Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora Souza
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Edição de entrevistas orais para uma reportagem multimidiática
Finalidade da aula: Editar e finalizar uma entrevista oral em áudio ou vídeo para sua publicação juntamente a uma reportagem multimidiática.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento, realização e edição de entrevistas orais / Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP14, EF89LP13
Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Código: LPO8_07SQA12
(EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.
(EF89LP13) Planejar entrevistas orais com pessoas ligadas ao fato noticiado, especialistas etc., como forma de obter dados e informações sobre os fatos cobertos sobre o tema ou questão discutida ou temáticas em estudo, levando em conta o gênero e seu contexto de produção, partindo do levantamento de informações sobre o entrevistado e sobre a temática e da elaboração de um roteiro de perguntas, garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática, realizar entrevista e fazer edição em áudio ou vídeo, incluindo uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação da entrevista isoladamente ou como parte integrante de reportagem multimidiática, adequando-a a seu contexto de publicação e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes