Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Planejando um reconto oral: “A velha a fiar”
Finalidade da aula: Espera-se que os alunos planejem uma exposição oral de um conto acumulativo apresentando novos elementos de forma espontânea.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos acumulativos
Objeto(s) do conhecimento: Contagem de histórias/relato oral/registro formal e informal.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP13, EF01LP19
Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico-literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Papel para escrita de cartaz com lista dos elementos do conto; arquivo de áudio com o conto “A velha a fiar”; objetos, brinquedos, recortes de imagens pesquisados pelas crianças e pelo professor que possam ser usados como elementos do conto; caixa para acomodar os materiais pesquisados.
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou contos de nunca acabar, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1ª ed. São Paulo: Global, 2014.
DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de Pesquisa, 71.1989. p. 49-54.
MEGALE, Nilza. Folclore brasileiro. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
Sites e links:
A velha a fiar. disponível em https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY. Acesso em: 1º/1/2019.
Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf. Acesso em: 1º/1/2019.
Curta-metragem A velha a fiar. Disponível em http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/coluna/ler/1896/a-velha-a-fiar-de-humberto-mauro. Acesso em: 1º/1/2019.
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html. Acesso em: 1º/1/2019.
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI. Acesso em: 1º/1/2019.
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em: 1º/1/2019.
Código: LPO1_02SQA11
(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
AULA 01
AULA 02
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes