15000
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejando um reconto oral: “A velha a fiar”

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre planejamento de uma exposição oral de um conto acumulativo apresentando novos elementos de forma espontânea.

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico-literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Papel para escrita de cartaz com lista dos elementos do conto; arquivo de áudio com o conto “A velha a fiar”; objetos, brinquedos, recortes de imagens pesquisados pelas crianças e pelo professor que possam ser usados como elementos do conto; caixa para acomodar os materiais pesquisados.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou contos de nunca acabar, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1ª ed. São Paulo: Global, 2014.

DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de Pesquisa, 71.1989. p. 49-54.

MEGALE, Nilza. Folclore brasileiro. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

Sites e links:

A velha a fiar. disponível em https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY. Acesso em: 1º/1/2019.

Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf. Acesso em: 1º/1/2019.

Curta-metragem A velha a fiar. Disponível em http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/coluna/ler/1896/a-velha-a-fiar-de-humberto-mauro. Acesso em: 1º/1/2019.

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html. Acesso em: 1º/1/2019.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI. Acesso em: 1º/1/2019.

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em: 1º/1/2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Leia o tema da aula.
  • Diga às crianças que vão planejar e organizar uma apresentação de uma sequência acumulativa para outros colegas da escola.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente a canção “A velha a fiar” por meio do áudio ou do curta-metragem para que as crianças possam ouvi-la.
  • Projete e leia a lista de elementos da canção, elaborada em aulas anteriores, ou reescreva a lista no quadro ou num cartaz destes elementos
    com as crianças (VELHA, MOSCA, ARANHA, RATO, GATO, CACHORRO, PAU, FOGO, ÁGUA, BOI, HOMEM, MULHER, MORTE).

Material complementar: Texto da canção “A velha a fiar”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações:

  • Em roda ou no grande grupo, peça que cada criança se apresente nomeando o elemento que tenha pesquisado e trazido para a aula. Este combinado deve ser feito anteriormente, para que as crianças possam se organizar e pesquisar em casa este material. Estes elementos podem ser objetos, brinquedos, imagens etc.
  • Apresente também para as crianças alguns elementos previamente coletados por você.
  • Diga que, com base nestes elementos, as crianças irão pensar na composição oral de uma nova canção com sequência acumulativa, para ser apresentada para outras crianças da escola numa aula posterior.
  • Diga que para este planejamento é preciso pensar sobre estes elementos. Questione as crianças:
  • Que elementos utilizaremos? Todos os elementos trazidos podem ser usados na construção da sequência acumulativa?
  • Quem ou o que fará o papel da velha? Sugira que podem utilizar algum elemento apresentado, por exemplo o boneco de um super-herói ou ainda alguma das crianças pode substituir o papel da velha no conto.
  • Qual a ação principal? Será fiar ou outra ação? Sugira que podem mudar a ação, por exemplo ESTUDAR, COZINHAR, BRINCAR ETC.
  • Qual a ordem dos elementos para que façam sentido na canção? Diga que podem estabelecer uma sequência dos elementos, para que haja mais coerência, ou permitir uma ordem aleatória, compondo um conto acumulativo divertido e até mesmo absurdo.
  • Faça uma lista em um cartaz ou no quadro escrevendo o nome dos elementos selecionados pelas crianças para a nova sequência acumulativa. Proponha que deem um título para a narrativa.

Dificuldades antecipadas/sugestões de intervenção:

As crianças podem apresentar dificuldades no planejamento da apresentação, na seleção dos elementos mais interessantes para a narrativa e na compreensão de que os elementos selecionados substituirão os elementos do conto original.

Retome o texto original, relendo com as crianças e apontando os elementos principais e as ações que surgem no texto. Construa oralmente com as crianças cada sentença, se necessário. Não se preocupe com a coerência do texto criado. Será bastante interessante uma construção textual divertida, com elementos inusitados. Atente principalmente para a sequência acumulativa que os elementos devem respeitar.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Proponha que façam um ensaio geral para a apresentação da canção com a sequência acumulativa.
  • Exponha diante da turma o primeiro elemento do conto (que fará o papel da Velha) ou convide a criança que irá fazer este papel para ocupar lugar à frente da turma.
  • Convide uma criança para escolher um elemento. Mostre este elemento para a turma. Coloque-o em lugar visível a todos. Esta criança deve relatar este elemento, compondo a narrativa da sequência:

ESTAVA O (A) __________ A ___________.

VEIO (O)A _________ LHE FAZER MAL.

O(A) ___________ NO(A) ______________

E A VELHA A FIAR.

  • Convide as demais crianças, uma por vez, para que escolham outro elemento, expondo-o ao lado do anterior e para que componham oralmente a narrativa da sequência de acumulação:

ESTAVA O (A) __________ A ___________.

VEIO (O)A _________ LHE FAZER MAL.

O(A) ___________ NO(A) ______________,

O(A) ___________ NO(A)_______________

E O(A) ___________ NO(A) ______________

E A VELHA A FIAR.

  • Proceda assim, até que todas as crianças tenham participado.

Dificuldades antecipadas/sugestões de intervenção:

Algumas crianças podem apresentar dificuldades em se expressar oralmente diante do grupo ou, ainda, não conseguir construir a estrutura acumulativa com base em elementos selecionados.

Auxilie as crianças indicando os elementos a ser inseridos na narrativa oral do conto. Diga a sentença inicial “Estava o(a)_______ a __________”. Veio o(a) ____________ e peça que a criança diga o nome do elemento que selecionou. Peça que repita em seguida a sentença completa. Para auxiliar na narrativa oral, aponte a sequência dos elementos que foram apresentados. Convide um colega ou a turma para apoiar a criança com mais dificuldades.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Proponha que façam um ensaio final da narrativa que criaram. Diga a eles que, desta vez, você não fará nenhuma intervenção.
  • Permita que as crianças apresentem do jeito que entenderam. Você pode gravar para que assistam em outro momento, analisando o que pode ser melhorado para a apresentação final.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico-literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Papel para escrita de cartaz com lista dos elementos do conto; arquivo de áudio com o conto “A velha a fiar”; objetos, brinquedos, recortes de imagens pesquisados pelas crianças e pelo professor que possam ser usados como elementos do conto; caixa para acomodar os materiais pesquisados.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou contos de nunca acabar, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1ª ed. São Paulo: Global, 2014.

DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de Pesquisa, 71.1989. p. 49-54.

MEGALE, Nilza. Folclore brasileiro. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

Sites e links:

A velha a fiar. disponível em https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY. Acesso em: 1º/1/2019.

Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf. Acesso em: 1º/1/2019.

Curta-metragem A velha a fiar. Disponível em http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/coluna/ler/1896/a-velha-a-fiar-de-humberto-mauro. Acesso em: 1º/1/2019.

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html. Acesso em: 1º/1/2019.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI. Acesso em: 1º/1/2019.

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em: 1º/1/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Leia o tema da aula.
  • Diga às crianças que vão planejar e organizar uma apresentação de uma sequência acumulativa para outros colegas da escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente a canção “A velha a fiar” por meio do áudio ou do curta-metragem para que as crianças possam ouvi-la.
  • Projete e leia a lista de elementos da canção, elaborada em aulas anteriores, ou reescreva a lista no quadro ou num cartaz destes elementos
    com as crianças (VELHA, MOSCA, ARANHA, RATO, GATO, CACHORRO, PAU, FOGO, ÁGUA, BOI, HOMEM, MULHER, MORTE).

Material complementar: Texto da canção “A velha a fiar”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações:

  • Em roda ou no grande grupo, peça que cada criança se apresente nomeando o elemento que tenha pesquisado e trazido para a aula. Este combinado deve ser feito anteriormente, para que as crianças possam se organizar e pesquisar em casa este material. Estes elementos podem ser objetos, brinquedos, imagens etc.
  • Apresente também para as crianças alguns elementos previamente coletados por você.
  • Diga que, com base nestes elementos, as crianças irão pensar na composição oral de uma nova canção com sequência acumulativa, para ser apresentada para outras crianças da escola numa aula posterior.
  • Diga que para este planejamento é preciso pensar sobre estes elementos. Questione as crianças:
  • Que elementos utilizaremos? Todos os elementos trazidos podem ser usados na construção da sequência acumulativa?
  • Quem ou o que fará o papel da velha? Sugira que podem utilizar algum elemento apresentado, por exemplo o boneco de um super-herói ou ainda alguma das crianças pode substituir o papel da velha no conto.
  • Qual a ação principal? Será fiar ou outra ação? Sugira que podem mudar a ação, por exemplo ESTUDAR, COZINHAR, BRINCAR ETC.
  • Qual a ordem dos elementos para que façam sentido na canção? Diga que podem estabelecer uma sequência dos elementos, para que haja mais coerência, ou permitir uma ordem aleatória, compondo um conto acumulativo divertido e até mesmo absurdo.
  • Faça uma lista em um cartaz ou no quadro escrevendo o nome dos elementos selecionados pelas crianças para a nova sequência acumulativa. Proponha que deem um título para a narrativa.

Dificuldades antecipadas/sugestões de intervenção:

As crianças podem apresentar dificuldades no planejamento da apresentação, na seleção dos elementos mais interessantes para a narrativa e na compreensão de que os elementos selecionados substituirão os elementos do conto original.

Retome o texto original, relendo com as crianças e apontando os elementos principais e as ações que surgem no texto. Construa oralmente com as crianças cada sentença, se necessário. Não se preocupe com a coerência do texto criado. Será bastante interessante uma construção textual divertida, com elementos inusitados. Atente principalmente para a sequência acumulativa que os elementos devem respeitar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Proponha que façam um ensaio geral para a apresentação da canção com a sequência acumulativa.
  • Exponha diante da turma o primeiro elemento do conto (que fará o papel da Velha) ou convide a criança que irá fazer este papel para ocupar lugar à frente da turma.
  • Convide uma criança para escolher um elemento. Mostre este elemento para a turma. Coloque-o em lugar visível a todos. Esta criança deve relatar este elemento, compondo a narrativa da sequência:

ESTAVA O (A) __________ A ___________.

VEIO (O)A _________ LHE FAZER MAL.

O(A) ___________ NO(A) ______________

E A VELHA A FIAR.

  • Convide as demais crianças, uma por vez, para que escolham outro elemento, expondo-o ao lado do anterior e para que componham oralmente a narrativa da sequência de acumulação:

ESTAVA O (A) __________ A ___________.

VEIO (O)A _________ LHE FAZER MAL.

O(A) ___________ NO(A) ______________,

O(A) ___________ NO(A)_______________

E O(A) ___________ NO(A) ______________

E A VELHA A FIAR.

  • Proceda assim, até que todas as crianças tenham participado.

Dificuldades antecipadas/sugestões de intervenção:

Algumas crianças podem apresentar dificuldades em se expressar oralmente diante do grupo ou, ainda, não conseguir construir a estrutura acumulativa com base em elementos selecionados.

Auxilie as crianças indicando os elementos a ser inseridos na narrativa oral do conto. Diga a sentença inicial “Estava o(a)_______ a __________”. Veio o(a) ____________ e peça que a criança diga o nome do elemento que selecionou. Peça que repita em seguida a sentença completa. Para auxiliar na narrativa oral, aponte a sequência dos elementos que foram apresentados. Convide um colega ou a turma para apoiar a criança com mais dificuldades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Proponha que façam um ensaio final da narrativa que criaram. Diga a eles que, desta vez, você não fará nenhuma intervenção.
  • Permita que as crianças apresentem do jeito que entenderam. Você pode gravar para que assistam em outro momento, analisando o que pode ser melhorado para a apresentação final.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano