15262
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Oralidade

Plano de aula - Performance oral com reconto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Performance oral com reconto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Júlia de Araújo Tenório

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário:
Canal de comunicação: WhatsApp.

- Opcional:
Vídeo disponível aqui.

Introdução: Estamos prontos para o reconto?
Envie aos alunos uma orientação para a organização da leitura que irão dramatizar. Retome os aspectos que qualificam a leitura dramatizada, utilizando as orientações da Introdução do plano de aula. Caso considere relevante, envie e sugira aos alunos que assistam a mais um vídeo de leitura dramatizada. Oriente os alunos a organizar o ambiente onde vão ler e preparar os materiais que vão usar. Diga que podem organizar um cenário e utilizar imagens recortadas de livros velhos ou revistas para ilustrar a leitura, mas deixe claro que isso não é obrigatório, e oriente-os a tomar decisões sobre como organizar a leitura.

Desenvolvimento
Proponha aos alunos que convidem os familiares para assistir à leitura dramatizada e solicitem que alguém os filme com um celular. Depois, diga que podem assistir ao vídeo com os familiares e refazer a leitura caso considerem necessário. Solicite que os alunos enviem os vídeos para que você possa circulá-los entre os demais. Aproveite o vídeo e realize uma avaliação, utilizando os indicadores propostos no Desenvolvimento do plano de aula.

Fechamento
Proponha aos alunos que assistam aos seus próprios vídeos e analisem o que aprenderam e o que consideram que precisam melhorar na leitura dramatizada. Sugira que anotem a autoavaliação e a enviem a você, como complemento da avaliação já realizada.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que proponham que os familiares participem, ajudando-os na gravação e na análise dos vídeos. Certamente, será um momento de diversão e aprendizagem.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_02SQA12

(EF05LP25) Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de dicionário, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas