15333
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Declamação de poemas concretos e visuais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre executar situações de declamar poemas, garantindo interpretação, entonação e ritmo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Grazielle Tavares
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Declamação de poemas concretos e visuais

Finalidade da aula: Executar situações de declamar poemas, garantindo interpretação, entonação e ritmo.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Poemas concretos e visuais.

Objeto(s) do conhecimento: Produção de texto oral

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP28.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade

 

Materiais necessários: Projetor, atividade para impressão, disponível aqui; computador e pendrive; celular, notebook ou filmadora; caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

 

Dificuldades antecipadas: As dificuldades podem surgir ao declamar e interpretar um poema, uma vez que o aluno pode sentir insegurança no momento da produção.

 

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S.  BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê.  Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

 

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

 

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

 

CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.


Código: LPO3_04SQA12

(EF35LP28) Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas