15108
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Conhecendo os objetos de apego dos bebês

Nesta atividade, as crianças observam e brincam com itens com os quais passam muito tempo e os compartilham com os colegas.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Alves da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade, envie inicialmenteum bilhete (link) às famílias explicando sobre a importância dos objetos de apego para os bebês. Solicite que enviem no dia combinado o objeto de casa. Você poderá conversar com as famílias explicando sua proposta, coletando com elas relatos ou pedindo que enviem depoimentos por áudio no whatsapp. Assim, as famílias que por algum motivo preferirem não escrever também podem ser acolhidas.Neste mesmo bilhete peça quea família faça um breverelato sobreo objeto de apego da criança.Solicite o envio, se possível, de uma foto em que a criança esteja com este objeto ou fotografe os bebês com os objetos na escola. Para a realização deste plano, esclareça para as famílias que as crianças irão brincar com os objetos na sala. Organize um painel onde serão colocadas as fotos enviadas pelas famílias ou tiradas na escola.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Investigação dos objetos de apego

Objetos de apego no momento de descanso

Objeto de apego meu e dos amigos

Brincando com os objetos de apego da escola

Brincando com os objetos e compartilhando com novos amigos

Materiais:

Fotos, painel eobjetos de apego.

Espaços:

Na sala de referência, deixe um espaço amplo no qual será promovida a roda para a conversa e apresentação dos objetos de apego. O local poderá ser delimitado por almofadas ou colchonetes. Coloque o grupo à frente do painel onde serão penduradas as fotos das crianças com os objetos. Para a brincadeira, deixe o espaço livre para circulação dos bebês, mas garanta que tenham apoios para as crianças que não engatinham.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais foram as reações dos bebês no momento que o professor leu o relato e apresentou a foto do objeto de apego?

2. Como demonstraram suas emoções ao partilhar o objeto? Quais foram as formas de comunicação que os bebês estabeleceram?

3. De que maneira os bebês interagiram com as outras crianças e adultos nomomento da brincadeira?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês tenham oportunidade de participar, interagir e brincar. Os bebês que não engatinham devem ter apoio para brincar e observar os outros bebês.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Faça uma roda com o grande grupo na sala de referênciae explique para os bebês o que será feito. Entregue as fotos enviadas pelas famílias para as crianças olharem. Deixe os bebês explorarem as fotos. Observe como eles reagem ao vê-las, se reconhecem os registros e de que maneira comunicam suas descobertas. Convide os bebês individualmente para lhe mostrar a fotoe pergunte sobre o objeto de apego. Em seguida, apresente o objeto real junto com a foto e deixe o bebê observar e interagir com o material.


2

Incentive a brincadeira com os objetos de apego. Disponibilize também brinquedos diversos para o grande grupo. Observe se eles compartilham uns com os outros e como se expressam durante a proposta. Atente-se para a forma de interação entre as crianças, com os outros brinquedos e com os objetos de apego. Convide os bebês a brincarem em pequenos grupos para conhecer o brinquedo dos amigos. Brinque com os bebês nesse momento, propondo situações e descobertas.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhe o brinquedo de seu amigo, vamos brincar juntos?

Possíveis ações da criança neste momento: a criança pode pegar seu objeto e não querer compartilhar, deixe que ela brinque até se interessar por outro objeto.


3

Enquanto os bebês brincam com seus objetos de apego, convide o pequeno grupo com o qual você está brincando a ir até o painel fixar a foto. Apoie as crianças no deslocamento pelo espaço, incentivando sua livre movimentação. Incentive os bebês a colocarem a foto no painel. Leia para eles os relatos das famílias que estão expostos no painel e explique quem escreveu. Observe como os bebês se expressam durante a leitura do relato e quais suas reações. Após os pequenos grupos serem convidados a colocar as fotos no painel,convide-os para observarem. Repare se os bebês reconhecem seus objetos ou os dos colegas, e quais expressões demonstraram ao ver osobjetos nas fotos.Observe quais os balbucios,movimentos e gestos as crianças que ainda não se expressam pela fala fazem. Solicite que outro professor registre, se possível, momentos com fotos e filmagens das explorações e interações que estão acontecendo .


Para finalizar:

Informe para as crianças que a brincadeira está chegando ao final. Explique que os objetos de apego e os brinquedos serão guardados, mas que elas poderão escolher um dos brinquedos da escola para levarem para casa. Auxilie os bebês a guardar o objeto de apego entre seus pertences. Informe que no dia seguinte o objeto voltará para a escola para que possam brincar mais uma vez.

Desdobramentos

Combine com a família que a proposta será repetida durante algum tempo, organizando "dias do objeto de apego" para que os bebês possam,aos poucos, serem convidados a brincar com o amigo e compartilhar os objetos entre si.É importante lembrar que a criança pode não querer compartilhar o objeto de apego, por isso é importante que o professor conheça essa relação da criança com o objeto. Em salas com um número maior de crianças, leia o relato aos poucos. Procure voltar ao painel mostrando as fotos para todas as crianças.

Engajando as famílias

Faça um painel do lado de fora da sala, próximo a porta, com as fotos da atividade e envie um bilhete às famílias convidando-as a apreciarem. Faça um breve relato sobre como foi aquele momento para a criança.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano