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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Propaganda política em debate: exercitando a oralidade

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Propaganda política em debate: exercitando a oralidade

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Oliveira De Sousa Barros

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: Nesta aula, para trabalhar a oralidade no gênero propaganda política, os alunos trabalharão com propostas em debate. O debate é um gênero textual que explora a capacidade oral de argumentação, focalizando na clareza, organização e pertinência dos argumentos utilizados. Para melhor trabalhar esta aula, leia sobre debate aqui.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos tenham dificuldade de obedecer os tempos de apreciação e réplica na ocasião de simularem debates. Mostre-os que faz parte da atuação na vida pública o respeito às normas de um debate.

Referências sobre o assunto: Professor para aprofundar seus conhecimentos sobre oralidade, pesquise aqui.

DELL’ISOLA, R. L. P. Prefácio – uma onda no ar: a oralidade. In: ARAÚJO, Denise Lino de; SILVA, Williany Miranda da (orgs.). Oralidade em foco: conceito, descrição e experiências de ensino. Campina Grande: Bagagem, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

______. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco falada. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor, para iniciar a aula, trabalhe as palavras em destaque no slide, construindo com os alunos os conceitos. Leia o diálogo e pergunte a eles qual a estratégia utilizada pelo filho para convencer a mãe a fazer o que ele queria. Provavelmente os alunos dirão que ele respondeu ao argumento da mãe com outro argumento, então, mostre-os que o filho respondeu ao argumento da mãe e analise com os alunos a resposta que ela deu, por último.
  • Passe para a leitura do texto de venda e pergunte aos alunos se naquele contexto eles reconhecem o que é uma réplica.
  • Chame a atenção dos alunos sobre as duas ocorrências da palavra réplica e peça que eles imaginem os significados em cada situação. (É possível que, no segundo caso, os alunos relacionem a palavra a cópia). Direcione a construção do conceito, explicando que todos têm direito de resposta em uma conversa ou debate, mas que para isso é preciso que escutem o outro e respeitem também o seu direito de se manifestar.
  • Professor, para orientar e aprofundar os conceitos construídos sobre a expressão “réplica”, orientando que neste caso, trata-se do direito de resposta e defesa de refutações sobre argumentos proferidos. Veja aqui alguns significados que podem subsidiá-lo nessa orientação.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o título da aula e diga aos alunos que eles trabalharão com o conceito de réplica em uma situação de debate.
  • Aqui, fale um pouco com os alunos sobre “debate” - Lembrando que o debate é um gênero textual que explora a capacidade oral de argumentação, focalizando na clareza, organização e pertinência dos argumentos utilizados. Para lhe subsidiar, leia sobre o debate aqui.
  • Pergunte-os se eles já assistiram ou participaram de algum debate e qual foi a impressão que tiveram, em caso de resposta positiva..

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor, para a introdução desta aula, divida a turma em dois grupos, ou na quantidade mais conveniente, conforme o número de alunos da sua turma. Explique aos alunos que cada grupo vai simular uma chapa em uma hipotética campanha para eleição da presidência do grêmio estudantil da escola.
  • Caso os alunos não conheçam o papel de um grêmio estudantil, faça uma breve explanação. Você poderá encontrar informações aqui.
  • Neste momento, peça que eles imaginem que propostas apresentariam para os colegas, a fim de convencê-los a escolher suas chapas.
  • Peça que escrevam nos cadernos as propostas e guardem para posterior atividade.
  • Mantenha a turma dividida em grupos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Professor, o vídeo para esta etapa você encontra neste link. Apresente os minutos de 1’33” a 1’44” para começar esta parte da aula. Este trecho esclarece a finalidade de um debate.
  • Informe aos alunos que eles assistirão a dois momentos do vídeo e que devem ficar atentos às falas e propostas apresentadas.
  • Apresente o recorte dos minutos 3’ a 3”35 / 4’13” a 4’45” / 4’52” a 5’21”.
  • Peça que os alunos falem sobre quais propostas eles identificaram em cada fala dos candidatos. Indague aos alunos se eles acharam que algum dos três candidatos usou melhor seu tempo para propor ou fez propostas de modo mais convincente. Pergunte se algo específico chamou sua atenção. (Respostas possíveis: A candidata 1 aposta no investimento na educação para combater as desigualdades sociais. O candidato 2 aposta no combate ao desemprego. Já o candidado 3, não aproveitou bem o tempo para fazer propostas, fazendo de forma genérica, e investiu em atacar outro candidato que não compareceu ao debate.)
  • Neste momento, peça que cada grupo assuma o papel de um dos candidatos, 1 e 2, e reformulem as suas propostas, de modo a argumentar de forma clara e fundamentada. Dê 7 minutos para os grupos reformularem as propostas.
  • Peça que cada grupo eleja um relator para apresentar as propostas reformuladas.
  • Após cada grupo apresentar suas propostas, dê a cada um o direito de contestar o outro grupo quanto à proposta apresentada.
  • Cada grupo terá dois momentos de fala.
  • Ao final desta parte da aula, converse com os alunos sobre o que acharam sobre o direito de apresentar as suas propostas, ouvir as propostas dos colegas e de ter o direito de contestar. Neste momento, retome o conceito de réplica.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor, para finalizar esta aula, peça que os alunos retomem as propostas pensadas para a eleição hipotética para o grêmio estudantil.
  • Diga a eles que simularão um debate para apresentarem, cada grupo, uma de suas propostas. Para cada grupo dê o tempo de 40 segundos para apresentação, depois repita o tempo para as réplicas. Se houver necessidade de respostas, acrescente outra rodada de tempo.
  • Antes de começar o debate, expresse a importância da escuta, respeito ao tempo do colega e o foco nas propostas e meios para realização para que, dessa forma, os argumentos ganhem força diante dos demais alunos que eles desejam conquistar.
  • Ao final, peça que os alunos sintetizem nos cadernos as propostas apresentadas para que verifiquem as diferenças entre o registro escrito e a oralidade.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: Nesta aula, para trabalhar a oralidade no gênero propaganda política, os alunos trabalharão com propostas em debate. O debate é um gênero textual que explora a capacidade oral de argumentação, focalizando na clareza, organização e pertinência dos argumentos utilizados. Para melhor trabalhar esta aula, leia sobre debate aqui.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos tenham dificuldade de obedecer os tempos de apreciação e réplica na ocasião de simularem debates. Mostre-os que faz parte da atuação na vida pública o respeito às normas de um debate.

Referências sobre o assunto: Professor para aprofundar seus conhecimentos sobre oralidade, pesquise aqui.

DELL’ISOLA, R. L. P. Prefácio – uma onda no ar: a oralidade. In: ARAÚJO, Denise Lino de; SILVA, Williany Miranda da (orgs.). Oralidade em foco: conceito, descrição e experiências de ensino. Campina Grande: Bagagem, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

______. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco falada. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor, para iniciar a aula, trabalhe as palavras em destaque no slide, construindo com os alunos os conceitos. Leia o diálogo e pergunte a eles qual a estratégia utilizada pelo filho para convencer a mãe a fazer o que ele queria. Provavelmente os alunos dirão que ele respondeu ao argumento da mãe com outro argumento, então, mostre-os que o filho respondeu ao argumento da mãe e analise com os alunos a resposta que ela deu, por último.
  • Passe para a leitura do texto de venda e pergunte aos alunos se naquele contexto eles reconhecem o que é uma réplica.
  • Chame a atenção dos alunos sobre as duas ocorrências da palavra réplica e peça que eles imaginem os significados em cada situação. (É possível que, no segundo caso, os alunos relacionem a palavra a cópia). Direcione a construção do conceito, explicando que todos têm direito de resposta em uma conversa ou debate, mas que para isso é preciso que escutem o outro e respeitem também o seu direito de se manifestar.
  • Professor, para orientar e aprofundar os conceitos construídos sobre a expressão “réplica”, orientando que neste caso, trata-se do direito de resposta e defesa de refutações sobre argumentos proferidos. Veja aqui alguns significados que podem subsidiá-lo nessa orientação.

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Orientações:

  • Leia o título da aula e diga aos alunos que eles trabalharão com o conceito de réplica em uma situação de debate.
  • Aqui, fale um pouco com os alunos sobre “debate” - Lembrando que o debate é um gênero textual que explora a capacidade oral de argumentação, focalizando na clareza, organização e pertinência dos argumentos utilizados. Para lhe subsidiar, leia sobre o debate aqui.
  • Pergunte-os se eles já assistiram ou participaram de algum debate e qual foi a impressão que tiveram, em caso de resposta positiva..

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor, para a introdução desta aula, divida a turma em dois grupos, ou na quantidade mais conveniente, conforme o número de alunos da sua turma. Explique aos alunos que cada grupo vai simular uma chapa em uma hipotética campanha para eleição da presidência do grêmio estudantil da escola.
  • Caso os alunos não conheçam o papel de um grêmio estudantil, faça uma breve explanação. Você poderá encontrar informações aqui.
  • Neste momento, peça que eles imaginem que propostas apresentariam para os colegas, a fim de convencê-los a escolher suas chapas.
  • Peça que escrevam nos cadernos as propostas e guardem para posterior atividade.
  • Mantenha a turma dividida em grupos.

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Professor, o vídeo para esta etapa você encontra neste link. Apresente os minutos de 1’33” a 1’44” para começar esta parte da aula. Este trecho esclarece a finalidade de um debate.
  • Informe aos alunos que eles assistirão a dois momentos do vídeo e que devem ficar atentos às falas e propostas apresentadas.
  • Apresente o recorte dos minutos 3’ a 3”35 / 4’13” a 4’45” / 4’52” a 5’21”.
  • Peça que os alunos falem sobre quais propostas eles identificaram em cada fala dos candidatos. Indague aos alunos se eles acharam que algum dos três candidatos usou melhor seu tempo para propor ou fez propostas de modo mais convincente. Pergunte se algo específico chamou sua atenção. (Respostas possíveis: A candidata 1 aposta no investimento na educação para combater as desigualdades sociais. O candidato 2 aposta no combate ao desemprego. Já o candidado 3, não aproveitou bem o tempo para fazer propostas, fazendo de forma genérica, e investiu em atacar outro candidato que não compareceu ao debate.)
  • Neste momento, peça que cada grupo assuma o papel de um dos candidatos, 1 e 2, e reformulem as suas propostas, de modo a argumentar de forma clara e fundamentada. Dê 7 minutos para os grupos reformularem as propostas.
  • Peça que cada grupo eleja um relator para apresentar as propostas reformuladas.
  • Após cada grupo apresentar suas propostas, dê a cada um o direito de contestar o outro grupo quanto à proposta apresentada.
  • Cada grupo terá dois momentos de fala.
  • Ao final desta parte da aula, converse com os alunos sobre o que acharam sobre o direito de apresentar as suas propostas, ouvir as propostas dos colegas e de ter o direito de contestar. Neste momento, retome o conceito de réplica.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor, para finalizar esta aula, peça que os alunos retomem as propostas pensadas para a eleição hipotética para o grêmio estudantil.
  • Diga a eles que simularão um debate para apresentarem, cada grupo, uma de suas propostas. Para cada grupo dê o tempo de 40 segundos para apresentação, depois repita o tempo para as réplicas. Se houver necessidade de respostas, acrescente outra rodada de tempo.
  • Antes de começar o debate, expresse a importância da escuta, respeito ao tempo do colega e o foco nas propostas e meios para realização para que, dessa forma, os argumentos ganhem força diante dos demais alunos que eles desejam conquistar.
  • Ao final, peça que os alunos sintetizem nos cadernos as propostas apresentadas para que verifiquem as diferenças entre o registro escrito e a oralidade.

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