15337
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejando um podcast a partir do conto clássico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre produção de textos orais. Oralização.

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Cópias dos textos; projetor multimídia e computador.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Adaptar um conto clássico para a contemporaneidade, planejar um roteiro de gravação de podcast. Para superar essas dificuldades o professor pode apresentar propostas de adaptação para os alunos, assim como apresentar uma estrutura de roteiro, para que os alunos desenvolvam o planejamento de forma a atingir o objetivo da atividade.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991

COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.

TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos e diga que, nesta aula, eles trabalharão na produção de um podcast literário.
  • Pergunte a eles se sabem o que é um podcast. Acolha as respostas e as dúvidas.
  • Para explicar o que é podcast, você pode exibir o vídeo disponível aqui.
  • Depois da exibição do vídeo, verifique o que os alunos compreenderam, conferindo se ainda há dúvidas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o podcast literário 'Poetinha' é símbolo do 'amor transbordante' na arte do país. O link está disponível em materiais complementares.
  • Leve os alunos à sala de informática e peça que acessem o site onde foi publicado o podcast, ou então baixe o arquivo e reproduza o áudio em sala de aula. Peça para que os alunos escutem por dois minutos o podcast. Pergunte a eles:
  • Em que aspectos o podcast se assemelha aos programas de rádio? Respostas esperadas: Ele inicia com uma vinheta (apresentação musical/oral do programa), possui locutores, referem-se ao interlocutor como ouvinte.
  • Quem são os autores do podcasts apresentados? Resposta esperada: Luís Giffoni, que fala sobre o tema do episódio, Guilherme Ibraim que é locutor e Shirley Souza que apresenta o programa junto com os dois.
  • Qual é o potencial público-alvo desse podcast? Por quê? Resposta esperada: Pessoas que se interessam pelo assunto, no caso, literatura. Como já foi discutido, os podcasts são produzidos sob demanda, ou seja, o ouvinte pode escolher o assunto de interesse para ouvir quando quiser.
  • Qual é o tema presente no podcast apresentado? Resposta esperada: Literatura.
  • Em quais tipos de sites podemos publicar um podcast? Resposta esperada: Em um site pessoal, em um blog, no youtube.
  • Como é a linguagem empregada nos podcasts escutados? As falas parecem ser espontâneas, não planejadas? Respostas esperadas: As falas não são espontâneas, parecem ser planejadas, pois não há excesso de repetições, reformulações, marcas da oralidade (né, tipo, aí), porém não é tão formal, como em um telejornal, mas sim mais objetiva e coloquial.
  • Sugira que eles escutem o podcast na íntegra depois da aula, e que procurem outros podcasts de interesse deles para escutar.

Materiais complementares: http://audioglobo.globo.com/cbn/podcast/feed/353/clube-do-livro-bh

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Agora, proponha aos alunos que eles realizem uma adaptação do conto A cartomante para podcast. A atividade será realizada durante três aulas. Como ponto de partida, nesta aula, eles irão escrever um roteiro.
  • Explique a eles que antes de gravar um podcast, temos que construir um roteiro do que será dito durante a gravação.
  • Mostre para os alunos como fazer um podcast, exibindo o podcast disponível aqui.
  • Pergunte oralmente a eles se compreenderam quais etapas são necessárias para a produção de um podcast, de acordo com o podcast apresentado. Peça para que elaborem no caderno uma sequência enumerada. Resposta esperada: 1- Elaborar um roteiro; 2- Gravar em um computador ou celular; 3- Editar o áudio usando o programa Audacity, por ser gratuito.
  • Pergunte também: Quais tipos e estilos de podcasts existem? Resposta esperada: Existem vários tipos, alguns deles são: bate-papo, estilo mesa-redonda, ou seja, algumas pessoas debatem determinado assunto; informativo ou educativo; storytelling (conta uma história/narrativa); entrevista; dissertativo (o locutor disserta sobre algum assunto específico, opinando ou não); um único podcast pode combinar esses tipos.
  • Depois que eles tiverem percebido as dicas para criar um podcast, divida os alunos em grupos de até quatro elementos.
  • Proponha que eles planejem uma adaptação do conto A cartomante para um episódio de podcast, algumas sugestões podem ser: radionovela, entrevista com a cartomante, notícia sobre o assassinato de Rita e Camilo, programa de perguntas e respostas com o ouvinte envolvendo as personagens do conto ou a divulgação de um concurso literário sobre a escrita do melhor final para o enredo do conto. Caso algum grupo apresente outra proposta criativa, acolha as ideias deles, analisando se a proposta é coerente ou não para a produção do podcast.
  • Peça agora que façam um esboço de roteiro para o podcast, colocando os elementos que o constituem apenas. Feito isso, peça para que os grupos troquem as propostas de roteiro, comparando uns com os outros. Uma sugestão de roteiro está disponível em Materiais complementares.
  • Solicite que a classe escolha um modelo a ser utilizado por todos os grupos. Uma sugestão de modelo de roteiro está disponível em Materiais complementares.
  • Determine que eles devem produzir um podcast de no máximo 15 minutos.
  • Lembre-os que, além do texto, é preciso pensar em um nome para o episódio do podcast, assim como pensar em uma vinheta e na trilha sonora que acompanha as vozes no áudio.
  • O roteiro pode ser produzido na sala de aula, manuscrito; ou então, leve-os à sala de informática para produzir o roteiro no computador.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse o modelo de roteiro a ser produzido pelos alunos aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Disponibilize os momentos finais da aula para que os grupos avaliem a qualidade do roteiro produzido.
  • Imprima uma ficha avaliativa. Você pode utilizar o modelo disponível em materiais complementares.
  • Distribua para os grupos avaliarem seus roteiros e as adaptações realizadas.
  • Finalmente, recolha a avaliação respondida pelos alunos, para que, na próxima aula, você possa fazer uma devolutiva, comparando sua avaliação com a deles, por exemplo.

Materiais complementares: Se julgar necessário, imprima a ficha avaliativa disponível aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Cópias dos textos; projetor multimídia e computador.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Adaptar um conto clássico para a contemporaneidade, planejar um roteiro de gravação de podcast. Para superar essas dificuldades o professor pode apresentar propostas de adaptação para os alunos, assim como apresentar uma estrutura de roteiro, para que os alunos desenvolvam o planejamento de forma a atingir o objetivo da atividade.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991

COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.

TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos e diga que, nesta aula, eles trabalharão na produção de um podcast literário.
  • Pergunte a eles se sabem o que é um podcast. Acolha as respostas e as dúvidas.
  • Para explicar o que é podcast, você pode exibir o vídeo disponível aqui.
  • Depois da exibição do vídeo, verifique o que os alunos compreenderam, conferindo se ainda há dúvidas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o podcast literário 'Poetinha' é símbolo do 'amor transbordante' na arte do país. O link está disponível em materiais complementares.
  • Leve os alunos à sala de informática e peça que acessem o site onde foi publicado o podcast, ou então baixe o arquivo e reproduza o áudio em sala de aula. Peça para que os alunos escutem por dois minutos o podcast. Pergunte a eles:
  • Em que aspectos o podcast se assemelha aos programas de rádio? Respostas esperadas: Ele inicia com uma vinheta (apresentação musical/oral do programa), possui locutores, referem-se ao interlocutor como ouvinte.
  • Quem são os autores do podcasts apresentados? Resposta esperada: Luís Giffoni, que fala sobre o tema do episódio, Guilherme Ibraim que é locutor e Shirley Souza que apresenta o programa junto com os dois.
  • Qual é o potencial público-alvo desse podcast? Por quê? Resposta esperada: Pessoas que se interessam pelo assunto, no caso, literatura. Como já foi discutido, os podcasts são produzidos sob demanda, ou seja, o ouvinte pode escolher o assunto de interesse para ouvir quando quiser.
  • Qual é o tema presente no podcast apresentado? Resposta esperada: Literatura.
  • Em quais tipos de sites podemos publicar um podcast? Resposta esperada: Em um site pessoal, em um blog, no youtube.
  • Como é a linguagem empregada nos podcasts escutados? As falas parecem ser espontâneas, não planejadas? Respostas esperadas: As falas não são espontâneas, parecem ser planejadas, pois não há excesso de repetições, reformulações, marcas da oralidade (né, tipo, aí), porém não é tão formal, como em um telejornal, mas sim mais objetiva e coloquial.
  • Sugira que eles escutem o podcast na íntegra depois da aula, e que procurem outros podcasts de interesse deles para escutar.

Materiais complementares: http://audioglobo.globo.com/cbn/podcast/feed/353/clube-do-livro-bh

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Agora, proponha aos alunos que eles realizem uma adaptação do conto A cartomante para podcast. A atividade será realizada durante três aulas. Como ponto de partida, nesta aula, eles irão escrever um roteiro.
  • Explique a eles que antes de gravar um podcast, temos que construir um roteiro do que será dito durante a gravação.
  • Mostre para os alunos como fazer um podcast, exibindo o podcast disponível aqui.
  • Pergunte oralmente a eles se compreenderam quais etapas são necessárias para a produção de um podcast, de acordo com o podcast apresentado. Peça para que elaborem no caderno uma sequência enumerada. Resposta esperada: 1- Elaborar um roteiro; 2- Gravar em um computador ou celular; 3- Editar o áudio usando o programa Audacity, por ser gratuito.
  • Pergunte também: Quais tipos e estilos de podcasts existem? Resposta esperada: Existem vários tipos, alguns deles são: bate-papo, estilo mesa-redonda, ou seja, algumas pessoas debatem determinado assunto; informativo ou educativo; storytelling (conta uma história/narrativa); entrevista; dissertativo (o locutor disserta sobre algum assunto específico, opinando ou não); um único podcast pode combinar esses tipos.
  • Depois que eles tiverem percebido as dicas para criar um podcast, divida os alunos em grupos de até quatro elementos.
  • Proponha que eles planejem uma adaptação do conto A cartomante para um episódio de podcast, algumas sugestões podem ser: radionovela, entrevista com a cartomante, notícia sobre o assassinato de Rita e Camilo, programa de perguntas e respostas com o ouvinte envolvendo as personagens do conto ou a divulgação de um concurso literário sobre a escrita do melhor final para o enredo do conto. Caso algum grupo apresente outra proposta criativa, acolha as ideias deles, analisando se a proposta é coerente ou não para a produção do podcast.
  • Peça agora que façam um esboço de roteiro para o podcast, colocando os elementos que o constituem apenas. Feito isso, peça para que os grupos troquem as propostas de roteiro, comparando uns com os outros. Uma sugestão de roteiro está disponível em Materiais complementares.
  • Solicite que a classe escolha um modelo a ser utilizado por todos os grupos. Uma sugestão de modelo de roteiro está disponível em Materiais complementares.
  • Determine que eles devem produzir um podcast de no máximo 15 minutos.
  • Lembre-os que, além do texto, é preciso pensar em um nome para o episódio do podcast, assim como pensar em uma vinheta e na trilha sonora que acompanha as vozes no áudio.
  • O roteiro pode ser produzido na sala de aula, manuscrito; ou então, leve-os à sala de informática para produzir o roteiro no computador.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse o modelo de roteiro a ser produzido pelos alunos aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Disponibilize os momentos finais da aula para que os grupos avaliem a qualidade do roteiro produzido.
  • Imprima uma ficha avaliativa. Você pode utilizar o modelo disponível em materiais complementares.
  • Distribua para os grupos avaliarem seus roteiros e as adaptações realizadas.
  • Finalmente, recolha a avaliação respondida pelos alunos, para que, na próxima aula, você possa fazer uma devolutiva, comparando sua avaliação com a deles, por exemplo.

Materiais complementares: Se julgar necessário, imprima a ficha avaliativa disponível aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP53 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano