15085
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Oralidade

Plano de aula - Conhecendo os elementos composicionais característicos de campanhas publicitárias apresentadas na modalidade oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Conhecendo os elementos composicionais característicos de campanhas publicitárias apresentadas na modalidade oral

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lilian Bárbara Cavalcanti Cardoso

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios 

Título da aula: Conhecendo os elementos composicionais característicos de campanhas publicitárias apresentadas na modalidade oral

Finalidade da aula: Identificar as características das campanhas publicitárias orais, veiculadas nas mídias televisivas e/ou radiofônicas, através da análise de seu contexto de produção, bem como de alguns aspectos paralinguísticos (fala, direção do olhar, gestos, tom de voz), para perceber como esses elementos são importantes para a finalidade pretendida.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica.

Objeto(s) do conhecimento: Produção do texto oral.

Prática de linguagem: Oralidade.

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP12, EF15LP13

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: computador, caixa de som, projetor multimídia e campanhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Podem surgir dificuldades de compreensão das características  do contexto de produção e aspectos paralinguísticos das campanhas publicitárias orais, veiculadas nas mídias televisivas e /ou radiofônicas apresentadas .

Referências sobre o assunto:

FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed., São Paulo: Cortez, 2010.

ROJO, R. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. Belo Horizonte: Ceale, 2006.


Código: LPO2_06SQA10

(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas