Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Cópias dos textos; projetor multimídia e computador.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Adaptar um conto clássico para a contemporaneidade, planejar um roteiro de gravação de podcast. Para superar essas dificuldades o professor pode apresentar propostas de adaptação para os alunos, assim como apresentar uma estrutura de roteiro, para que os alunos desenvolvam o planejamento de forma a atingir o objetivo da atividade.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos e diga que, nesta aula, eles trabalharão na produção de um podcast literário.
- Pergunte a eles se sabem o que é um podcast. Acolha as respostas e as dúvidas.
- Para explicar o que é podcast, você pode exibir o vídeo disponível aqui.
- Depois da exibição do vídeo, verifique o que os alunos compreenderam, conferindo se ainda há dúvidas.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos o podcast literário 'Poetinha' é símbolo do 'amor transbordante' na arte do país. O link está disponível em materiais complementares.
- Leve os alunos à sala de informática e peça que acessem o site onde foi publicado o podcast, ou então baixe o arquivo e reproduza o áudio em sala de aula. Peça para que os alunos escutem por dois minutos o podcast. Pergunte a eles:
- Em que aspectos o podcast se assemelha aos programas de rádio? Respostas esperadas: Ele inicia com uma vinheta (apresentação musical/oral do programa), possui locutores, referem-se ao interlocutor como ouvinte.
- Quem são os autores do podcasts apresentados? Resposta esperada: Luís Giffoni, que fala sobre o tema do episódio, Guilherme Ibraim que é locutor e Shirley Souza que apresenta o programa junto com os dois.
- Qual é o potencial público-alvo desse podcast? Por quê? Resposta esperada: Pessoas que se interessam pelo assunto, no caso, literatura. Como já foi discutido, os podcasts são produzidos sob demanda, ou seja, o ouvinte pode escolher o assunto de interesse para ouvir quando quiser.
- Qual é o tema presente no podcast apresentado? Resposta esperada: Literatura.
- Em quais tipos de sites podemos publicar um podcast? Resposta esperada: Em um site pessoal, em um blog, no youtube.
- Como é a linguagem empregada nos podcasts escutados? As falas parecem ser espontâneas, não planejadas? Respostas esperadas: As falas não são espontâneas, parecem ser planejadas, pois não há excesso de repetições, reformulações, marcas da oralidade (né, tipo, aí), porém não é tão formal, como em um telejornal, mas sim mais objetiva e coloquial.
- Sugira que eles escutem o podcast na íntegra depois da aula, e que procurem outros podcasts de interesse deles para escutar.
Materiais complementares: http://audioglobo.globo.com/cbn/podcast/feed/353/clube-do-livro-bh
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Agora, proponha aos alunos que eles realizem uma adaptação do conto A cartomante para podcast. A atividade será realizada durante três aulas. Como ponto de partida, nesta aula, eles irão escrever um roteiro.
- Explique a eles que antes de gravar um podcast, temos que construir um roteiro do que será dito durante a gravação.
- Mostre para os alunos como fazer um podcast, exibindo o podcast disponível aqui.
- Pergunte oralmente a eles se compreenderam quais etapas são necessárias para a produção de um podcast, de acordo com o podcast apresentado. Peça para que elaborem no caderno uma sequência enumerada. Resposta esperada: 1- Elaborar um roteiro; 2- Gravar em um computador ou celular; 3- Editar o áudio usando o programa Audacity, por ser gratuito.
- Pergunte também: Quais tipos e estilos de podcasts existem? Resposta esperada: Existem vários tipos, alguns deles são: bate-papo, estilo mesa-redonda, ou seja, algumas pessoas debatem determinado assunto; informativo ou educativo; storytelling (conta uma história/narrativa); entrevista; dissertativo (o locutor disserta sobre algum assunto específico, opinando ou não); um único podcast pode combinar esses tipos.
- Depois que eles tiverem percebido as dicas para criar um podcast, divida os alunos em grupos de até quatro elementos.
- Proponha que eles planejem uma adaptação do conto A cartomante para um episódio de podcast, algumas sugestões podem ser: radionovela, entrevista com a cartomante, notícia sobre o assassinato de Rita e Camilo, programa de perguntas e respostas com o ouvinte envolvendo as personagens do conto ou a divulgação de um concurso literário sobre a escrita do melhor final para o enredo do conto. Caso algum grupo apresente outra proposta criativa, acolha as ideias deles, analisando se a proposta é coerente ou não para a produção do podcast.
- Peça agora que façam um esboço de roteiro para o podcast, colocando os elementos que o constituem apenas. Feito isso, peça para que os grupos troquem as propostas de roteiro, comparando uns com os outros. Uma sugestão de roteiro está disponível em Materiais complementares.
- Solicite que a classe escolha um modelo a ser utilizado por todos os grupos. Uma sugestão de modelo de roteiro está disponível em Materiais complementares.
- Determine que eles devem produzir um podcast de no máximo 15 minutos.
- Lembre-os que, além do texto, é preciso pensar em um nome para o episódio do podcast, assim como pensar em uma vinheta e na trilha sonora que acompanha as vozes no áudio.
- O roteiro pode ser produzido na sala de aula, manuscrito; ou então, leve-os à sala de informática para produzir o roteiro no computador.
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse o modelo de roteiro a ser produzido pelos alunos aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Disponibilize os momentos finais da aula para que os grupos avaliem a qualidade do roteiro produzido.
- Imprima uma ficha avaliativa. Você pode utilizar o modelo disponível em materiais complementares.
- Distribua para os grupos avaliarem seus roteiros e as adaptações realizadas.
- Finalmente, recolha a avaliação respondida pelos alunos, para que, na próxima aula, você possa fazer uma devolutiva, comparando sua avaliação com a deles, por exemplo.
Materiais complementares: Se julgar necessário, imprima a ficha avaliativa disponível aqui.