Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Silva
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Exercícios de oralidade com trechos de textos dramáticos
Finalidade da aula: Estimular a preparação e o ensaio da leitura expressiva, por meio da aplicação de exercícios de entonação, altura e velocidade da voz; de expressividade no acompanhamento da pontuação do texto; de atenção às indicações das rubricas.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático
Objetos do conhecimento: Produção de textos orais.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade da BNCC: EF69LP52.
Sobre esta aula: Esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: Cópias dos textos previstos para esta aula, a fim de distribuí-los aos alunos; uso do quadro.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades com as noções de entonação, velocidade, ritmo, volume, e podem apresentar timidez.
Referências bibliográficas: 1) SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2003. 2) Marcuschi LA. A oralidade no contexto dos usos linguísticos: caracterizando a fala. In: Marcuschi LA, Dionisio AP (Org.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Ceale; 2005. 3) BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. 4) Trecho da crônica “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis F. Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018.
Código: LPO8_02SQA10
(EF69LP52) Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes