Atividade para impressão - Verbete da girafa para marcações/registros
Verbete da girafa para marcações/registros
Plano de Aula
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.
Materiais necessários: computador com acesso à internet para projeção dos slides, verbete da girafa para realizar as marcações e registro sobre o texto (clique aqui para acessar), cópias da atividade para produção de escrita (clique aqui para acessar), lápis e borracha.
Informações sobre o gênero:
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar os equívocos e ajustá-los.
Referências sobre o assunto:
CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
NÓBREGA, Maria José. Produção de Textos no Ensino Fundamental. São Paulo: Sonoro-vídeo, 2018. 29 slides, color. Disponível aqui. Acesso em: 18 dez. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Espera-se que eles citem o título destacado e as imagens.Destaque que as imagens devem estar posicionadas ao lado do texto e dialogar com as informações explicativas, auxiliando na compreensão do dados científicas sobre o animal.
Eles devem dizer que são informações explicativas e descritivas.
A ideia é que eles afirmem que deve ser um texto breve e escrito em forma de parágrafo.
Eles devem citar uma linguagem científica e formal, sem uso de expressões informais, como gírias. Destaque também a possibilidade deles utilizarem substituições de termos científicos e formais por sinônimos, com o objetivo de tornar as informações mais compreensíveis.
Espera-se que eles citem o nome do animal, incluindo o científico, local onde podem ser encontrados e o habitat.
Eles devem citar que no segundo parágrafo o verbete traz informações sobre as características físicas.
Os alunos devem concluir que no terceiro parágrafo o verbete aborda dados sobre a alimentação, modo de vida e outras curiosidades.
A turma deve sinalizar a fonte. Destaque a importância de sinalizar como fonte, os links e sites utilizados durante a pesquisa. Essa informação demonstra a credibilidade e a veracidade das informações, ou seja, que os dados foram extraídos de uma fonte que divulga textos científicos.
4. Utilize o verbete, realizando marcações e registros, como no slide, destacando o que for dito. Em seguida, entregue um modelo de atividade onde eles irão começar a escrever o texto.
Materiais complementares: Verbete da girafa
Orientações:
Materiais complementares: Produção de escrita.
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie áudios ou vídeos, ou, se for possível, faça uma videochamada com a turma, seguindo as instruções e fazendo os questionamentos do slide Introdução.
Desenvolvimento
Se for possível, faça uma videochamada e compartilhe sua tela, projetando o slide Desenvolvimento. Se não for possível, envie a foto do slide pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Envie, por áudios ou vídeos, ou pela videochamada, as instruções e questionamentos do primeiro momento, de acordo com as orientações do slide. Deixe a atividade da aula, disponível aqui, impressa na escola para que os pais possam retirar, ou envie para que imprimam. Se for possível, organize grupos, trios ou duplas de trabalho com os estudantes, pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e siga as orientações do segundo slide Desenvolvimento.
Fechamento
Peça que os estudantes enviem fotos de suas produções. Depois, envie a eles áudios ou vídeos, ou, se for possível, faça uma videochamada com a turma dando as instruções e as devolutivas desta aula.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a pesquisar e escrever outros verbetes, como feito na aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Bárbara Gomes
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Escrita de verbetes para mini enciclopédia de animais da África.
Finalidade da aula: Produção de verbete em dupla, seguindo pautas para elaboração do texto.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbete de enciclopédia infantil
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma) / Escrita (compartilhada e autônoma)
Prática de linguagem: Produção de escrita
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP24
Materiais necessários: computador com acesso à internet para projeção dos slides, verbete da girafa para realizar as marcações e registro sobre o texto (clique aqui para acessar), cópias da atividade para produção de escrita (clique aqui para acessar), lápis e borracha.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.
Informações sobre o gênero:
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar os equívocos e ajustá-los.
Referências sobre o assunto:
CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
NÓBREGA, Maria José. Produção de Textos no Ensino Fundamental. São Paulo: Sonoro-vídeo, 2018. 29 slides, color. Disponível aqui. Acesso em: 18 dez. 2018.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: