15352
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Escrita da versão final do conto de terror e suspense

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/ edição / Construção da textualidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares; tutorial para criar um QRCode (disponível aqui); recursos de produção de vídeos do celular ou plataformas de produção de vídeo a escolha do professor.

Tema
Envie um QRCode aos alunos pelo WhatsApp, no grupo da sala, com algumas perguntas: vocês gostam de escrever? O que costumam escrever? Como se sentem quando o professor pede para escrever um texto? Têm o hábito de escrever por lazer? O quê? Em seguida, instigue-os a abrir o QRCode. Depois, encaminhe um breve vídeo, falando um pouco sobre a prática de produção textual, que se constitui como um exercício que demanda planejamento e revisão. Além disso, fale sobre a importância de exercitar a escrita e tê-la como um hábito.

Introdução
Ainda em seu vídeo, lembre os alunos das etapas até então percorridas no processo de escrita do gênero: a produção dos mapas mentais com os elementos do conto e o planejamento da primeira versão do texto. Avise-os que nesta aula eles finalizarão esse processo de escrita, pois produzirão a versão final de um conto de terror e suspense. Incentive-os a se sentir como autores e motive-os apresentando a finalidade da produção: reunir os contos em um livro da turma que será lançado na escola e, posteriormente, integrará o acervo da biblioteca escolar.

Desenvolvimento
Relembre os alunos a respeito dos planejamentos produzidos por eles anteriormente. Instrua-os a ler com atenção tanto as observações e sugestões dos colegas quanto aquelas feitas por você. Dê um tempo para que tirem dúvidas sobre os apontamentos presentes na primeira versão. Lembre-os da importância de ter em mente, durante a escrita do conto, elementos como: a finalidade comunicativa do gênero  provocar sensações relacionadas ao medo no leitor; os interlocutores previstos  os alunos da escola, e aspectos referentes à materialidade do gênero, como a utilização das sequências narrativa e descritiva, a estrutura  situação inicial, clímax e desfecho – e os elementos presentes no conto  narrador, personagens, cenários etc. Fale para os alunos que agora é a vez deles de produzir a versão final do conto. Avise-os que esse conto não deve ser extenso, considerando que eles o escreverão na aula. Você pode instruir os alunos, nesse momento, por mensagem via WhatsApp ou por vídeo.

Fechamento
Peça que os alunos lhe entreguem suas produções textuais pelo WhatsApp, no privado. Tranquilize-os em relação à finalização do conto, lembrando que a escrita é um processo composto por leituras, releituras e adaptações do texto. Dessa forma, avise-os que você fará uma leitura atenta e que, caso haja necessidade, eles ainda poderão editar seus textos antes da produção do livro. Questione os alunos sobre esse exercício de escrita: que dificuldades tiveram? Ficaram satisfeitos com a produção? O que fariam de diferente? Deixe que os alunos socializem suas respostas. Ao final, faça comentários gerais sobre o que percebeu em comum nas falas, valorizando a participação deles e indicando pontos importantes. Esses comentários serão mais eficazes se feitos por vídeo.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser leitores críticos dos alunos antes que eles encaminhem suas produções ao professor. Sugira que participem e convide-os a presenciar a aprendizagem de seus alunos.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_01SQA15

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

(EF89LP35) Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas