas ao lado do texto e dialogar com as informações explicativas, auxiliando na compreensão do dados científicas sobre o animal.

  • Como devem ser as informações que compõem o texto do verbete? Por exemplo, devem ser explicativas e descritivas ?

Eles devem dizer que são informações explicativas e descritivas.

  • E o tamanho do texto? Como o texto deve estar escrito? Em forma de parágrafo ou estrofes?

A ideia é que eles afirmem que deve ser um texto breve e escrito em forma de parágrafo.

  • E o tipo de linguagem? Deve ser formal ou informal? Podem ter nos verbetes gírias ou expressões cotidianas e/ou informais?

Eles devem citar uma linguagem científica e formal, sem uso de expressões informais, como gírias. Destaque também a possibilidade deles utilizarem substituições de termos científicos e formais por sinônimos, com o objetivo de tornar as informações mais compreensíveis.

  • No primeiro parágrafo, quais informações podemos encontrar?

Espera-se que eles citem o nome do animal, incluindo o científico, local onde podem ser encontrados e o habitat.

  • E no segundo parágrafo?

Eles devem citar que no segundo parágrafo o verbete traz informações sobre as características físicas.

  • E no último, no caso , o terceiro parágrafo?

Os alunos devem concluir que no terceiro parágrafo o verbete aborda dados sobre a alimentação, modo de vida e outras curiosidades.

  • E no final do verbete, qual é a informação que deve ser também registrada?

A turma deve sinalizar a fonte. Destaque a importância de sinalizar como fonte, os links e sites utilizados durante a pesquisa. Essa informação demonstra a credibilidade e a veracidade das informações, ou seja, que os dados foram extraídos de uma fonte que divulga textos científicos.

4. Utilize o verbete, realizando marcações e registros, como no slide, destacando o que for dito. Em seguida, entregue um modelo de atividade onde eles irão começar a escrever o texto.

Materiais complementares: Verbete da girafa

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Esta segunda parte do desenvolvimento deve durar 27 minutos.
  • Depois de entregar a cada dupla a impressão da atividade onde eles realizarão a escrita, destaque que nessa primeira parte eles pensarão somente na linguagem escrita, no texto, e logo, nas etapas seguintes, irão selecionar as imagens.
  • Explique que eles devem seguir essas as orientações, utilizando a pesquisa que eles fizeram sobre o animal para escrever o verbete. Estabeleça um prazo de 25 minutos para a produção.
  • Durante a produção, circule entre os grupos, reafirme a orientação de pensar no modelo de organização do texto e seguir as orientações sobre a produção, destacando que são importantes para construção de um texto de qualidade e, sobretudo, para alcançar o objetivo de escrever verbetes que atraiam leitores para a miniencilopédia.

Materiais complementares: Produção de escrita.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Ao final da produção, informe que alguns verbetes serão selecionados para serem lidos e socializados pela turma, com o objetivo deles perceberem, inicialmente, como ficaram as escritas. Neste momento, será apenas uma apresentação da primeira versão do texto, visto que, eles terão um momento de editar e revisar o verbete.
  • Peça que eles acompanhem o roteiro, verificando se os tópicos foram contemplados.Informe que na próxima aula, eles terão que revisar o que foi produzido, realizando a edição do texto, ou seja, acrescentando, substituindo, retirando e reorganizando informações.
  • Recolha as produções e, em um outro momento, observe como está o processo de produção, por exemplo, se a turma, de maneira geral, conseguiu organizar as informações que foram coletadas em texto, se seguiu as orientações dadas e se já estão estruturando o texto dentro das regularidades composicionais do gênero. A proposta dessa análise inicial das produções ajudará no foco da próxima aula, que é a revisão e a edição do texto. Esse momento torna-se importante para escolher quais pontos devem ser o foco da edição e revisão, percebendo, de maneira mais ampla, quais foram os maiores equívocos cometido em relação à produção. É importante compreender que o recolhimento das produções é para análise do professor, não para ser corrigidas. Diante da proposta de planejar, produzir e editar/revisar a correção é entendida como processual. Dentro deste contexto, a correção, ou seja, os ajustes, devem ser feito pelo olhar do aluno, com a mediação do professor, permitindo que as duplas, neste caso, participem desse processo e percebam ao final que realizaram produções de qualidade e bem escritas.Ao término ou na aula seguinte, devolva as produções.
  • Ao término, valide as produções,dizendo que a mini enciclopédia vai ser composta por verbetes bacanas e interessantes, incentivando eles retornarem ao texto, com um olhar mais focado à questões ortográficas ou gramaticais na próxima aula.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.

Materiais necessários: computador com acesso à internet para projeção dos slides, verbete da girafa para realizar as marcações e registro sobre o texto (clique aqui para acessar), cópias da atividade para produção de escrita (clique aqui para acessar), lápis e borracha.

Informações sobre o gênero:

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar os equívocos e ajustá-los.

Referências sobre o assunto:

CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

NÓBREGA, Maria José. Produção de Textos no Ensino Fundamental. São Paulo: Sonoro-vídeo, 2018. 29 slides, color. Disponível aqui. Acesso em: 18 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Faça a leitura do tema da aula e peça que eles se organizem com suas duplas e/ou trio. Essa aula será para produzir os textos utilizando as informações que foram coletadas através da pesquisa e atendendo questões de segmentação, modalização e coesão com o objetivo de escrever um bom texto, neste caso, um verbete direcionado ao público infantil.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula retomando os registros realizados por eles através das pesquisas sobre os animais. Peça que eles releiam as informações, relembrando o que foi selecionado, fazendo com que eles se reconectem com as informações científicas e mais técnicas.
  • Após a leitura, explique que eles utilizarão as informações coletadas para organizá-las na proposta de texto, no caso, de um verbete.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Esta primeira parte do desenvolvimento deve durar 8 minutos.
  • Nessa etapa de produzir o texto, ou seja, da textualização, alguns pontos devem ser abordados, tais como: a segmentação (como o texto está organizado, em estrofes ou parágrafos) , coesão (organizar as informações dando sentido ao texto, seguindo uma coerência) e modalização (como o texto será dito) com o objetivo de favorecer à escrita dos alunos.
  • Utilize o verbete da girafa que já foi trabalhado, destacando os pontos que devem ser analisado e utilizado como texto norteador para a realização dos tópicos de uma pauta. Projete o slide ou imprima o verbete ampliando o texto. A ideia é ajudar os alunos a construir o texto utilizando pautas, ou seja, os pontos que devem ser seguidos, nesse sentido, o aluno poderá se apoiar em um roteiro enquanto produz o verbete.
  • Apresente o verbete, discutindo cada ponto destacado e interagindo com a turma. Estabeleça um prazo de 8 minutos para apresentação:
  • Vocês devem pensar: Quais são as partes que compõem o verbete de enciclopédia infantil?

Espera-se que eles citem o título destacado e as imagens.Destaque que as imagens devem estar posicionadas ao lado do texto e dialogar com as informações explicativas, auxiliando na compreensão do dados científicas sobre o animal.

  • Como devem ser as informações que compõem o texto do verbete? Por exemplo, devem ser explicativas e descritivas ?

Eles devem dizer que são informações explicativas e descritivas.

  • E o tamanho do texto? Como o texto deve estar escrito? Em forma de parágrafo ou estrofes?

A ideia é que eles afirmem que deve ser um texto breve e escrito em forma de parágrafo.

  • E o tipo de linguagem? Deve ser formal ou informal? Podem ter nos verbetes gírias ou expressões cotidianas e/ou informais?

Eles devem citar uma linguagem científica e formal, sem uso de expressões informais, como gírias. Destaque também a possibilidade deles utilizarem substituições de termos científicos e formais por sinônimos, com o objetivo de tornar as informações mais compreensíveis.

  • No primeiro parágrafo, quais informações podemos encontrar?

Espera-se que eles citem o nome do animal, incluindo o científico, local onde podem ser encontrados e o habitat.

  • E no segundo parágrafo?

Eles devem citar que no segundo parágrafo o verbete traz informações sobre as características físicas.

  • E no último, no caso , o terceiro parágrafo?

Os alunos devem concluir que no terceiro parágrafo o verbete aborda dados sobre a alimentação, modo de vida e outras curiosidades.

  • E no final do verbete, qual é a informação que deve ser também registrada?

A turma deve sinalizar a fonte. Destaque a importância de sinalizar como fonte, os links e sites utilizados durante a pesquisa. Essa informação demonstra a credibilidade e a veracidade das informações, ou seja, que os dados foram extraídos de uma fonte que divulga textos científicos.

4. Utilize o verbete, realizando marcações e registros, como no slide, destacando o que for dito. Em seguida, entregue um modelo de atividade onde eles irão começar a escrever o texto.

Materiais complementares: Verbete da girafa

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Esta segunda parte do desenvolvimento deve durar 27 minutos.
  • Depois de entregar a cada dupla a impressão da atividade onde eles realizarão a escrita, destaque que nessa primeira parte eles pensarão somente na linguagem escrita, no texto, e logo, nas etapas seguintes, irão selecionar as imagens.
  • Explique que eles devem seguir essas as orientações, utilizando a pesquisa que eles fizeram sobre o animal para escrever o verbete. Estabeleça um prazo de 25 minutos para a produção.
  • Durante a produção, circule entre os grupos, reafirme a orientação de pensar no modelo de organização do texto e seguir as orientações sobre a produção, destacando que são importantes para construção de um texto de qualidade e, sobretudo, para alcançar o objetivo de escrever verbetes que atraiam leitores para a miniencilopédia.

Materiais complementares: Produção de escrita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Ao final da produção, informe que alguns verbetes serão selecionados para serem lidos e socializados pela turma, com o objetivo deles perceberem, inicialmente, como ficaram as escritas. Neste momento, será apenas uma apresentação da primeira versão do texto, visto que, eles terão um momento de editar e revisar o verbete.
  • Peça que eles acompanhem o roteiro, verificando se os tópicos foram contemplados.Informe que na próxima aula, eles terão que revisar o que foi produzido, realizando a edição do texto, ou seja, acrescentando, substituindo, retirando e reorganizando informações.
  • Recolha as produções e, em um outro momento, observe como está o processo de produção, por exemplo, se a turma, de maneira geral, conseguiu organizar as informações que foram coletadas em texto, se seguiu as orientações dadas e se já estão estruturando o texto dentro das regularidades composicionais do gênero. A proposta dessa análise inicial das produções ajudará no foco da próxima aula, que é a revisão e a edição do texto. Esse momento torna-se importante para escolher quais pontos devem ser o foco da edição e revisão, percebendo, de maneira mais ampla, quais foram os maiores equívocos cometido em relação à produção. É importante compreender que o recolhimento das produções é para análise do professor, não para ser corrigidas. Diante da proposta de planejar, produzir e editar/revisar a correção é entendida como processual. Dentro deste contexto, a correção, ou seja, os ajustes, devem ser feito pelo olhar do aluno, com a mediação do professor, permitindo que as duplas, neste caso, participem desse processo e percebam ao final que realizaram produções de qualidade e bem escritas.Ao término ou na aula seguinte, devolva as produções.
  • Ao término, valide as produções,dizendo que a mini enciclopédia vai ser composta por verbetes bacanas e interessantes, incentivando eles retornarem ao texto, com um olhar mais focado à questões ortográficas ou gramaticais na próxima aula.

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