15000
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejando um reconto oral: “A velha a fiar”

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre planejamento de uma exposição oral de um conto acumulativo apresentando novos elementos de forma espontânea.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação como WhatsApp ou e-mail; cópias impressas da atividade para cada aluno, disponibilizadas na escola para que as famílias retirem ou enviadas digitalmente, se possível.

- Opcional: canal para aulas online, como Google Meet, Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui) ou Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Comunique a família e o aluno, por WhatsApp ou e-mail, que o material desta aula está disponível na escola para ser retirado. Considere as observações do slide de introdução e siga as orientações, adequando-as ao ensino remoto. Envie um áudio aos alunos dizendo que hoje vão ensaiar uma apresentação da sequência acumulativa. Compartilhe o link disponível aqui com as crianças. Lembre-se de que a aula remota deve ser bem mais curta do que se fosse realizada presencialmente.

Desenvolvimento
Considere as observações e efetue algumas das intervenções do 1º slide do desenvolvimento do plano de aula. A atividade proposta no 2º slide acontecerá com cada criança escolhendo um dos elementos ou mais, caso queira. Oriente-os a ensaiarem com a ajuda de um familiar, se possível, ou frente a um espelho. Quando a própria criança achar que a apresentação está boa o suficiente, deve filmar a performance e enviá-la a você. Esta etapa é importante pois pode ser necessário filtrar alguma produção ou ajudar alguma criança, antes de disponibilizar os vídeos para a toda a turma. Caso alguma produção possa ser melhorada ou aperfeiçoada, você deve intervir particularmente com o autor, auxiliando-o a refazer ou refilmar, conforme a necessidade detectada.

Fechamento
Siga as orientações do slide de fechamento do plano de aula. Parabenize a turma pela produção do dia.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar a criança na produção, ensaio e filmagem. 

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_02SQA11

(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas