15297
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Edição de resumo de leitura em duplas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Edição de resumo de leitura em duplas

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Anotação/exposição oral, no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da Anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Computador, projetor de slides, material para anotação (caderno) e cópia impressa do material de leitura. Nesta aula, sugerimos a leitura do infográfico
A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018.

Antes desta aula, proponha uma leitura coletiva e a escrita individual de um resumo do texto com base em anotações de leitura (grifos, comentários pessoais, esquemas visuais).

Informações sobre o gênero:

A Anotação é um gênero textual que circula no campo Práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação Vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a Anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a Anotação sempre faz referência a outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a Anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou muitissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio à compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a Anotação caracteriza-se pela flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos poderão apresentar dificuldade em avaliar e produzir anotações para comentar resumos de leitura produzidos de seus colegas.

Referências sobre o assunto:

MORAES, Eliana Melo Machado. Anotação em aula: da cópia à anotação. Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829>. Acesso em: 25 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula. Explique que a edição do texto não é um trabalho de revisão textual, em que se verificam as adequações ao código: ortografia, acentuação, concordância ou regência gramatical. A edição é um trabalho de autoria, em que se avalia um rascunho para finalizar o texto, acrescentando, subtraindo, substituindo e invertendo a ordem de informações no texto. A edição do texto inclui, portanto, a avaliação da seleção e reelaboração das informações de forma expositiva no resumo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma para uma atividade em duplas de edição de texto escrito individualmente em aula prévia do texto A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018, que pode ser encontrado no Material complementar.
  • Retome as anotações de leitura e o primeiro esboço do resumo do infográfico. Caso você não tenha trabalhado com o texto desta aula previamente, promova a leitura do texto e peça para os alunos grifarem as informações principais. Antes desta aula, peça aos alunos que façam o primeiro esboço do resumo com base nas anotações de leitura. Oriente-os a reler os trechos grifados, sublinhados ou circulados para planejar e escrever o esboço do resumo que será editado nesta aula.
  • Oriente os alunos a compartilhar em duplas o primeiro esboço do resumo produzido individualmente.
  • Incentive-os a ler o texto dos colegas para editar o resumo: acrescentar, eliminar, substituir ou inverter a ordem das informações no resumo escrito por eles.

Material complementar:

Acesse o material deste slide para impressão em A paisagem de sambaqui - LPO6_06SQA15

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Oriente os alunos a compartilhar em duplas o primeiro rascunho do resumo produzido individualmente.
  • Incentive os alunos a ler o texto dos colegas para editar o resumo: acrescentar, eliminar, substituir ou inverter a ordem das informações no resumo escrito por eles.
  • Pergunte aos alunos: Todas as informações principais do texto foram incluídas no resumo? É preciso acrescentar ou eliminar alguma informação? Em que ordem as informações foram apresentadas? É preciso inverter a ordem de alguma informação?
  • Veja, professor, que, em um resumo, todas as informações principais do texto devem aparecer no resumo na mesma ordem em que foram apresentadas no texto original. Além disso, o resumo não deve conter citações diretas do texto-fonte. Oriente os alunos a recontar, explicar e sintetizar a informações principais usando palavras-chave do texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Oriente os alunos a finalizar a edição do texto, refletindo sobre a criação de títulos e subtítulos do resumo.
  • Pergunte aos alunos: Qual será o título do resumo? O resumo contém subtítulos? Os subtítulos são iguais àqueles que aparecem no infográfico? É necessário acrescentar, eliminar ou substituir algum dos subtítulos?
  • Observe, professor, que o título de um resumo de pesquisa científica deve conter as palavras-chave da pesquisa. Títulos e subtítulos não precisam ser criativos, mas devem ser informativos. Ademais, o título deve ajudar o estudante a retomar o estudo do texto. É possível, portanto, nomear o resumo como: Resumo do infográfico A paisagem de sambaquis.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça que as duplas compartilhem com outros alunos da turma os resumos produzidos na aula.
  • Pergunte aos alunos: Vocês criaram os mesmos títulos e subtítulos? Organizaram as informações na mesma ordem?
  • Incentive-os a ler o resumo dos colegas para observar de que forma eles retextualizaram as informações do infográfico, como organizaram os parágrafos, quais títulos e subtítulos foram criados.
  • Observe, professor, que, ao produzir o resumo do mesmo texto-fonte, os alunos poderão observar as estratégias textuais de escrita de um resumo.
  • Incentive os alunos a produzir resumos de textos para estudar e para fazer pesquisas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Anotação/exposição oral, no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da Anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Computador, projetor de slides, material para anotação (caderno) e cópia impressa do material de leitura. Nesta aula, sugerimos a leitura do infográfico
A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018.

Antes desta aula, proponha uma leitura coletiva e a escrita individual de um resumo do texto com base em anotações de leitura (grifos, comentários pessoais, esquemas visuais).

Informações sobre o gênero:

A Anotação é um gênero textual que circula no campo Práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação Vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a Anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a Anotação sempre faz referência a outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a Anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou muitissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio à compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a Anotação caracteriza-se pela flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos poderão apresentar dificuldade em avaliar e produzir anotações para comentar resumos de leitura produzidos de seus colegas.

Referências sobre o assunto:

MORAES, Eliana Melo Machado. Anotação em aula: da cópia à anotação. Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829>. Acesso em: 25 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula. Explique que a edição do texto não é um trabalho de revisão textual, em que se verificam as adequações ao código: ortografia, acentuação, concordância ou regência gramatical. A edição é um trabalho de autoria, em que se avalia um rascunho para finalizar o texto, acrescentando, subtraindo, substituindo e invertendo a ordem de informações no texto. A edição do texto inclui, portanto, a avaliação da seleção e reelaboração das informações de forma expositiva no resumo.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma para uma atividade em duplas de edição de texto escrito individualmente em aula prévia do texto A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018, que pode ser encontrado no Material complementar.
  • Retome as anotações de leitura e o primeiro esboço do resumo do infográfico. Caso você não tenha trabalhado com o texto desta aula previamente, promova a leitura do texto e peça para os alunos grifarem as informações principais. Antes desta aula, peça aos alunos que façam o primeiro esboço do resumo com base nas anotações de leitura. Oriente-os a reler os trechos grifados, sublinhados ou circulados para planejar e escrever o esboço do resumo que será editado nesta aula.
  • Oriente os alunos a compartilhar em duplas o primeiro esboço do resumo produzido individualmente.
  • Incentive-os a ler o texto dos colegas para editar o resumo: acrescentar, eliminar, substituir ou inverter a ordem das informações no resumo escrito por eles.

Material complementar:

Acesse o material deste slide para impressão em A paisagem de sambaqui - LPO6_06SQA15

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Oriente os alunos a compartilhar em duplas o primeiro rascunho do resumo produzido individualmente.
  • Incentive os alunos a ler o texto dos colegas para editar o resumo: acrescentar, eliminar, substituir ou inverter a ordem das informações no resumo escrito por eles.
  • Pergunte aos alunos: Todas as informações principais do texto foram incluídas no resumo? É preciso acrescentar ou eliminar alguma informação? Em que ordem as informações foram apresentadas? É preciso inverter a ordem de alguma informação?
  • Veja, professor, que, em um resumo, todas as informações principais do texto devem aparecer no resumo na mesma ordem em que foram apresentadas no texto original. Além disso, o resumo não deve conter citações diretas do texto-fonte. Oriente os alunos a recontar, explicar e sintetizar a informações principais usando palavras-chave do texto.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Oriente os alunos a finalizar a edição do texto, refletindo sobre a criação de títulos e subtítulos do resumo.
  • Pergunte aos alunos: Qual será o título do resumo? O resumo contém subtítulos? Os subtítulos são iguais àqueles que aparecem no infográfico? É necessário acrescentar, eliminar ou substituir algum dos subtítulos?
  • Observe, professor, que o título de um resumo de pesquisa científica deve conter as palavras-chave da pesquisa. Títulos e subtítulos não precisam ser criativos, mas devem ser informativos. Ademais, o título deve ajudar o estudante a retomar o estudo do texto. É possível, portanto, nomear o resumo como: Resumo do infográfico A paisagem de sambaquis.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça que as duplas compartilhem com outros alunos da turma os resumos produzidos na aula.
  • Pergunte aos alunos: Vocês criaram os mesmos títulos e subtítulos? Organizaram as informações na mesma ordem?
  • Incentive-os a ler o resumo dos colegas para observar de que forma eles retextualizaram as informações do infográfico, como organizaram os parágrafos, quais títulos e subtítulos foram criados.
  • Observe, professor, que, ao produzir o resumo do mesmo texto-fonte, os alunos poderão observar as estratégias textuais de escrita de um resumo.
  • Incentive os alunos a produzir resumos de textos para estudar e para fazer pesquisas.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP21 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano