15373
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Trabalho com o texto: a revisão das comédias dramáticas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre revisão e reescrita de comédias dramáticas.

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: a primeira versão do texto dramático produzido pelos alunos; livros, anotações de conteúdos para consulta, que versem sobre elementos e momentos da narrativa, texto dramático e seu arranjo linguístico característico, sequências dialogais, comédias e temas afins.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem encontrar dificuldades na revisão do texto, no reconhecimento das características linguísticas e estruturais do gênero dramático. É importante propiciar o resgate, a revisitação de conhecimentos previamente acumulados, adquiridos.

Referências no assunto:

BORGATTO, Ana Trinconi; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Projeto Teláris: Português: 1ª ed. São Paulo: Ática, 2012.

Marega, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado). São Paulo, 2015.

PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1986.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:05 minutos

Orientações:

  • Com os alunos, reflita sobre as seguintes questões:
  • Qual a finalidade do texto dramático? (O texto dramático é uma produção voltada para a encenação. Ele pode abordar uma infinidade de temas que, na maior parte das vezes, ajudam a despertar reflexões, emoções ou divertimentos no público que assiste a representações teatrais).
  • Como o leitor se torna consciente dos fatos, do que se passa na história? Há narração? Como são descobertas as atitudes e características das personagens? (Não há narrador no texto dramático. Assim, o leitor conhece a história à medida que as ações das personagens e o diálogo entre elas vão dando os detalhes que compõem os fatos, construindo o enredo, enquanto suas características psicológicas podem ser reveladas por meio da linguagem, recursos de adjetivação etc.).
  • Após relembrar essas noções com a turma, explique aos alunos que a forma como construímos o texto dramático é fundamental para atingirmos os efeitos que gostaríamos de provocar na recepção de um espetáculo teatral ou mesmo na leitura somente da obra. Por isso, a aula em questão será dedicada à revisão dos aspectos que constroem o presente gênero e às reescrituras das produções feitas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em grupos já formados previamente e siga as indicações dos tópicos abaixo:
  • Nesta primeira etapa da revisão, cada aluno deverá tomar sua própria produção e verificar, numa releitura do texto, aspectos problemáticos a serem aperfeiçoados. A esta altura, nem todos os aspectos do texto dramático foram revisados para a avaliação da primeira versão da esquete. No entanto, a intenção é permitir que o aluno, autor do texto, faça sua primeira leitura crítica e possa perceber pontos frágeis, mesmo que por meio de simples “estranhamento” das escolhas feitas ou recursos empregados.
  • Agora, o aluno deverá conferir se o texto está estruturalmente de acordo com as indicações do slide. Em caso contrário, é importante que ele destaque as divergências e pense sobre quais correções/inclusões podem ser feitas, posteriormente, no momento da reescrita.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Com os alunos ainda organizados em grupo, peça-lhes que sigam as instruções abaixo:
  • Os alunos de cada grupo deverão trocar as produções entre si e sinalizar se o texto de cada colega está de acordo com as indicações do slide. Em caso contrário, esses estudantes deverão indicar divergências e possíveis correções/inclusões que poderão ser feitas, posteriormente, pelos autores. A ideia da troca de textos para a revisão visa proporcionar a cooperação entre os colegas. Os alunos podem se sentir mais responsáveis com a tarefa e desenvolver maior capacidade de argumentação em apresentar suas avaliações, pontos de vista etc.
  • Em seguida, cada aluno deverá retomar sua produção para adaptá-la ou reescrevê-la em consonância com as revisões feitas.
  • Adaptados os textos, cada grupo deverá escolher uma produção para ser encenada na forma de esquete, em aula próxima, e indicá-la ao professor.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa de conclusão da aula, é o momento de trocar impressões sobre evoluções ou dificuldades com a revisão.
  • Peça que os alunos, individualmente, registrem, no papel, comentários sobre seus desempenhos na atividade. Solicite que eles listem os avanços que tiveram, o que sentiram que aprenderam, bem como os desafios encontrados e se alguma barreira não foi ultrapassada, se novas surgiram.
  • Agora, convide a turma a compartilhar seus comentários e debata-os com os alunos, de modo a esclarecer dúvidas, corrigir noções e fazer uma avaliação da proposta da aula. (A avaliação da aula é muito importante para que você possa rever o que for necessário e, assim, pensar em outras alternativas e adaptações da proposta às realidades vividas em sua sala de aula).
  • Recolha os textos selecionados pelos grupos para correção, a fim de que aqueles sejam devolvidos em tempo hábil para os ensaios das esquetes. As produções dos outros alunos podem contar com um período maior para reescritas, adaptações e a data de entrega e correção pode ser negociada com os alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: a primeira versão do texto dramático produzido pelos alunos; livros, anotações de conteúdos para consulta, que versem sobre elementos e momentos da narrativa, texto dramático e seu arranjo linguístico característico, sequências dialogais, comédias e temas afins.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem encontrar dificuldades na revisão do texto, no reconhecimento das características linguísticas e estruturais do gênero dramático. É importante propiciar o resgate, a revisitação de conhecimentos previamente acumulados, adquiridos.

Referências no assunto:

BORGATTO, Ana Trinconi; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Projeto Teláris: Português: 1ª ed. São Paulo: Ática, 2012.

Marega, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado). São Paulo, 2015.

PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1986.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:05 minutos

Orientações:

  • Com os alunos, reflita sobre as seguintes questões:
  • Qual a finalidade do texto dramático? (O texto dramático é uma produção voltada para a encenação. Ele pode abordar uma infinidade de temas que, na maior parte das vezes, ajudam a despertar reflexões, emoções ou divertimentos no público que assiste a representações teatrais).
  • Como o leitor se torna consciente dos fatos, do que se passa na história? Há narração? Como são descobertas as atitudes e características das personagens? (Não há narrador no texto dramático. Assim, o leitor conhece a história à medida que as ações das personagens e o diálogo entre elas vão dando os detalhes que compõem os fatos, construindo o enredo, enquanto suas características psicológicas podem ser reveladas por meio da linguagem, recursos de adjetivação etc.).
  • Após relembrar essas noções com a turma, explique aos alunos que a forma como construímos o texto dramático é fundamental para atingirmos os efeitos que gostaríamos de provocar na recepção de um espetáculo teatral ou mesmo na leitura somente da obra. Por isso, a aula em questão será dedicada à revisão dos aspectos que constroem o presente gênero e às reescrituras das produções feitas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em grupos já formados previamente e siga as indicações dos tópicos abaixo:
  • Nesta primeira etapa da revisão, cada aluno deverá tomar sua própria produção e verificar, numa releitura do texto, aspectos problemáticos a serem aperfeiçoados. A esta altura, nem todos os aspectos do texto dramático foram revisados para a avaliação da primeira versão da esquete. No entanto, a intenção é permitir que o aluno, autor do texto, faça sua primeira leitura crítica e possa perceber pontos frágeis, mesmo que por meio de simples “estranhamento” das escolhas feitas ou recursos empregados.
  • Agora, o aluno deverá conferir se o texto está estruturalmente de acordo com as indicações do slide. Em caso contrário, é importante que ele destaque as divergências e pense sobre quais correções/inclusões podem ser feitas, posteriormente, no momento da reescrita.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Com os alunos ainda organizados em grupo, peça-lhes que sigam as instruções abaixo:
  • Os alunos de cada grupo deverão trocar as produções entre si e sinalizar se o texto de cada colega está de acordo com as indicações do slide. Em caso contrário, esses estudantes deverão indicar divergências e possíveis correções/inclusões que poderão ser feitas, posteriormente, pelos autores. A ideia da troca de textos para a revisão visa proporcionar a cooperação entre os colegas. Os alunos podem se sentir mais responsáveis com a tarefa e desenvolver maior capacidade de argumentação em apresentar suas avaliações, pontos de vista etc.
  • Em seguida, cada aluno deverá retomar sua produção para adaptá-la ou reescrevê-la em consonância com as revisões feitas.
  • Adaptados os textos, cada grupo deverá escolher uma produção para ser encenada na forma de esquete, em aula próxima, e indicá-la ao professor.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa de conclusão da aula, é o momento de trocar impressões sobre evoluções ou dificuldades com a revisão.
  • Peça que os alunos, individualmente, registrem, no papel, comentários sobre seus desempenhos na atividade. Solicite que eles listem os avanços que tiveram, o que sentiram que aprenderam, bem como os desafios encontrados e se alguma barreira não foi ultrapassada, se novas surgiram.
  • Agora, convide a turma a compartilhar seus comentários e debata-os com os alunos, de modo a esclarecer dúvidas, corrigir noções e fazer uma avaliação da proposta da aula. (A avaliação da aula é muito importante para que você possa rever o que for necessário e, assim, pensar em outras alternativas e adaptações da proposta às realidades vividas em sua sala de aula).
  • Recolha os textos selecionados pelos grupos para correção, a fim de que aqueles sejam devolvidos em tempo hábil para os ensaios das esquetes. As produções dos outros alunos podem contar com um período maior para reescritas, adaptações e a data de entrega e correção pode ser negociada com os alunos.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP50 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano