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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Escrita da versão final do conto de terror e suspense

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/ edição / Construção da textualidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Joice Eloi Guimarães
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Escrita da versão final do conto de terror e suspense

Finalidade da aula: Produzir individualmente a primeira versão do conto de terror e suspense

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Conto de suspense e terror

Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/ edição / Construção da textualidade

Prática de linguagem: Produção de textos

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51 / EF89LP35.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Nesta aula os alunos escreverão a versão final do conto de terror e suspense. Para tanto, devem, primeiramente, serem colocados em contato com um conto deste gênero a fim de reconhecer os aspectos composicionais. É importante motivá-los no que diz respeito à autoria do texto.  

 

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é construído com a finalidade de provocar sensações relacionadas ao medo no leitor. Para tanto, apresenta histórias vinculadas a temáticas aterrorizantes para os seres humanos, sejam elas reais ou fantásticas.

 

Dificuldades antecipadas: Organizar as ideias de forma coesa e coerente, com progressão temática e aspectos composicionais do gênero.

Referências sobre o assunto:

A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.

CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. O conceito de plano de texto: contribuições para o progresso de planejamento da escrita. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/download/64266/71562/>. Acesso em: 30 nov. 2018.

MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.

MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.

MOTTA-ROTH, Désirée. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 495-517, set./dez. 2006.

SANTOS, Vanessa Cerqueira dos. A produção textual na escola: eu escrevo, tu escreves, ele escreve...como?. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/vanessacerqueira.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2018.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.

SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.

SILVA, Denise Miyabe da. Produção textual: quando a linguagem escrita se torna objeto escolar. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.84, pp. 363-371.


Código: LPO8_01SQA15

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

(EF89LP35) Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.


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