15108
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Conhecendo os objetos de apego dos bebês

Nesta atividade, as crianças observam e brincam com itens com os quais passam muito tempo e os compartilham com os colegas.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Alves da Silva

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade, envie inicialmenteum bilhete (link) às famílias explicando sobre a importância dos objetos de apego para os bebês. Solicite que enviem no dia combinado o objeto de casa. Você poderá conversar com as famílias explicando sua proposta, coletando com elas relatos ou pedindo que enviem depoimentos por áudio no whatsapp. Assim, as famílias que por algum motivo preferirem não escrever também podem ser acolhidas.Neste mesmo bilhete peça quea família faça um breverelato sobreo objeto de apego da criança.Solicite o envio, se possível, de uma foto em que a criança esteja com este objeto ou fotografe os bebês com os objetos na escola. Para a realização deste plano, esclareça para as famílias que as crianças irão brincar com os objetos na sala. Organize um painel onde serão colocadas as fotos enviadas pelas famílias ou tiradas na escola.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Investigação dos objetos de apego

Objetos de apego no momento de descanso

Objeto de apego meu e dos amigos

Brincando com os objetos de apego da escola

Brincando com os objetos e compartilhando com novos amigos

Materiais:

Fotos, painel eobjetos de apego.

Espaços:

Na sala de referência, deixe um espaço amplo no qual será promovida a roda para a conversa e apresentação dos objetos de apego. O local poderá ser delimitado por almofadas ou colchonetes. Coloque o grupo à frente do painel onde serão penduradas as fotos das crianças com os objetos. Para a brincadeira, deixe o espaço livre para circulação dos bebês, mas garanta que tenham apoios para as crianças que não engatinham.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais foram as reações dos bebês no momento que o professor leu o relato e apresentou a foto do objeto de apego?

2. Como demonstraram suas emoções ao partilhar o objeto? Quais foram as formas de comunicação que os bebês estabeleceram?

3. De que maneira os bebês interagiram com as outras crianças e adultos nomomento da brincadeira?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês tenham oportunidade de participar, interagir e brincar. Os bebês que não engatinham devem ter apoio para brincar e observar os outros bebês.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Faça uma roda com o grande grupo na sala de referênciae explique para os bebês o que será feito. Entregue as fotos enviadas pelas famílias para as crianças olharem. Deixe os bebês explorarem as fotos. Observe como eles reagem ao vê-las, se reconhecem os registros e de que maneira comunicam suas descobertas. Convide os bebês individualmente para lhe mostrar a fotoe pergunte sobre o objeto de apego. Em seguida, apresente o objeto real junto com a foto e deixe o bebê observar e interagir com o material.


2

Incentive a brincadeira com os objetos de apego. Disponibilize também brinquedos diversos para o grande grupo. Observe se eles compartilham uns com os outros e como se expressam durante a proposta. Atente-se para a forma de interação entre as crianças, com os outros brinquedos e com os objetos de apego. Convide os bebês a brincarem em pequenos grupos para conhecer o brinquedo dos amigos. Brinque com os bebês nesse momento, propondo situações e descobertas.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhe o brinquedo de seu amigo, vamos brincar juntos?

Possíveis ações da criança neste momento: a criança pode pegar seu objeto e não querer compartilhar, deixe que ela brinque até se interessar por outro objeto.


3

Enquanto os bebês brincam com seus objetos de apego, convide o pequeno grupo com o qual você está brincando a ir até o painel fixar a foto. Apoie as crianças no deslocamento pelo espaço, incentivando sua livre movimentação. Incentive os bebês a colocarem a foto no painel. Leia para eles os relatos das famílias que estão expostos no painel e explique quem escreveu. Observe como os bebês se expressam durante a leitura do relato e quais suas reações. Após os pequenos grupos serem convidados a colocar as fotos no painel,convide-os para observarem. Repare se os bebês reconhecem seus objetos ou os dos colegas, e quais expressões demonstraram ao ver osobjetos nas fotos.Observe quais os balbucios,movimentos e gestos as crianças que ainda não se expressam pela fala fazem. Solicite que outro professor registre, se possível, momentos com fotos e filmagens das explorações e interações que estão acontecendo .


Para finalizar:

Informe para as crianças que a brincadeira está chegando ao final. Explique que os objetos de apego e os brinquedos serão guardados, mas que elas poderão escolher um dos brinquedos da escola para levarem para casa. Auxilie os bebês a guardar o objeto de apego entre seus pertences. Informe que no dia seguinte o objeto voltará para a escola para que possam brincar mais uma vez.

Desdobramentos

Combine com a família que a proposta será repetida durante algum tempo, organizando "dias do objeto de apego" para que os bebês possam,aos poucos, serem convidados a brincar com o amigo e compartilhar os objetos entre si.É importante lembrar que a criança pode não querer compartilhar o objeto de apego, por isso é importante que o professor conheça essa relação da criança com o objeto. Em salas com um número maior de crianças, leia o relato aos poucos. Procure voltar ao painel mostrando as fotos para todas as crianças.

Engajando as famílias

Faça um painel do lado de fora da sala, próximo a porta, com as fotos da atividade e envie um bilhete às famílias convidando-as a apreciarem. Faça um breve relato sobre como foi aquele momento para a criança.

  • Atividade para impressão
  • Documento

    Atividade para impressão - Bilhete para a família.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 02

Objetos de apego na hora do descanso

ATIVIDADE 03

O meu objeto de apego e o do meu amigo

ATIVIDADE 04

Brincando com objeto de apego da escola

ATIVIDADE 05

Compartilhando objeto de apego com novos amigos

ATIVIDADES DE Bebês :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparação do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Manipulação de massas de pães com bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Marcas gráficas em argila com bebês

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF06 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Unidade

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação dos bebês: conhecendo a sala

Creche / Educação Infantil / Unidade

Finalização do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Usando fotos para identificar pertences pessoais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: apresentação da escola para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Apreciando a si mesmo e aos colegas em registros fotográficos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem para a soneca dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontros e despedidas: dia de história

Creche / Educação Infantil / Unidade

Troca de roupa em frente ao espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Lavar as mãos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Apresentando a rotina às famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pintura com tinta de beterraba

Creche / Educação Infantil / Unidade

Riscando e escolhendo o papel

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com os bebês em ambiente externo no momento da despedida

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura aconchegante para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os objetos de apego dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Vestindo os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com linguagem: Chamada musical

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com objeto de apego da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Compartilhando objeto de apego com novos amigos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: apresentando os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

O meu objeto de apego e o do meu amigo

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO06 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação dos bebês: conhecendo a sala

Creche / Educação Infantil / Unidade

Garrafa Pet Sensorial

Creche / Educação Infantil / Unidade

Eu conheço esse brinquedo!

Creche / Educação Infantil / Unidade

Usando fotos para identificar pertences pessoais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: apresentação da escola para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Receitas com as famílias dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que há na caixa? Brincando com adereços no espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Apreciando a si mesmo e aos colegas em registros fotográficos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Transformação da cesta de frutas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Apresentando a rotina às famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincar com histórias em um cenário divertido

Creche / Educação Infantil / Unidade

O jardim de chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os objetos de apego dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Objetos de apego na hora do descanso

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que tem dentro da caixa?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com objeto de apego da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Compartilhando objeto de apego com novos amigos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: apresentando os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

O jardim de chás: bebês experimentando sabores

Creche / Educação Infantil / Unidade

O meu objeto de apego e o do meu amigo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Relaxamento e descanso para bebês

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG01 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso inclinado

Creche / Educação Infantil / Unidade

Paninho que une e faz dançar

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso e muitos desafios motores

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontros e despedidas: cantos diversificados

Creche / Educação Infantil / Unidade

Registros com riscantes no papelão

Creche / Educação Infantil / Unidade

Luz e sombra: vamos fugir ou pegar?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de Cadê? Achou!

Creche / Educação Infantil / Unidade

Motivar a interação dos bebês por elementos de histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pintura com tinta de beterraba

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dança com espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com o corpo, com a luz e a sombra

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura divertida para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com sons da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os objetos de apego dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem durante os cuidados corporais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem como experiência corporal

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com linguagem: Leitura de História

Creche / Educação Infantil / Unidade

O brincar com a sonoridade de poemas e parlendas

Creche / Educação Infantil / Unidade

O brincar na interação com poemas e parlendas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Soneca dos bebês menores durante a rotina

Creche / Educação Infantil / Unidade

Compartilhando objeto de apego com novos amigos

Creche / Educação Infantil / Unidade

O meu objeto de apego e o do meu amigo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Relaxamento e descanso para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem na construção dos vínculos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem com música instrumental

Creche / Educação Infantil / Unidade

Tintas caseiras em suportes para deixar marcas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com leitura de rimas

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann