15056
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Edição de entrevistas orais para uma reportagem multimidiática

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Edição de entrevistas orais para uma reportagem multimidiática

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Blocos de anotações, celulares, notebooks (sala de informática) data show e tela de projeção.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades na edição da entrevista por desconhecimento das ferramentas tecnológicas disponíveis.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Diga aos alunos que eles terão a oportunidade de editar a entrevista realizada previamente por eles. Pergunte se eles acreditam que haja diferença entre editar um vídeo e editar um texto escrito. Pergunte se eles já editaram algum trabalho escrito anteriormente.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Exiba a entrevista disponível aqui.
  • Pergunte aos alunos: Você percebeu marcas de oralidade na fala de Marília Gabriela (repetições não intencionais, abreviações, gírias, mudanças na estrutura sintática)? Espera-se que os alunos percebam que as marcas de oralidade estão presentes. Ressalte que a entrevistada está bastante à vontade durante a entrevista.
  • Se vocês precisassem transcrever um trecho dessa entrevista para publicar em uma revista qual mudanças fariam? Espera-se que eles percebam repetições não intencionais e hesitações devem ser descartadas.
  • Esclareça os alunos que algumas adaptações são necessárias quando um texto oral é transcrito para a modalidade escrita. Além da eliminação do que foi abordado no exercício anterior, outras marcas de oralidade devem ser descartadas, como marcas interacionais, como sabe?, deve-se ficar atento para não transcrever redundâncias e lembrar de usar a pontuação adequada no caso da transcrição em discurso direto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Retome os grupos de trabalho.
  • Peça que os alunos retomem as entrevistas que realizaram e façam a transcrição dos trechos que julgam importantes. Lembre que essa transcrição será utilizada na reportagem escrita por eles no próximo módulo e que, portanto, eles podem optar pelo discurso direto ou indireto.
  • Como a entrevista gravada é longa, os componentes do grupo podem se dividir e cada um realizar a transcrição de um trecho diferente.
  • Oriente aos alunos a introduzir a pontuação com base na entoação das falas, introduzir parágrafos e marcas metalinguísticas para referenciar as ações do entrevistado. Oriente-os a fazer os ajustes necessários de pessoa, tempo e espaço, reconstrução de estruturas truncadas e concordâncias. Mostre que pode ser necessário optar por outras palavras, visando a uma maior formalidade ou condensar algumas ideias em um único parágrafo. Lembre-os de fazer uso dos recursos coesivos já estudados.
  • Peça que os alunos mantenham o arquivo compartilhado no Google Drive para essa transcrição. Assim, você pode acompanhar o trabalho e avaliá-lo. Caso a atividade não seja finalizada no tempo previsto, peça aos alunos que concluam a transcrição em casa e apresentem na próxima aula. Caso haja tempo disponível, você pode disponibilizar outra aula para a realização desta etapa do trabalho.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos para ficarem atentos às considerações feitas por você e que, caso necessário, façam as adequações no texto.
  • Lembre-os de que alterações poderão ser feitas durante o processo de produção da reportagem e que uma fala considerada menos importante agora pode ser fundamental nas próximas etapas do trabalho. Por isso, é necessário manter o arquivo com a gravação.
  • Da mesma forma, um trecho em discurso direto pode se adequar melhor à reportagem se estiver em discurso indireto e vice-versa. Oriente os alunos para estarem prontos para voltar a esta etapa e fazer as modificações, se necessárias.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Blocos de anotações, celulares, notebooks (sala de informática) data show e tela de projeção.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades na edição da entrevista por desconhecimento das ferramentas tecnológicas disponíveis.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Diga aos alunos que eles terão a oportunidade de editar a entrevista realizada previamente por eles. Pergunte se eles acreditam que haja diferença entre editar um vídeo e editar um texto escrito. Pergunte se eles já editaram algum trabalho escrito anteriormente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Exiba a entrevista disponível aqui.
  • Pergunte aos alunos: Você percebeu marcas de oralidade na fala de Marília Gabriela (repetições não intencionais, abreviações, gírias, mudanças na estrutura sintática)? Espera-se que os alunos percebam que as marcas de oralidade estão presentes. Ressalte que a entrevistada está bastante à vontade durante a entrevista.
  • Se vocês precisassem transcrever um trecho dessa entrevista para publicar em uma revista qual mudanças fariam? Espera-se que eles percebam repetições não intencionais e hesitações devem ser descartadas.
  • Esclareça os alunos que algumas adaptações são necessárias quando um texto oral é transcrito para a modalidade escrita. Além da eliminação do que foi abordado no exercício anterior, outras marcas de oralidade devem ser descartadas, como marcas interacionais, como sabe?, deve-se ficar atento para não transcrever redundâncias e lembrar de usar a pontuação adequada no caso da transcrição em discurso direto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Retome os grupos de trabalho.
  • Peça que os alunos retomem as entrevistas que realizaram e façam a transcrição dos trechos que julgam importantes. Lembre que essa transcrição será utilizada na reportagem escrita por eles no próximo módulo e que, portanto, eles podem optar pelo discurso direto ou indireto.
  • Como a entrevista gravada é longa, os componentes do grupo podem se dividir e cada um realizar a transcrição de um trecho diferente.
  • Oriente aos alunos a introduzir a pontuação com base na entoação das falas, introduzir parágrafos e marcas metalinguísticas para referenciar as ações do entrevistado. Oriente-os a fazer os ajustes necessários de pessoa, tempo e espaço, reconstrução de estruturas truncadas e concordâncias. Mostre que pode ser necessário optar por outras palavras, visando a uma maior formalidade ou condensar algumas ideias em um único parágrafo. Lembre-os de fazer uso dos recursos coesivos já estudados.
  • Peça que os alunos mantenham o arquivo compartilhado no Google Drive para essa transcrição. Assim, você pode acompanhar o trabalho e avaliá-lo. Caso a atividade não seja finalizada no tempo previsto, peça aos alunos que concluam a transcrição em casa e apresentem na próxima aula. Caso haja tempo disponível, você pode disponibilizar outra aula para a realização desta etapa do trabalho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos para ficarem atentos às considerações feitas por você e que, caso necessário, façam as adequações no texto.
  • Lembre-os de que alterações poderão ser feitas durante o processo de produção da reportagem e que uma fala considerada menos importante agora pode ser fundamental nas próximas etapas do trabalho. Por isso, é necessário manter o arquivo com a gravação.
  • Da mesma forma, um trecho em discurso direto pode se adequar melhor à reportagem se estiver em discurso indireto e vice-versa. Oriente os alunos para estarem prontos para voltar a esta etapa e fazer as modificações, se necessárias.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP14 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano