Famílias e objetos de apego
Apresente a proposta
Marque um encontro virtual com as famílias. Você pode adaptar o bilhete do primeiro plano como convite, mediando a apresentação dos objetos de apego dos bebês, para que interajam e mantenham contato com o grupo da forma que for possível nesse momento.
Oriente os familiares e peça para permitirem a livre expressão do bebê, complementando com uma breve fala. Depois desse momento, proponha que brinquem enquanto conversam um pouco sobre as expectativas que envolvem o retorno, e o quanto esses objetos de apego poderão funcionar como apoio nessa transição.
Finalize agradecendo a participação de todos e se despeça carinhosamente. Avise que irá enviar mais algumas propostas em seguida, por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a fazerem propostas envolvendo os objetos de apego junto ao bebê em casa.
Sugira que o acompanhem em todos os momentos para a segurança da criança, e, na hora de registrar, se possível, contem com outra pessoa, para que dedique atenção plena na interação com o bebê.
Sugira às famílias
Convide as famílias para a reunião virtual, para que os bebês mantenham contato com o grupo e apresentar os objetos de apego. Para programar o melhor horário, faça um formulário Google consultando a forma que melhor atende a maioria. Quem não conseguir participar ao vivo, poderá enviar um pequeno vídeo ou foto, participando de acordo com as possibilidades. Receba o material e o envie para todas as famílias, para que todos conheçam os objetos de apego dos bebês.
Para compartilhar com o grupo
Conforme citado acima, organize os registros recebidos e compartilhe-os, para que todas as famílias se sintam estimuladas a participarem dessa importante proposta, que poderá servir de apoio para a transição, quando o período de isolamento social terminar.
Desaa forma, a interação familiar em casa se conectará com as experiências no cotidiano escolar. Essa parceria poderá ser uma potente ferramenta no retorno, durante a readaptação ao convívio escolar.