15442
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção escrita: o gênero conto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Produção escrita: o gênero conto

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: Quadro, projetor multimídia, computador.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Dificuldades para desenvolver o texto atendendo às características próprias do gênero. Para sanar a possível dificuldade, retome sempre que necessário as características do gênero conto.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique para os alunos que nesta aula eles começarão escrever os contos sobre histórias das mulheres que destacam-se na comunidade.
  • Pergunte a eles como foi a realização da entrevista, se eles conseguiram coletar histórias e fatos inspiradores para a produção dos contos.
  • Permita que os alunos exponham seus relatos e troquem experiências.
  • Organize-os em duplas para que eles comecem a atividade de planejamento do texto, relembre-os que as duplas são as mesmas da aula anterior.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a começarem a produção pelo planejamento do texto. Para isso retome com eles a estrutura da narrativa.
  • Se achar conveniente, imprima a atividade disponível em Materiais complementares, para que eles realizem o planejamento do conto e entreguem no final da aula, como uma atividade avaliativa.
  • Lembre-os de consultar o material coletado na entrevista, explique a eles que ele servirá como inspiração para a escrita do conto.
  • Não esqueça de avisá-los que, por se tratar de uma obra de ficção, os fatos coletados na entrevista servirão como base para a criação das histórias e não como relato fiel do acontecido.

Materiais complementares:

Imprima a atividade aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Depois que os alunos terminarem o planejamento do conto, peça que comecem a escrever a primeira versão do texto.
  • Enquanto os alunos escrevem, você pode orientar as duplas, circulando pela sala.
  • Ao passar pela carteira de cada dupla, solicite a atividade de planejamento, confira os itens preenchidos pelos alunos e dê sugestões, conforme for necessário.
  • Esclareça outras dúvidas que julgar pertinente.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • No final da aula, peça que os alunos interrompam a escrita dos contos e troquem a atividade com outra dupla.
  • Explique que eles devem ler os textos dos colegas e realizar uma primeira avaliação.
  • Mesmo que algumas duplas não tenham terminado de escrever, peça que troquem a atividade.
  • Você pode disponibilizar mais aulas depois, para a conclusão da escrita.
  • Para realização da avaliação, imprima a atividade disponível em materiais complementares e peça para que os alunos preencham-na.
  • Depois de lido o conto e preenchida a avaliação, peça para que eles destroquem as atividades e façam as adequações necessárias.
  • Peça para que entreguem a primeira versão do conto nesta aula, ou na aula seguinte. No segundo caso, eles podem fazer uma revisão em casa. Veja a disponibilidade de suas aulas para a escrita da primeira versão do conto; contudo é importante considerar que na próxima etapa você deve ter lido e revisado as produções para a realização da revisão.
  • Como sugestões para etapa da revisão dos textos realizada por você, o ponto de partida pode ser a análise das características do gênero conto, por meio do quadro avaliativo preenchido pelo próprios alunos, você pode imprimir um novo quadro para ser preenchido por você para que os alunos possam confrontá-lo com a análise do colega. Verifique se os alunos fizeram as modificações sugeridas pelos colegas. Finalmente, você pode deixar sugestões de adequações no texto ou selecionar excertos para reescrita coletiva na próxima aula.

Materiais complementares:

Imprima o quadro avaliativo disponível aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: Quadro, projetor multimídia, computador.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Dificuldades para desenvolver o texto atendendo às características próprias do gênero. Para sanar a possível dificuldade, retome sempre que necessário as características do gênero conto.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique para os alunos que nesta aula eles começarão escrever os contos sobre histórias das mulheres que destacam-se na comunidade.
  • Pergunte a eles como foi a realização da entrevista, se eles conseguiram coletar histórias e fatos inspiradores para a produção dos contos.
  • Permita que os alunos exponham seus relatos e troquem experiências.
  • Organize-os em duplas para que eles comecem a atividade de planejamento do texto, relembre-os que as duplas são as mesmas da aula anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a começarem a produção pelo planejamento do texto. Para isso retome com eles a estrutura da narrativa.
  • Se achar conveniente, imprima a atividade disponível em Materiais complementares, para que eles realizem o planejamento do conto e entreguem no final da aula, como uma atividade avaliativa.
  • Lembre-os de consultar o material coletado na entrevista, explique a eles que ele servirá como inspiração para a escrita do conto.
  • Não esqueça de avisá-los que, por se tratar de uma obra de ficção, os fatos coletados na entrevista servirão como base para a criação das histórias e não como relato fiel do acontecido.

Materiais complementares:

Imprima a atividade aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Depois que os alunos terminarem o planejamento do conto, peça que comecem a escrever a primeira versão do texto.
  • Enquanto os alunos escrevem, você pode orientar as duplas, circulando pela sala.
  • Ao passar pela carteira de cada dupla, solicite a atividade de planejamento, confira os itens preenchidos pelos alunos e dê sugestões, conforme for necessário.
  • Esclareça outras dúvidas que julgar pertinente.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • No final da aula, peça que os alunos interrompam a escrita dos contos e troquem a atividade com outra dupla.
  • Explique que eles devem ler os textos dos colegas e realizar uma primeira avaliação.
  • Mesmo que algumas duplas não tenham terminado de escrever, peça que troquem a atividade.
  • Você pode disponibilizar mais aulas depois, para a conclusão da escrita.
  • Para realização da avaliação, imprima a atividade disponível em materiais complementares e peça para que os alunos preencham-na.
  • Depois de lido o conto e preenchida a avaliação, peça para que eles destroquem as atividades e façam as adequações necessárias.
  • Peça para que entreguem a primeira versão do conto nesta aula, ou na aula seguinte. No segundo caso, eles podem fazer uma revisão em casa. Veja a disponibilidade de suas aulas para a escrita da primeira versão do conto; contudo é importante considerar que na próxima etapa você deve ter lido e revisado as produções para a realização da revisão.
  • Como sugestões para etapa da revisão dos textos realizada por você, o ponto de partida pode ser a análise das características do gênero conto, por meio do quadro avaliativo preenchido pelo próprios alunos, você pode imprimir um novo quadro para ser preenchido por você para que os alunos possam confrontá-lo com a análise do colega. Verifique se os alunos fizeram as modificações sugeridas pelos colegas. Finalmente, você pode deixar sugestões de adequações no texto ou selecionar excertos para reescrita coletiva na próxima aula.

Materiais complementares:

Imprima o quadro avaliativo disponível aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP35 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano