Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcional: Google Drive (tutorial disponível aqui).
Tema
Diga aos alunos, pelo WhatsApp, que terão a oportunidade de editar a entrevista realizada previamente. Pergunte se acreditam que há diferença entre editar um vídeo e um texto escrito, e se já editaram algum trabalho escrito anteriormente.
Introdução
Encaminhe a entrevista disponível aqui. Pergunte aos alunos: vocês perceberam marcas de oralidade (repetições não intencionais, abreviações, gírias, mudanças na estrutura sintática) na fala de Marília Gabriela? Espera-se que os alunos percebam a presença das marcas de oralidade. Ressalte que a entrevistada está bastante à vontade durante a entrevista. Se vocês precisassem transcrever um trecho dessa entrevista para publicar em uma revista, quais mudanças fariam? Espera-se que eles percebam que repetições não intencionais e hesitações devem ser descartadas. Esclareça aos alunos que algumas adaptações são necessárias quando um texto oral é transcrito para a modalidade escrita. Além da eliminação do que foi abordado no exercício anterior, outras marcas de oralidade devem ser descartadas, como marcas interacionais. Eles devem ficar atentos para não transcrever redundâncias e lembrar de usar a pontuação adequada no caso da transcrição em discurso direto.
Desenvolvimento
Retome os quartetos de trabalho. Peça que os alunos retomem as entrevistas que realizaram e façam a transcrição dos trechos que julgam importantes. Lembre que essa transcrição será utilizada na reportagem escrita por eles no próximo módulo e que, portanto, podem optar pelo discurso direto ou indireto. Como a entrevista gravada é longa, os componentes do grupo podem se dividir e cada um realizar a transcrição de um trecho diferente. Oriente-os a introduzir a pontuação com base na entoação das falas, e introduzir parágrafos e marcas metalinguísticas para referenciar as ações do entrevistado. Oriente-os a fazer os ajustes necessários de pessoa, tempo e espaço, reconstrução de estruturas truncadas e concordâncias. Mostre que pode ser necessário optar por outras palavras, visando mais formalidade ou condensar algumas ideias em um único parágrafo. Lembre-os de fazer uso dos recursos coesivos já estudados. Peça que mantenham o arquivo compartilhado no Google Drive (veja tutorial em Recursos Opcionais) para essa transcrição. Assim, você pode acompanhar o trabalho e avaliá-lo.
Fechamento
Oriente os alunos a ficarem atentos às considerações feitas por você e que, caso necessário, façam adequações no texto. Lembre-os de que alterações poderão ser feitas durante o processo de produção da reportagem, e que uma fala considerada menos importante agora pode ser fundamental nas próximas etapas do trabalho. Por isso, é necessário manter o arquivo com a gravação. Da mesma forma, um trecho em discurso direto pode se adequar melhor à reportagem se estiver em discurso indireto e vice-versa. Oriente os alunos a estarem prontos para voltar a esta etapa e fazer modificações, se necessárias.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser os primeiros leitores da entrevista transcrita e, assim, poderão colaborar quanto a equívocos e/ou ajustes necessários.