15065
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Oralidade

Plano de aula - Brincando de encenar e recontar contos de fadas.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre brincar de reencenar contos de fadas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cibele Kimura
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios

Título da aula:Br incando de encenar e recontar contos de fadas.

Finalidade da aula: Recontar o conto de fadas produzido para avaliar por meio de indicadores o funcionamento dos aspectos das produções orais.

Ano:2º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Contos de fadas

Objeto(s) do conhecimento: Contagem de histórias

Prática de linguagem: Oralidade 

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP19

Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Folha para impressão com a ficha de autoavaliação da produção oral (grupo), celular ou câmeras para gravar os ensaios, equipamento para reproduzir os vídeos,  lápis e borracha.

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado; possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade de apresentar o que foi pensado, colocando em prática o planejamento realizado.
  • Dificuldade de realizar a apresentação devido a ansiedade, timidez e/ou falando muito baixo.
  • Dificuldade de elaborar um roteiro, organizando e dividindo tarefas/personagens.
  • Dificuldade de recontar respeitando o texto escrito e com isso omitindo trechos importantes do conto.

Referências sobre o assunto:

REGO, L. L. B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD, 1988.    

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura; jan/mar, vol.59, nº1, pp.59-60. 2007.                                                     

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. (org) LEAL, T. F.; BRANDÃO, C. P. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.    

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.

COELHO, N. N. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.

______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.


Código: LPO2_02SQA12

(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas