15361
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando um texto de “Instruções de montagem de um brinquedo”

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre planejar um texto de instruções de montagem de brinquedo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amara Maria Bicudo De Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Loom (tutorial disponível aqui); YouTube (tutorial disponível aqui); Talk and Comment (tutorial disponível aqui) e Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Grave um vídeo para apresentar o desafio (situação fictícia) e as intervenções propostas no plano, e envie aos alunos por WhatsApp ou outro canal de comunicação. A seguir, envie o link para o vídeo e combine uma data limite para que as crianças assistam a ambos.

Desenvolvimento
Elabore um formulário para realizar as intervenções propostas no plano. Além das perguntas escritas, você pode inserir áudios no Google Forms adicionando a extensão Talk and Comment.
Se você estiver seguindo esta sequência de planos, pode realizar a retomada das partes do texto a partir do Padlet (mural construído no plano 4).
Crie um arquivo no Google Docs para que cada criança insira o seu roteiro, compartilhe esse arquivo e envie um vídeo ou um áudio para orientar a elaboração do texto. Caso não seja possível, envie o vídeo ou áudio pelo WhatsApp e solicite às crianças que enviem suas propostas de roteiro a você.
Marque um encontro pelo Meet ou videochamada em grupo pelo WhatsApp Web, para fazer a devolução da análise dos textos e resolver possíveis dúvidas.

Fechamento
Marque novo encontro pelo Meet ou através de uma videochamada em grupo pelo WhatsApp Web, para promover a socialização dos textos e fazer uma síntese dos pontos essenciais.

Convite às famílias
Uma forma divertida de aproximar as crianças de textos instrucionais é assistir a vídeos com tutoriais e, se for possível, registrar por escrito e colocar as ideias apresentadas em prática! Veja uma sugestão disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO2_01SQA13

(EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas