Atividade para impressão - Roteiro - LPO9_01SQA10
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando um podcast a partir do conto clássico
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Cópias dos textos; projetor multimídia e computador.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Adaptar um conto clássico para a contemporaneidade, planejar um roteiro de gravação de podcast. Para superar essas dificuldades o professor pode apresentar propostas de adaptação para os alunos, assim como apresentar uma estrutura de roteiro, para que os alunos desenvolvam o planejamento de forma a atingir o objetivo da atividade.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos e diga que, nesta aula, eles trabalharão na produção de um podcast literário.
- Pergunte a eles se sabem o que é um podcast. Acolha as respostas e as dúvidas.
- Para explicar o que é podcast, você pode exibir o vídeo disponível aqui.
- Depois da exibição do vídeo, verifique o que os alunos compreenderam, conferindo se ainda há dúvidas.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos o podcast literário 'Poetinha' é símbolo do 'amor transbordante' na arte do país. O link está disponível em materiais complementares.
- Leve os alunos à sala de informática e peça que acessem o site onde foi publicado o podcast, ou então baixe o arquivo e reproduza o áudio em sala de aula. Peça para que os alunos escutem por dois minutos o podcast. Pergunte a eles:
- Em que aspectos o podcast se assemelha aos programas de rádio? Respostas esperadas: Ele inicia com uma vinheta (apresentação musical/oral do programa), possui locutores, referem-se ao interlocutor como ouvinte.
- Quem são os autores do podcasts apresentados? Resposta esperada: Luís Giffoni, que fala sobre o tema do episódio, Guilherme Ibraim que é locutor e Shirley Souza que apresenta o programa junto com os dois.
- Qual é o potencial público-alvo desse podcast? Por quê? Resposta esperada: Pessoas que se interessam pelo assunto, no caso, literatura. Como já foi discutido, os podcasts são produzidos sob demanda, ou seja, o ouvinte pode escolher o assunto de interesse para ouvir quando quiser.
- Qual é o tema presente no podcast apresentado? Resposta esperada: Literatura.
- Em quais tipos de sites podemos publicar um podcast? Resposta esperada: Em um site pessoal, em um blog, no youtube.
- Como é a linguagem empregada nos podcasts escutados? As falas parecem ser espontâneas, não planejadas? Respostas esperadas: As falas não são espontâneas, parecem ser planejadas, pois não há excesso de repetições, reformulações, marcas da oralidade (né, tipo, aí), porém não é tão formal, como em um telejornal, mas sim mais objetiva e coloquial.
- Sugira que eles escutem o podcast na íntegra depois da aula, e que procurem outros podcasts de interesse deles para escutar.
Materiais complementares: http://audioglobo.globo.com/cbn/podcast/feed/353/clube-do-livro-bh
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Agora, proponha aos alunos que eles realizem uma adaptação do conto A cartomante para podcast. A atividade será realizada durante três aulas. Como ponto de partida, nesta aula, eles irão escrever um roteiro.
- Explique a eles que antes de gravar um podcast, temos que construir um roteiro do que será dito durante a gravação.
- Mostre para os alunos como fazer um podcast, exibindo o podcast disponível aqui.
- Pergunte oralmente a eles se compreenderam quais etapas são necessárias para a produção de um podcast, de acordo com o podcast apresentado. Peça para que elaborem no caderno uma sequência enumerada. Resposta esperada: 1- Elaborar um roteiro; 2- Gravar em um computador ou celular; 3- Editar o áudio usando o programa Audacity, por ser gratuito.
- Pergunte também: Quais tipos e estilos de podcasts existem? Resposta esperada: Existem vários tipos, alguns deles são: bate-papo, estilo mesa-redonda, ou seja, algumas pessoas debatem determinado assunto; informativo ou educativo; storytelling (conta uma história/narrativa); entrevista; dissertativo (o locutor disserta sobre algum assunto específico, opinando ou não); um único podcast pode combinar esses tipos.
- Depois que eles tiverem percebido as dicas para criar um podcast, divida os alunos em grupos de até quatro elementos.
- Proponha que eles planejem uma adaptação do conto A cartomante para um episódio de podcast, algumas sugestões podem ser: radionovela, entrevista com a cartomante, notícia sobre o assassinato de Rita e Camilo, programa de perguntas e respostas com o ouvinte envolvendo as personagens do conto ou a divulgação de um concurso literário sobre a escrita do melhor final para o enredo do conto. Caso algum grupo apresente outra proposta criativa, acolha as ideias deles, analisando se a proposta é coerente ou não para a produção do podcast.
- Peça agora que façam um esboço de roteiro para o podcast, colocando os elementos que o constituem apenas. Feito isso, peça para que os grupos troquem as propostas de roteiro, comparando uns com os outros. Uma sugestão de roteiro está disponível em Materiais complementares.
- Solicite que a classe escolha um modelo a ser utilizado por todos os grupos. Uma sugestão de modelo de roteiro está disponível em Materiais complementares.
- Determine que eles devem produzir um podcast de no máximo 15 minutos.
- Lembre-os que, além do texto, é preciso pensar em um nome para o episódio do podcast, assim como pensar em uma vinheta e na trilha sonora que acompanha as vozes no áudio.
- O roteiro pode ser produzido na sala de aula, manuscrito; ou então, leve-os à sala de informática para produzir o roteiro no computador.
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse o modelo de roteiro a ser produzido pelos alunos aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Disponibilize os momentos finais da aula para que os grupos avaliem a qualidade do roteiro produzido.
- Imprima uma ficha avaliativa. Você pode utilizar o modelo disponível em materiais complementares.
- Distribua para os grupos avaliarem seus roteiros e as adaptações realizadas.
- Finalmente, recolha a avaliação respondida pelos alunos, para que, na próxima aula, você possa fazer uma devolutiva, comparando sua avaliação com a deles, por exemplo.
Materiais complementares: Se julgar necessário, imprima a ficha avaliativa disponível aqui.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula e diga que eles terão que planejar um podcast. Depois disso, envie a eles o link do vídeo indicado no plano de aula, para que eles conheçam o gênero.
Introdução
Envie aos alunos, por meio do grupo de WhatsApp, o link do podcast indicado no slide Introdução e peça que eles o ouçam. Depois disso, envie um vídeo comentando o podcast e faça as perguntas (quem é o emissor do podcast, qual é o público-alvo, qual a semelhança com o rádio etc.), de acordo com as instruções do plano de aula. Dê um breve prazo aos alunos e peça que eles encaminhem as suas respostas no grupo de Whatsapp da turma, onde todos podem vê-las.
Desenvolvimento
Em um novo áudio ou vídeo, peça que os alunos se organizem em grupos de até 3 alunos, para discutirem via WhatsApp. Diga aos alunos que eles irão produzir, nesta aula, em grupo, um planejamento para criar uma adaptação de "A Cartomante" para podcast. Relate, no mesmo áudio ou vídeo, a importância de um planejamento para orientar o processo criativo. Disponibilize, então, o link do vídeo sugerido no plano de aula, ao qual os alunos poderão assistir para encontrar uma série de dicas de como produzir um podcast. Disponibilize também o modelo de roteiro presente como material complementar do plano de aula. Peça que os grupos iniciem os seus planejamentos, conversando no WhatsApp. Sugira que eles façam radionovelas, bate-papos, uma suposta entrevista com os personagens etc.
Fechamento
Para fechar a aula, em uma mensagem de texto ou áudio, peça que um aluno de cada grupo envie, por foto e com uma explicação por áudio, o projeto de podcast feito pelo grupo. Peça que os alunos contribuam dando dicas e acrescentando ideias, quando possível, via WhatsApp. Se necessário, oriente que os grupos revejam os seus planejamentos. Se puder, utilize o Zoom ou o Google Meet, em um breve momento síncrono, para que os alunos possam expor seus projetos de texto e trocar ideias com os colegas.
Convite às famílias
A família pode conhecer e apreciar podcasts disponíveis em plataformas digitais, como o Spotify, em que são contadas fotonovelas (veja aqui algumas sugestões interessantes). Seria uma forma de ajudar o aluno a modelizar o gênero, conhecendo-o melhor.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Eloisa dos Santos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Planejando um podcast a partir do conto clássico
Finalidade da aula: Planejar o roteiro de uma transposição do conto clássico “A cartomante”, de Machado de Assis, para podcast, adaptando o conto clássico para o contexto da contemporaneidade, com o objetivo de apresentar uma nova linguagem e estilo, novas características de personagens, novo desfecho para o enredo e outras alterações que se fizerem necessárias em sua estrutura para aproximá-lo da narrativa contemporânea.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos clássicos e contemporâneos
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Cópias dos textos; projetor multimídia e computador.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Adaptar um conto clássico para a contemporaneidade, planejar um roteiro de gravação de podcast. Para superar essas dificuldades o professor pode apresentar propostas de adaptação para os alunos, assim como apresentar uma estrutura de roteiro, para que os alunos desenvolvam o planejamento de forma a atingir o objetivo da atividade.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.