15346
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre argumentação em textos opinativos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudia Feitoza
Mentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Reconhecendo os  diferentes tipos de argumentos em textos de opinião

Finalidade da aula: Permitir a identificação e reflexão sobre o uso de modalizadores na construção do discurso e do ponto de vista; identificar tanto em notícias como em artigo de opinião o papel de adjetivos, advérbios, locuções adverbiais e adjetivas na construção dos sentidos e seus significados contidos nas entrelinhas dos textos midiáticos da ordem do argumentar, bem como o papel deste na construção de um julgamento/avaliação.Ano:8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Artigo de opinião

Objeto(s) do conhecimento: Estilo / Argumentação: movimentos argumentativos, tipos de argumento e força argumentativa / Modalização

Prática de linguagem:Análise Linguística e Semiótica

Habilidade(s) da BNCC:  EF69LP17/EF89LP14/EF89LP16/EF08LP16

Sobre esta aula: Esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

  • Artigo de opinião “O vagão cor-de-rosa”, disponível aqui.
  • Atividade modalizadores, disponível aqui.
  • Gabarito atividade modalizadores, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Identificar os organizadores textuais.

Referências sobre o assunto:

CASSEB-GALVÃO, Vânia C.; DUARTE, Milcinele da Conceição. Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: a negociação em artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2018.

CORBARI, A. T. Elementos modalizadores como estratégia de negociação em textos opinativos produzidos por alunos de Ensino Médio. 2013. 220f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

SANTOS, Leonor Werneck dos. e CASTANHEIRA, Dennis. Leitura e modalização no ensino: análise de artigo de opinião. PERcursos Linguísticos • Vitória (ES) •v. 7 •n. 17 • 2017 • Dossiê- O texto em sala de aula: práticas e sentidos • ISSN: 2236-2592.

 


Código: LPO8_06SQA09

(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).

(EF89LP14) Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados.

(EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).

(EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas