15000
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejando um reconto oral: “A velha a fiar”

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre planejamento de uma exposição oral de um conto acumulativo apresentando novos elementos de forma espontânea.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Planejando um reconto oral: “A velha a fiar”

Finalidade da aula: Espera-se que os alunos planejem uma exposição oral de um conto acumulativo apresentando novos elementos de forma espontânea.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Contos acumulativos

Objeto(s) do conhecimento: Contagem de histórias/relato oral/registro formal e informal.

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP13, EF01LP19

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico-literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo Oralidade.

 

Materiais necessários: Papel para escrita de cartaz com lista dos elementos do conto; arquivo de áudio com o conto “A velha a fiar”; objetos, brinquedos, recortes de imagens pesquisados pelas crianças e pelo professor que possam ser usados como elementos do conto; caixa para acomodar os materiais pesquisados.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou contos de nunca acabar, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

 

Referências sobre o assunto:

 

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1ª ed. São Paulo: Global, 2014.

DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de Pesquisa, 71.1989. p. 49-54.

 

MEGALE, Nilza. Folclore brasileiro. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

 

Sites e links:

A velha a fiar. disponível em https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY. Acesso em: 1º/1/2019.

Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf. Acesso em: 1º/1/2019.

 

Curta-metragem A velha a fiar. Disponível em http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/coluna/ler/1896/a-velha-a-fiar-de-humberto-mauro. Acesso em: 1º/1/2019.

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html. Acesso em: 1º/1/2019.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI. Acesso em: 1º/1/2019.

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em: 1º/1/2019.


Código: LPO1_02SQA11

(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas