15338
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Exercícios de oralidade com trechos de textos dramáticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre leitura expressiva, por meio da aplicação de exercícios de entonação, altura e velocidade da voz; de expressividade no acompanhamento da pontuação do texto.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Silva
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Exercícios de oralidade com trechos de textos dramáticos

Finalidade da aula: Estimular a preparação e o ensaio da leitura expressiva, por meio da aplicação de exercícios de entonação, altura e velocidade da voz; de expressividade no acompanhamento da pontuação do texto; de atenção às indicações das rubricas.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Texto dramático

Objetos do conhecimento: Produção de textos orais.

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade da BNCC: EF69LP52.

Sobre esta aula: Esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

 

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

 

Materiais necessários: Cópias dos textos previstos para esta aula, a fim de distribuí-los aos alunos; uso do quadro.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades com as noções de entonação, velocidade, ritmo, volume, e podem apresentar timidez.

 

Referências bibliográficas: 1) SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2003. 2) Marcuschi LA. A oralidade no contexto dos usos linguísticos: caracterizando a fala. In: Marcuschi LA, Dionisio AP (Org.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Ceale; 2005. 3) BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.  4) Trecho da crônica “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis F. Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018.


Código: LPO8_02SQA10

(EF69LP52) Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas