Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudia Feitoza
Mentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião
Finalidade da aula: Permitir a identificação e reflexão sobre o uso de modalizadores na construção do discurso e do ponto de vista; identificar tanto em notícias como em artigo de opinião o papel de adjetivos, advérbios, locuções adverbiais e adjetivas na construção dos sentidos e seus significados contidos nas entrelinhas dos textos midiáticos da ordem do argumentar, bem como o papel deste na construção de um julgamento/avaliação.Ano:8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Artigo de opinião
Objeto(s) do conhecimento: Estilo / Argumentação: movimentos argumentativos, tipos de argumento e força argumentativa / Modalização
Prática de linguagem:Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17/EF89LP14/EF89LP16/EF08LP16
Sobre esta aula: Esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários:
- Artigo de opinião “O vagão cor-de-rosa”, disponível aqui.
- Atividade modalizadores, disponível aqui.
- Gabarito atividade modalizadores, disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Identificar os organizadores textuais.
Referências sobre o assunto:
CASSEB-GALVÃO, Vânia C.; DUARTE, Milcinele da Conceição. Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: a negociação em artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2018.
CORBARI, A. T. Elementos modalizadores como estratégia de negociação em textos opinativos produzidos por alunos de Ensino Médio. 2013. 220f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
SANTOS, Leonor Werneck dos. e CASTANHEIRA, Dennis. Leitura e modalização no ensino: análise de artigo de opinião. PERcursos Linguísticos • Vitória (ES) •v. 7 •n. 17 • 2017 • Dossiê- O texto em sala de aula: práticas e sentidos • ISSN: 2236-2592.